Teste de hemoglobinúria
O teste de hemoglobinúria é um teste de urina que verifica se há hemoglobina na urina.
É necessária uma amostra de urina de coleta limpa (fluxo médio). O método clean-catch é usado para evitar que germes do pênis ou da vagina entrem em uma amostra de urina. Para coletar sua urina, você pode obter um kit especial de coleta de limpeza com seu médico que contém uma solução de limpeza e lenços umedecidos estéreis. Siga as instruções exatamente para que os resultados sejam precisos.
Nenhuma preparação especial é necessária para este teste. Se a coleta for tirada de um bebê, alguns sacos de coleta extras podem ser necessários.
O teste envolve apenas uma micção normal. Não há desconforto.
A hemoglobina é uma molécula ligada aos glóbulos vermelhos. A hemoglobina ajuda a mover o oxigênio e o dióxido de carbono pelo corpo.
Os glóbulos vermelhos têm uma vida média de 120 dias. Após esse período, eles são divididos em partes que podem formar um novo glóbulo vermelho. Essa decomposição ocorre no baço, medula óssea e fígado. Se os glóbulos vermelhos se rompem nos vasos sanguíneos, suas partes se movem livremente na corrente sanguínea.
Se o nível de hemoglobina no sangue subir muito, a hemoglobina começa a aparecer na urina. Isso é chamado de hemoglobinúria.
Este teste pode ser usado para ajudar a diagnosticar as causas da hemoglobinúria.
Normalmente, a hemoglobina não aparece na urina.
A hemoglobinúria pode ser o resultado de qualquer um dos seguintes:
- Um distúrbio renal denominado glomerulonefrite aguda
- Queimaduras
- Lesão por esmagamento
- Síndrome hemolítico-urêmica (SHU), um distúrbio que ocorre quando uma infecção no sistema digestivo produz substâncias tóxicas
- Infecção renal
- Tumor renal
- Malária
- Hemoglobinúria paroxística noturna, doença em que os glóbulos vermelhos se rompem mais cedo do que o normal
- Hemoglobinúria paroxística fria, doença em que o sistema imunológico do corpo produz anticorpos que destroem os glóbulos vermelhos
- Anemia falciforme
- Talassemia, doença em que o corpo produz uma forma anormal ou quantidade inadequada de hemoglobina
- Púrpura trombocitopênica trombótica (TTP)
- Reação transfusional
- Tuberculose
Urina - hemoglobina
- Amostra de urina
Landry DW, Bazari H. Abordagem ao paciente com doença renal. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 106.
Riley RS, McPherson RA. Exame básico de urina. Em: McPherson RA, Pincus MR, eds. Diagnóstico Clínico de Henry e Gestão por Métodos Laboratoriais. 23ª ed. St. Louis, MO: Elsevier; 2017: cap 28.