Eletroforese de globulina sérica
O teste de eletroforese de globulina sérica mede os níveis de proteínas chamadas globulinas na parte fluida de uma amostra de sangue. Esse fluido é chamado de soro.
É necessária uma amostra de sangue.
No laboratório, o técnico coloca a amostra de sangue em papel especial e aplica uma corrente elétrica. As proteínas se movem no papel e formam bandas que mostram a quantidade de cada proteína.
Siga as instruções sobre se você precisa ou não jejuar antes deste teste.
Certos medicamentos podem afetar os resultados deste teste. O seu médico irá informá-lo se você precisa parar de tomar algum medicamento. Não interrompa nenhum medicamento antes de falar com seu provedor.
Quando a agulha é inserida para tirar sangue, algumas pessoas sentem dor moderada. Outros sentem apenas uma picada ou ferroada. Depois disso, pode haver alguma pulsação ou um leve hematoma. Isso logo vai embora.
Este teste é feito para verificar as proteínas da globulina no sangue. Identificar os tipos de globulinas pode ajudar a diagnosticar certos problemas médicos.
As globulinas são aproximadamente divididas em três grupos: alfa, beta e gama globulinas. As gamaglobulinas incluem vários tipos de anticorpos, como imunoglobulinas (Ig) M, G e A.
Certas doenças estão associadas à produção de muitas imunoglobulinas. Por exemplo, a macroglobulinemia de Waldenstrom é um câncer de certos glóbulos brancos. Está relacionado com a produção de muitos anticorpos IgM.
Os intervalos de valores normais são:
- Globulina sérica: 2,0 a 3,5 gramas por decilitro (g / dL) ou 20 a 35 gramas por litro (g / L)
- Componente IgM: 75 a 300 miligramas por decilitro (mg / dL) ou 750 a 3.000 miligramas por litro (mg / L)
- Componente IgG: 650 a 1.850 mg / dL ou 6,5 a 18,50 g / L
- Componente IgA: 90 a 350 mg / dL ou 900 a 3.500 mg / L
As faixas de valores normais podem variar ligeiramente entre diferentes laboratórios. Alguns laboratórios usam medidas diferentes ou testam amostras diferentes. Converse com seu provedor sobre o significado de seus resultados de teste específicos.
Proteínas gama globulina aumentadas podem indicar:
- Infecção aguda
- Câncer de sangue e medula óssea, incluindo mieloma múltiplo e alguns linfomas e leucemias
- Desordens de imunodeficiência
- Doença inflamatória de longo prazo (crônica) (por exemplo, artrite reumatóide e lúpus eritematoso sistêmico)
- Macroglobulinemia de Waldenström
Há muito pouco risco envolvido na coleta de sangue. As veias e artérias variam em tamanho de uma pessoa para outra e de um lado do corpo para o outro. Tirar sangue de algumas pessoas pode ser mais difícil do que de outras.
Outros riscos associados à coleta de sangue são leves, mas podem incluir:
- Sangramento excessivo
- Desmaio ou sensação de tontura
- Várias punções para localizar veias
- Hematoma (acúmulo de sangue sob a pele)
- Infecção (um pequeno risco sempre que a pele se rompe)
Imunoglobulinas quantitativas
- Teste de sangue
Chernecky CC, Berger BJ. Imunoeletroforese - soro e urina. In: Chernecky CC, Berger BJ, eds. Testes de Laboratório e Procedimentos de Diagnóstico. 6ª ed. St Louis, MO: Elsevier Saunders; 2013: 667-692.
Dominiczak MH, Fraser WD. Proteínas do sangue e do plasma. In: Baynes JW, Dominiczak MH, eds. Bioquímica Médica. 5ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 40.