Teste de açúcar no sangue
Um teste de açúcar no sangue mede a quantidade de um açúcar chamado glicose em uma amostra de sangue.
A glicose é a principal fonte de energia para a maioria das células do corpo, incluindo as células cerebrais. A glicose é um elemento fundamental para os carboidratos. Os carboidratos são encontrados em frutas, cereais, pão, macarrão e arroz. Os carboidratos são rapidamente transformados em glicose em seu corpo. Isso pode aumentar seu nível de glicose no sangue.
Os hormônios produzidos no corpo ajudam a controlar o nível de glicose no sangue.
É necessária uma amostra de sangue.
O teste pode ser feito das seguintes maneiras:
- Depois de não ter comido nada por pelo menos 8 horas (jejum)
- A qualquer hora do dia (aleatório)
- Duas horas depois de beber uma certa quantidade de glicose (teste oral de tolerância à glicose)
Quando a agulha é inserida para tirar sangue, algumas pessoas sentem dor moderada. Outros sentem apenas uma picada ou ferroada. Depois disso, pode haver alguma pulsação ou hematoma leve. Isso logo vai embora.
Seu médico pode solicitar este teste se você tiver sinais de diabetes. Mais do que provável, o provedor pedirá um teste de açúcar no sangue em jejum.
O teste de glicose no sangue também é usado para monitorar pessoas que já têm diabetes.
O teste também pode ser feito se você tiver:
- Um aumento na frequência com que você precisa urinar
- Recentemente ganhou muito peso
- Visão embaçada
- Confusão ou mudança na maneira como você normalmente fala ou se comporta
- Feitiços de desmaio
- Convulsões (pela primeira vez)
- Inconsciência ou coma
TRIAGEM PARA DIABETES
Este teste também pode ser usado para detectar diabetes em uma pessoa.
Açúcar elevado no sangue e diabetes podem não causar sintomas nos estágios iniciais. Quase sempre é feito um teste de açúcar no sangue em jejum para detectar o diabetes.
Se você tem mais de 45 anos, deve fazer o teste a cada 3 anos.
Se você está acima do peso (índice de massa corporal, ou IMC, de 25 ou superior) e tem qualquer um dos fatores de risco abaixo, pergunte ao seu provedor sobre fazer o teste mais cedo e com mais frequência:
- Nível alto de açúcar no sangue em um teste anterior
- Pressão sanguínea de 140/90 mm Hg ou superior, ou níveis de colesterol prejudiciais
- História de doença cardíaca
- Membro de um grupo étnico de alto risco (afro-americano, latino, nativo americano, asiático-americano ou ilhéu do Pacífico)
- Mulher que foi previamente diagnosticada com diabetes gestacional
- Doença do ovário policístico (condição em que uma mulher tem um desequilíbrio dos hormônios sexuais femininos, causando cistos nos ovários)
- Parente próximo com diabetes (como pai, irmão ou irmã)
- Não fisicamente ativo
Crianças com 10 anos ou mais que estão acima do peso e têm pelo menos dois dos fatores de risco listados acima devem ser testadas para diabetes tipo 2 a cada 3 anos, mesmo se não apresentarem sintomas.
Se você fez um teste de glicose no sangue em jejum, um nível entre 70 e 100 mg / dL (3,9 e 5,6 mmol / L) é considerado normal.
Se você fez um teste aleatório de glicose no sangue, o resultado normal depende de quando você comeu pela última vez. Na maioria das vezes, o nível de glicose no sangue será 125 mg / dL (6,9 mmol / L) ou inferior.
Os exemplos acima mostram as medições comuns para os resultados desses testes. As faixas de valores normais podem variar ligeiramente entre diferentes laboratórios. Alguns laboratórios usam diferentes medidas ou podem testar diferentes amostras. Converse com seu provedor sobre o significado de seus resultados de teste específicos.
A glicose no sangue medida por um exame de sangue de uma veia é considerada mais precisa que a glicose no sangue medida por uma picada no dedo com um medidor de glicose no sangue, ou a glicose no sangue medida por um monitor de glicose contínuo.
