Teste de função muscular extraocular

O teste de função muscular extraocular examina a função dos músculos oculares. Um profissional de saúde observa o movimento dos olhos em seis direções específicas.
Você deve se sentar ou ficar de pé com a cabeça erguida e olhando para a frente. Seu provedor segurará uma caneta ou outro objeto a cerca de 16 polegadas ou 40 centímetros (cm) na frente de seu rosto. O provedor moverá o objeto em várias direções e pedirá que você o siga com os olhos, sem mover a cabeça.
Um teste denominado teste de cobertura / descoberta também pode ser feito. Você olhará para um objeto distante e a pessoa que está fazendo o teste cobrirá o olho tonificado e, depois de alguns segundos, o descobrirá. Você será solicitado a continuar olhando para o objeto distante. O modo como o olho se move depois de descoberto pode mostrar problemas. Em seguida, o teste é realizado com o outro olho.
Um teste semelhante, denominado teste de cobertura alternativo, também pode ser feito. Você verá o mesmo objeto distante e a pessoa que está fazendo o teste cobrirá um olho e, após alguns segundos, deslocará a capa para o outro olho. Depois de mais alguns segundos, mude-o de volta para o primeiro olho e assim por diante por 3 a 4 ciclos. Você continuará olhando para o mesmo objeto, independentemente do olho coberto.
Nenhuma preparação especial é necessária para este teste.
O teste envolve apenas o movimento normal dos olhos.
Este teste é realizado para avaliar a fraqueza ou outros problemas nos músculos extraoculares. Esses problemas podem resultar em visão dupla ou movimentos oculares rápidos e descontrolados.
Movimento normal dos olhos em todas as direções.
Os distúrbios da movimentação ocular podem ser causados por anormalidades nos próprios músculos. Eles também podem ser causados por problemas nas seções do cérebro que controlam esses músculos. Seu provedor conversará com você sobre qualquer anormalidade que possa ser encontrada.
Não há riscos associados a este teste.
Você pode ter uma pequena quantidade de movimento ocular descontrolado (nistagmo) ao olhar para uma posição extrema esquerda ou direita. Isto é normal.
EOM; Movimento extraocular; Exame de motilidade ocular
Olho
Teste de músculo ocular
Baloh RW, Jen JC. Neuro-oftalmologia. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 25ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2016: cap 424.
Demer JL. Anatomia e fisiologia dos músculos extraoculares e tecidos circundantes. In: Yanoff M, Duker JS, eds. Oftalmologia. 5ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 11.1.
Griggs RC, Jozefowicz RF, Aminoff MJ. Abordagem do paciente com doença neurológica. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 25ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2016: cap 396.
Wallace DK, Morse CL, Melia M, et al. Padrão de prática preferencial para avaliações oftalmológicas pediátricas: I. triagem da visão na atenção primária e na comunidade; II. Exame oftalmológico abrangente. Oftalmologia. 2018; 125 (1): P184-P227. PMID: 29108745 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29108745.