Autor: Joan Hall
Data De Criação: 3 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 22 Novembro 2024
Anonim
Teste de fixação de complemento para C burnetii - Medicamento
Teste de fixação de complemento para C burnetii - Medicamento

O teste de fixação do complemento para Coxiella burnetii (C burnetii) é um exame de sangue que verifica se há infecção causada por uma bactéria chamada C burnetii,que causa a febre Q.

É necessária uma amostra de sangue.

A amostra é enviada para um laboratório. Lá, um método chamado de fixação de complemento é usado para verificar se o corpo produziu substâncias chamadas anticorpos para uma substância estranha específica (antígeno), neste caso, C burnetii. Os anticorpos defendem o corpo contra bactérias, vírus e fungos. Se os anticorpos estiverem presentes, eles se fixam ou "se fixam" no antígeno. É por isso que o teste é chamado de "fixação".

Nenhuma preparação especial é necessária para este teste.

Quando a agulha é inserida para tirar sangue, algumas pessoas sentem dor moderada. Outros sentem apenas uma picada ou ferroada. Depois disso, pode haver alguma latejante ou hematoma. Isso logo vai embora.

Este teste é feito para detectar a febre Q.

Ausência de anticorpos para C burnetii é normal. Isso significa que você não tem febre Q agora ou no passado.


Um resultado anormal significa que você tem uma infecção atual com C burnetii, ou que você foi exposto à bactéria no passado. Pessoas com exposição anterior podem ter anticorpos, mesmo que não saibam que foram expostas. Testes adicionais podem ser necessários para distinguir entre infecção atual, prévia e de longo prazo (crônica).

Durante o estágio inicial de uma doença, poucos anticorpos podem ser detectados. A produção de anticorpos aumenta durante o curso de uma infecção. Por este motivo, este teste pode ser repetido várias semanas após o primeiro teste.

Há poucos riscos envolvidos na coleta de sangue. As veias e artérias variam em tamanho de uma pessoa para outra e de um lado do corpo para o outro. Tirar sangue de algumas pessoas pode ser mais difícil do que de outras.

Outros riscos associados à coleta de sangue são leves, mas podem incluir:

  • Sangramento excessivo
  • Desmaio ou sensação de tontura
  • Várias punções para localizar veias
  • Hematoma (sangue se acumulando sob a pele)
  • Infecção (um pequeno risco sempre que a pele se rompe)

Febre Q - teste de fixação do complemento; Coxiella burnetii - teste de fixação do complemento; C burnetii - teste de fixação do complemento


  • Teste de sangue

Chernecky CC, Berger BJ. Fixação do complemento (Cf) - soro. In: Chernecky CC, Berger BJ, eds. Testes de Laboratório e Procedimentos de Diagnóstico. 6ª ed. St Louis, MO: Elsevier Saunders; 2013: 367.

Hartzell JD, Marrie TJ, Raoult D. Coxiella burnetii (Febre Q). In: Bennett JE, Dolin R, Blaser MJ, eds. Princípios e prática de doenças infecciosas de Mandell, Douglas e Bennett. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap. 188.

Posts Populares

Prevenção da anemia falciforme

Prevenção da anemia falciforme

A anemia falciforme (AF), à veze chamada de doença falciforme, é uma doença do angue que faz com que eu corpo produza uma forma incomum de hemoglobina chamada hemoglobina . A hemog...
Serosite

Serosite

O que é eroite?O órgão do tórax e do abdômen ão revetido por fina camada de tecido chamada membrana eroa. Ele têm dua camada: uma conectada ao órgão e a o...