Se você fez um teste de glicose no sangue em jejum:
- Um nível de 100 a 125 mg / dL (5,6 a 6,9 mmol / L) significa que você tem glicose de jejum prejudicada, um tipo de pré-diabetes. Isso aumenta o risco de desenvolver diabetes tipo 2.
- Um nível de 126 mg / dL (7 mmol / L) ou superior geralmente significa que você tem diabetes.
Se você fez um teste aleatório de glicose no sangue:
- Um nível de 200 mg / dL (11 mmol / L) ou superior geralmente significa que você tem diabetes.
- Seu provedor solicitará um teste de glicemia em jejum, teste A1C ou teste de tolerância à glicose, dependendo do resultado do teste aleatório de glicose no sangue.
- Em alguém com diabetes, um resultado anormal no teste aleatório de glicose no sangue pode significar que o diabetes não está bem controlado. Converse com seu provedor sobre suas metas de glicose no sangue se você tiver diabetes.
Outros problemas médicos também podem causar um nível de glicose no sangue acima do normal, incluindo:
- Glândula tireóide hiperativa
- Câncer de pâncreas
- Inchaço e inflamação do pâncreas (pancreatite)
- Estresse devido a trauma, derrame, ataque cardíaco ou cirurgia
- Tumores raros, incluindo feocromocitoma, acromegalia, síndrome de Cushing ou glucagonoma
Um nível de glicose no sangue abaixo do normal (hipoglicemia) pode ser devido a:
- Hipopituitarismo (um distúrbio da glândula pituitária)
- Glândula tireóide ou glândula adrenal hipoativa
- Tumor no pâncreas (insulinoma - muito raro)
- Muito pouca comida
- Muita insulina ou outros medicamentos para diabetes
- Doença hepática ou renal
- Perda de peso após cirurgia para perda de peso
- Exercício vigoroso
Alguns medicamentos podem aumentar ou diminuir seu nível de glicose no sangue. Antes de fazer o teste, informe ao seu provedor sobre todos os medicamentos que está tomando.
Para algumas mulheres jovens magras, um nível de açúcar no sangue em jejum abaixo de 70 mg / dL (3,9 mmol / L) pode ser normal.
Há poucos riscos envolvidos na coleta de sangue. As veias e artérias variam em tamanho de uma pessoa para outra e de um lado do corpo para o outro. Obter uma amostra de sangue de algumas pessoas pode ser mais difícil do que de outras.
Outros riscos associados à coleta de sangue são leves, mas podem incluir:
- Sangramento excessivo
- Desmaio ou sensação de tontura
- Várias punções para localizar veias
- Hematoma (sangue se acumulando sob a pele)
- Infecção (um pequeno risco sempre que a pele se rompe)
Açúcar no sangue aleatório; Nível de açúcar no sangue; Açúcar no sangue em jejum; Teste de glicose; Rastreio de diabetes - teste de açúcar no sangue; Diabetes - teste de açúcar no sangue
- Diabetes tipo 2 - o que perguntar ao seu médico
- Teste de sangue
American Diabetes Association. 2. Classificação e diagnóstico de diabetes: padrões de atendimento médico em diabetes - 2019. Diabetes Care. 2019; 42 (Suplemento 1): S13-S28. PMID: 30559228 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30559228/.
Chernecky CC, Berger BJ. Glicose, 2 horas pós-prandial - norma do soro. In: Chernecky CC, Berger BJ, eds. Testes de Laboratório e Procedimentos de Diagnóstico. 6ª ed. St Louis, MO: Elsevier Saunders; 2013: 585.
Chernecky CC, Berger BJ. Teste de tolerância à glicose (GTT, OGTT) - norma do sangue. In: Chernecky CC, Berger BJ, eds. Testes de Laboratório e Procedimentos de Diagnóstico. 6ª ed. St Louis, MO: Elsevier Saunders; 2013: 591-593.