Teste de depuração de creatinina
O teste de depuração da creatinina ajuda a fornecer informações sobre o funcionamento dos rins. O teste compara o nível de creatinina na urina com o nível de creatinina no sangue.
Este teste requer uma amostra de urina e uma amostra de sangue. Você coletará sua urina por 24 horas e, em seguida, fará uma coleta de sangue. Siga as instruções exatamente. Isso garante resultados precisos.
Seu médico pode pedir-lhe para interromper temporariamente quaisquer medicamentos que possam afetar os resultados do teste. Isso inclui alguns antibióticos e medicamentos contra o ácido do estômago. Certifique-se de informar o seu provedor sobre todos os medicamentos que você toma.
NÃO pare de tomar nenhum medicamento antes de falar com seu provedor.
O teste de urina envolve apenas uma micção normal. Não há desconforto.
Quando a agulha é inserida para tirar sangue, algumas pessoas sentem dor moderada. Outros sentem apenas uma picada ou ferroada. Depois disso, pode haver alguma pulsação ou um leve hematoma. Isso logo vai embora.
A creatinina é um resíduo químico da creatina. A creatina é uma substância química produzida pelo corpo para fornecer energia, principalmente aos músculos.
Ao comparar o nível de creatinina na urina com o nível de creatinina no sangue, o teste de depuração da creatinina estima a taxa de filtração glomerular (TFG). A TFG é uma medida de quão bem os rins estão funcionando, especialmente as unidades de filtragem dos rins. Essas unidades de filtragem são chamadas de glomérulos.
A creatinina é removida ou eliminada do corpo inteiramente pelos rins. Se a função renal estiver anormal, o nível de creatinina aumenta no sangue porque menos creatinina é excretada pela urina.
A depuração é frequentemente medida em mililitros por minuto (mL / min) ou mililitros por segundo (mL / s). Os valores normais são:
- Macho: 97 a 137 mL / min (1,65 a 2,33 mL / s).
- Fêmea: 88 a 128 mL / min (14,96 a 2,18 mL / s).
As faixas de valores normais podem variar ligeiramente entre diferentes laboratórios. Alguns laboratórios usam medidas diferentes ou testam amostras diferentes. Converse com seu médico para saber sobre o significado dos resultados de seus testes específicos.
Resultados anormais (depuração de creatinina inferior ao normal) podem indicar:
- Problemas renais, como danos às células tubulares
- Falência renal
- Muito pouco fluxo sanguíneo para os rins
- Danos às unidades de filtragem dos rins
- Perda de fluidos corporais (desidratação)
- Obstrução da saída da bexiga
- Insuficiência cardíaca
Há poucos riscos envolvidos na coleta de sangue. As veias e artérias variam em tamanho de uma pessoa para outra e de um lado do corpo para o outro. Tirar sangue de algumas pessoas pode ser mais difícil do que de outras.
Outros riscos associados à coleta de sangue são leves, mas podem incluir:
- Sangramento excessivo
- Desmaio ou sensação de tontura
- Várias punções para localizar veias
- Hematoma (sangue se acumulando sob a pele)
- Infecção (um pequeno risco sempre que a pele se rompe)
Eliminação da creatinina sérica; Função renal - depuração da creatinina; Função renal - depuração de creatinina
- Testes de creatinina
Landry DW, Bazari H. Abordagem ao paciente com doença renal. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 106.
Oh MS, Briefel G. Avaliação da função renal, água, eletrólitos e equilíbrio ácido-básico. Em: McPherson RA, Pincus MR, eds. Diagnóstico Clínico de Henry e Gestão por Métodos Laboratoriais. 23ª ed. St. Louis, MO: Elsevier; 2017: cap 14.