Teste de antígeno de histocompatibilidade
Um exame de sangue com antígeno de histocompatibilidade analisa proteínas chamadas antígenos leucocitários humanos (HLAs). Eles são encontrados na superfície de quase todas as células do corpo humano. Os HLAs são encontrados em grandes quantidades na superfície das células brancas do sangue. Eles ajudam o sistema imunológico a diferenciar o tecido do corpo das substâncias que não são do seu próprio corpo.
O sangue é retirado de uma veia. Você pode sentir uma leve dor ou uma picada quando a agulha é inserida. Depois disso, pode haver alguma latejante.
Você não precisa se preparar para este teste.
Os resultados deste teste podem ser usados para identificar boas correspondências para enxertos de tecido e transplantes de órgãos. Isso pode incluir transplante de rim ou transplante de medula óssea.
Também pode ser usado para:
- Diagnosticar certas doenças auto-imunes. A hipersensibilidade induzida por drogas é um exemplo.
- Determine os relacionamentos entre filhos e pais quando tais relacionamentos estiverem em questão.
- Monitore o tratamento com alguns medicamentos.
Você tem um pequeno conjunto de HLAs que são transmitidos por seus pais. As crianças, em média, terão metade de seus HLAs compatíveis com a metade de suas mães e metade de seus HLAs compatíveis com a metade de seus pais.
É improvável que duas pessoas não relacionadas tenham a mesma composição HLA. No entanto, gêmeos idênticos podem corresponder um ao outro.
Alguns tipos de HLA são mais comuns em certas doenças autoimunes. Por exemplo, o antígeno HLA-B27 é encontrado em muitas pessoas (mas não em todas) com espondilite anquilosante e síndrome de Reiter.
Há poucos riscos envolvidos na coleta de sangue. As veias e artérias variam em tamanho de uma pessoa para outra e de um lado do corpo para o outro. Tirar sangue de algumas pessoas pode ser mais difícil do que de outras.
Outros riscos associados à coleta de sangue são leves, mas podem incluir:
- Desmaio ou sensação de tontura
- Várias punções para localizar veias
- Hematoma (acúmulo de sangue sob a pele)
- Sangramento excessivo
- Infecção (um pequeno risco sempre que a pele se rompe)
Tipagem HLA; Tipagem de tecido
- Teste de sangue
- Tecido ósseo
Fagoaga OR. Antígeno leucocitário humano: o principal complexo de histocompatibilidade do homem. Em: McPherson RA, Pincus MR, eds. Diagnóstico Clínico de Henry e Gestão por Métodos Laboratoriais. 23ª ed. St. Louis, MO: Elsevier; 2017: cap 49.
Monos DS, Winchester RJ. O principal complexo de histocompatibilidade. In: Rich RR, Fleisher TA, Shearer WT, Schroeder HW, Few AJ, Weyand CM, eds. Imunologia Clínica: Princípios e Prática. 5ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: capítulo 5.
Wang E, Adams S, Stroncek DF, Marincola FM. Antígenos leucocitários humanos e sistemas de antígenos neutrófilos humanos. Em: Hoffman R, Benz EJ, Silberstein LE, et al, eds. Hematologia: Princípios Básicos e Prática. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 113.