Teste de sangue de produtos de degradação da fibrina
Os produtos de degradação da fibrina (FDPs) são as substâncias deixadas para trás quando os coágulos se dissolvem no sangue. Um exame de sangue pode ser feito para medir esses produtos.
É necessária uma amostra de sangue.
Certos medicamentos podem alterar os resultados dos exames de sangue.
- Informe o seu médico sobre todos os medicamentos que você toma.
- O seu provedor irá informá-lo se você precisa parar temporariamente de tomar quaisquer medicamentos antes de fazer este teste. Isso inclui anticoagulantes, como aspirina, heparina, estreptoquinase e uroquinase, que dificultam a coagulação do sangue.
- Não pare ou mude seus medicamentos sem falar primeiro com seu provedor.
Quando a agulha é inserida para tirar sangue, algumas pessoas sentem dor moderada. Outros sentem apenas uma picada ou ferroada. Depois disso, pode haver alguma pulsação ou hematoma leve. Isso logo vai embora.
Este teste é feito para verificar se o seu sistema de dissolução de coágulos (fibrinolítico) está funcionando corretamente. Seu provedor pode solicitar este teste se você tiver sinais de coagulação intravascular disseminada (DIC) ou outro distúrbio de dissolução de coágulos.
O resultado é normalmente inferior a 10 mcg / mL (10 mg / L).
Nota: os intervalos de valores normais podem variar ligeiramente entre diferentes laboratórios. Alguns laboratórios usam diferentes medidas ou podem testar diferentes amostras. Converse com seu provedor sobre o significado de seus resultados de teste específicos.
O aumento de FDPs pode ser um sinal de fibrinólise primária ou secundária (atividade de dissolução de coágulos) devido a uma variedade de causas, incluindo:
- Problemas de coagulação do sangue
- Queimaduras
- Problema com a estrutura e função do coração que está presente no nascimento (doença cardíaca congênita)
- Coagulação intravascular disseminada (DIC)
- Baixo nível de oxigênio no sangue
- Infecções
- Leucemia
- Doença hepática
- Problemas durante a gravidez, como pré-eclâmpsia, descolamento prematuro da placenta, aborto espontâneo
- Transfusão de sangue recente
- Cirurgia recente que envolveu uma bomba de desvio de coração e pulmão ou cirurgia para reduzir a pressão alta no fígado
- Doença renal
- Rejeição de transplante
- Reação transfusional
Há poucos riscos envolvidos na coleta de sangue. As veias e artérias variam em tamanho de uma pessoa para outra e de um lado do corpo para o outro. Obter uma amostra de sangue de algumas pessoas pode ser mais difícil do que de outras.
Outros riscos de coleta de sangue são leves, mas podem incluir:
- Sangramento excessivo
- Desmaio ou sensação de tontura
- Várias punções para localizar veias
- Hematoma (sangue se acumulando sob a pele)
- Infecção (um pequeno risco sempre que a pele se rompe)
FDPs; FSPs; Produtos de divisão de fibrina; Produtos de decomposição de fibrina
Chernecky CC, Berger BJ. Produtos de degradação do fibrinogênio (produtos de degradação da fibrina, FDP) - sangue. In: Chernecky CC, Berger BJ, eds. Testes de Laboratório e Procedimentos de Diagnóstico. 6ª ed. St Louis, MO: Elsevier Saunders; 2013: 525-526.
Levi M. Coagulação intravascular disseminada. Em: Hoffman R, Benz EJ, Silberstein LE, et al, eds. Hematologia: Princípios Básicos e Prática. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 139.