Tempo parcial de tromboplastina (PTT)

O tempo parcial de tromboplastina (PTT) é um exame de sangue que verifica quanto tempo leva para o sangue coagular. Pode ajudar a saber se você tem um problema de sangramento ou se o sangue não coagula corretamente.
Um teste de sangue relacionado é o tempo de protrombina (PT).
É necessária uma amostra de sangue. Se estiver a tomar algum medicamento para afinar o sangue, será vigiado para detetar sinais de hemorragia.
O seu médico pode dizer-lhe para parar temporariamente de tomar medicamentos que podem afetar os resultados do teste. Certifique-se de informar o seu provedor sobre todos os medicamentos que você toma. Informe também seu provedor sobre quaisquer remédios à base de ervas que você toma.
Quando a agulha é inserida para tirar sangue, algumas pessoas sentem dor moderada. Outros sentem apenas uma picada ou ferroada. Depois disso, pode haver alguma pulsação ou hematoma leve. Isso logo vai embora.
Você pode precisar deste teste se tiver problemas de sangramento ou se o sangue não coagular corretamente. Quando você sangra, uma série de ações envolvendo muitas proteínas diferentes (fatores de coagulação) ocorrem no corpo que ajudam a coagular o sangue. Isso é chamado de cascata de coagulação. O teste PTT analisa algumas das proteínas ou fatores envolvidos neste processo e mede sua capacidade de ajudar a coagular o sangue.
O teste também pode ser usado para monitorar pacientes que estão tomando heparina, um anticoagulante.
Um teste PTT geralmente é feito com outros testes, como o teste de protrombina.
Em geral, a coagulação deve ocorrer dentro de 25 a 35 segundos. Se a pessoa estiver tomando anticoagulantes, a coagulação pode demorar até 2 ½ vezes mais.
Os intervalos de valores normais podem variar ligeiramente entre os diferentes laboratórios. Alguns laboratórios usam diferentes medidas ou podem testar diferentes amostras. Converse com seu provedor sobre o significado de seus resultados de teste específicos.
Um resultado PTT anormal (muito longo) também pode ser devido a:
- Distúrbios hemorrágicos, um grupo de condições em que existe um problema com o processo de coagulação do sangue no corpo
- Transtorno no qual as proteínas que controlam a coagulação do sangue tornam-se excessivamente ativas (coagulação intravascular disseminada)
- Doença hepática
- Dificuldade em absorver nutrientes dos alimentos (má absorção)
- Baixo nível de vitamina K
Há poucos riscos envolvidos na coleta de sangue. As veias e artérias variam em tamanho de uma pessoa para outra e de um lado do corpo para o outro. Obter uma amostra de sangue de algumas pessoas pode ser mais difícil do que de outras.
Outros riscos associados à coleta de sangue são leves, mas podem incluir:
- Desmaio ou sensação de tontura
- Hematoma (sangue se acumulando sob a pele)
- Várias punções para localizar veias
- Infecção (um pequeno risco sempre que a pele se rompe)
Este teste geralmente é feito em pessoas que podem ter problemas de sangramento. O risco de sangramento é ligeiramente maior do que em pessoas sem problemas de sangramento.
APTT; PTT; Tempo de tromboplastina parcial ativado
- Trombose venosa profunda - secreção
Chernecky CC, Berger BJ. Teste de substituição parcial de tromboplastina ativada - diagnóstico. In: Chernecky CC, Berger BJ, eds. Testes de Laboratório e Procedimentos de Diagnóstico. 6ª ed. St Louis, MO: Elsevier Saunders; 2013: 101-103.
Ortel TL. Terapia antitrombótica. Em: McPherson RA, Pincus MR, eds. Diagnóstico Clínico de Henry e Gestão por Métodos Laboratoriais. 23ª ed. St. Louis, MO: Elsevier; 2017: cap 42.