Esofagite eosinofílica
![Esofagite eosinofílica - Medicamento Esofagite eosinofílica - Medicamento](https://a.svetzdravlja.org/medical/millipede-toxin.webp)
A esofagite eosinofílica envolve um acúmulo de glóbulos brancos, chamados eosinófilos, no revestimento do esôfago. O esôfago é o tubo que leva o alimento da boca ao estômago. O acúmulo de glóbulos brancos é devido a uma reação a alimentos, alérgenos ou refluxo ácido.
A causa exata da esofagite eosinofílica não é conhecida. Acredita-se que uma reação imunológica a certos alimentos leva ao acúmulo de eosinófilos. Como resultado, o revestimento do esôfago fica inchado e inflamado.
A maioria das pessoas com esse transtorno tem uma história familiar ou pessoal de alergia ou asma. Gatilhos como mofo, pólen e ácaros também podem desempenhar um papel.
A esofagite eosinofílica pode afetar crianças e adultos.
Os sintomas em crianças incluem:
- Problemas de alimentação ou alimentação
- Dor abdominal
- Vômito
- Problemas para engolir
- Alimentos presos no esôfago
- Baixo ganho ou perda de peso, baixo crescimento e desnutrição
Os sintomas em adultos incluem:
- A comida fica presa ao engolir (disfagia)
- Dor no peito
- Azia
- Dor abdominal superior
- Fluxo de refluxo de alimentos não digeridos (regurgitação)
- Refluxo que não melhora com remédio
Seu médico fará um histórico detalhado e fará um exame físico. Isso é feito para verificar se há alergias alimentares e para descartar outras condições, como a doença do refluxo gastroesofágico (DRGE).
Os testes que podem ser feitos incluem:
- Exames de sangue
- Teste cutâneo de alergia
- Endoscopia alta
- Biópsia do revestimento do esôfago
Não há cura nem tratamento específico para a esofagite eosinofílica. O tratamento envolve controlar sua dieta e tomar medicamentos.
Se seu teste for positivo para alergias alimentares, pode ser aconselhado a evitar esses alimentos. Ou você pode evitar todos os alimentos que podem desencadear esse problema. Alimentos comuns a evitar incluem frutos do mar, ovos, nozes, soja, trigo e laticínios. O teste de alergia pode descobrir alimentos específicos a serem evitados.
Os inibidores da bomba de prótons podem ajudar a controlar os sintomas, mas não ajudam o problema que causa os sintomas.
Seu provedor pode prescrever esteróides tópicos administrados por via oral ou inalados. Você também pode tomar esteróides orais por um curto período de tempo. Os esteróides tópicos não têm os mesmos efeitos colaterais que os esteróides orais.
Se você desenvolver estreitamento ou estenoses, pode ser necessário um procedimento para abrir ou dilatar a área.
Você e seu provedor trabalharão juntos para encontrar um plano de tratamento que funcione melhor para você.
Grupos de apoio como a American Partnership for Eosinophilic Disorders podem ajudá-lo a entender mais sobre a esofagite eosinofílica. Você também pode aprender maneiras de controlar sua condição e lidar com a doença.
A esofagite eosinofílica é uma doença de longa duração (crônica) que vem e vai ao longo da vida de uma pessoa.
Possíveis complicações podem incluir:
- Estreitamento do esôfago (uma estenose)
- Alimentos presos no esôfago (comum em crianças e adultos)
- Inchaço grave e irritação do esôfago
Entre em contato com seu provedor se tiver sintomas de esofagite eosinofílica.
Esôfago
Teste de alergia cutânea em picada ou arranhão
Reações de teste de alergia intradérmica
Chen JW, Kao JY. Esofagite eosinofílica: atualização no manejo e controvérsias. BMJ. 2017; 359: j4482. PMID: 29133286 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29133286/.
Falk GW, Katzka DA. Doenças do esôfago. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 129.
Groetch M, Venter C, Skypala I, et al; Comitê de Doenças Gastrointestinais Eosinofílicas da Academia Americana de Alergia, Asma e Imunologia. Terapia dietética e manejo nutricional da esofagite eosinofílica: um relatório do grupo de trabalho da Academia Americana de Alergia, Asma e Imunologia. J Allergy Clin Immunol Pract. 2017; 5 (2): 312-324.e29. PMID: 28283156 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28283156/.
Khan S. Esofagite eosinofílica, esofagite por pílula e esofagite infecciosa. In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 350.