Acne Keloidalis Nuchae
Contente
- O que é acne keloidalis nuchae?
- O que causa isso?
- Como é tratado?
- Terapia a laser
- Medicamento
- Cirurgia
- Existem tratamentos sem receita?
- Xampu
- Sabonetes
- Dicas para gerenciar acne keloidalis nuchae
- Quais são as perspectivas?
O que é acne keloidalis nuchae?
A acne keloidalis nuchae é um tipo de foliculite, que é a inflamação de um folículo piloso. Afeta a parte de trás da cabeça e a nuca. O nome pode ser enganador: a acne keloidalis nuchae não é realmente um tipo de acne. Outros nomes para ele incluem foliculite queloidal, acne queloidal ou acne cheloidalis nuchae.
A acne keloidalis nuchae começa com pequenas protuberâncias que coçam e se formam ao redor da nuca, ao longo da linha do cabelo. À medida que o tempo passa, os pequenos inchaços tornam-se cicatrizes, e os pelos e à sua volta caem. As cicatrizes eventualmente aumentam e se parecem com quelóides. São cicatrizes duras e elevadas.
O que causa isso?
Os médicos não sabem ao certo o que causa a acne keloidalis nuchae, mas algumas pessoas parecem mais propensas a desenvolvê-la do que outras. Homens com pele mais escura, principalmente homens de ascendência africana, têm maior risco. Homens com cabelos duros ou encaracolados também têm maior probabilidade de desenvolvê-los.
Embora a causa exata seja desconhecida, os pesquisadores têm algumas teorias sobre possíveis causas:
- Feche a barba. Alguns acreditam que os ferimentos causados pelo barbear rente causam inflamações que destroem o folículo piloso.
- Irritação constante. Irritações ou fricções regulares causadas por coleiras e capacetes podem puxar os cabelos e causar foliculite e eventuais cicatrizes. Calor e umidade podem piorar as coisas.
- Certos medicamentos. Houve casos de pessoas desenvolvendo acne keloidalis nuchae após tomar ciclosporina. Este medicamento é usado para tratar artrite reumatóide e psoríase. O uso de drogas antiepilépticas também tem sido associado à condição.
- Mutações genéticas. Uma mutação genética que aumenta as chances de alguém ter uma estrutura fraca de folículos capilares pode desempenhar um papel.
- Infecção crônica. As infecções crônicas de baixo grau também podem desempenhar um papel no desenvolvimento da acne keloidalis nuchae.
Como é tratado?
A acne keloidalis nuchae pode ser difícil de tratar. Diferentes técnicas funcionam melhor para algumas pessoas do que outras.
Terapia a laser
Diferentes tipos de terapia a laser têm sido utilizados para tratar a acne keloidalis nuchae. Casos leves da doença podem ser tratados com eficácia usando a depilação a laser. A terapia com laser e luz funciona diminuindo a resposta inflamatória e destruindo o folículo piloso.
A maioria das pessoas exige algumas sessões de laser espalhadas por algumas semanas. O seu médico desejará tratar qualquer infecção antes de iniciar a terapia a laser. Eles também podem usar esteróides tópicos ou retinóides em combinação com terapia a laser para obter melhores resultados.
Medicamento
O seu médico pode prescrever um ou mais medicamentos para tratar a acne keloidalis nuchae, incluindo:
- esteróides tópicos para pequenas pápulas
- antibióticos orais para qualquer infecção
- um curso curto de corticosteróides orais para lesões grandes e inflamadas
- injeções de esteróides para pápulas grandes
Cirurgia
Se sua condição for grave e suas cicatrizes forem grandes, seu médico poderá recomendar a cirurgia.
Suas opções de cirurgia dependem da gravidade de sua condição e podem incluir:
- Soco cirúrgico. Também chamado de punção cutânea ou biópsia por punção, esse procedimento é realizado usando uma lâmina circular e oca para perfurar a pele e remover a lesão. A área é tratada com um medicamento anti-inflamatório e costurada fechada.
- Excisão cirúrgica. Esta é uma cirurgia tradicional em que um bisturi é usado para cortar a lesão. Este método é usado para tratar lesões grandes e impedir que elas voltem a crescer. Este tipo de ferida cirúrgica cura melhor quando deixada aberta. Pode demorar semanas a meses para curar.
- Eletrocirurgia. Em vez de usar um bisturi para extirpar a lesão, a eletrocirurgia usa uma corrente elétrica de alta frequência para cortar o tecido.
Existem tratamentos sem receita?
Como parte do seu tratamento, seu médico pode recomendar certos produtos vendidos sem receita, para ajudar a evitar que a acne keloidalis nuchae piore.
Xampu
O xampu de alcatrão, às vezes chamado de xampu de alcatrão de carvão, pertence a uma classe de medicamentos chamados queratoplásticos. Esses medicamentos são usados para tratar várias condições de coceira na pele. Eles fazem com que a pele liberte células mortas da pele e retarda o crescimento de novas células da pele. Isso pode aliviar a escala e a coceira.
Sabonetes
Prevenir a infecção é uma parte importante do tratamento da acne keloidalis nuchae. Tente manter a área limpa usando regularmente um limpador antimicrobiano na área afetada. Procure um que contenha peróxido de benzoíla, como este. O seu médico também pode recomendar um limpador que contenha clorexidina, como este. Siga as instruções do seu médico sobre quantas vezes usá-lo e por quanto tempo.
Dicas para gerenciar acne keloidalis nuchae
Embora possa ser difícil se livrar completamente da acne keloidalis nuchae, seguir estas dicas pode ajudar a mantê-la sob controle:
- Use camisas e jaquetas sem gola que não esfreguem a nuca ou a linha do cabelo.
- Evite cortes de cabelo muito curtos ou barba rente que possam danificar os folículos capilares.
- Pare de usar pomada, graxa para cabelo ou produtos similares. Eles podem interferir no crescimento do cabelo.
- Evite usar chapéus e capacetes que causem atrito na parte de trás do pescoço.
- Mantenha a parte de trás do pescoço limpa e seca. Ao limpar a pele, tome cuidado para não esfregar muito. Fazer isso pode deixar sua pele mais irritada.
Quais são as perspectivas?
A acne keloidalis nuchae pode não ter uma cura conhecida, mas pode ser tratada evitando gatilhos e usando uma combinação de tratamentos recomendados pelo seu médico.