Autor: Mark Sanchez
Data De Criação: 3 Janeiro 2021
Data De Atualização: 20 Novembro 2024
Anonim
PALESTRAS CRF-PR: "Fase Pré-Analítica e Coleta de Sangue"
Vídeo: PALESTRAS CRF-PR: "Fase Pré-Analítica e Coleta de Sangue"

A proteína S é uma substância normal em seu corpo que impede a coagulação do sangue. Um exame de sangue pode ser feito para verificar a quantidade dessa proteína que você tem no sangue.

É necessária uma amostra de sangue.

Certos medicamentos podem alterar os resultados dos exames de sangue:

  • Informe o seu médico sobre todos os medicamentos que você toma.
  • O seu provedor irá informá-lo se você precisa parar de tomar algum medicamento antes de fazer este teste. Isso pode incluir anticoagulantes.
  • NÃO pare ou mude seus medicamentos sem falar primeiro com seu provedor.

Quando a agulha é inserida para tirar sangue, algumas pessoas sentem dor moderada. Outros sentem apenas uma picada ou ferroada. Depois disso, pode haver alguma pulsação ou hematoma leve. Isso logo vai embora.

Você pode precisar deste teste se tiver um coágulo de sangue inexplicável ou uma história familiar de coágulos de sangue. A proteína S ajuda a controlar a coagulação do sangue. A falta desta proteína ou problema com a função desta proteína pode causar a formação de coágulos sanguíneos nas veias.


O teste também é usado para examinar parentes de pessoas que são conhecidas por terem deficiência de proteína S.

Às vezes, esse teste é feito para encontrar a causa de abortos espontâneos repetidos.

Os valores normais são de 60% a 150% de inibição.

As faixas de valores normais podem variar ligeiramente entre diferentes laboratórios. Alguns laboratórios usam medidas diferentes ou podem testar amostras diferentes. Converse com seu provedor sobre o significado de seus resultados de teste específicos.

A falta (deficiência) de proteína S pode levar ao excesso de coagulação. Esses coágulos tendem a se formar nas veias, não nas artérias.

A deficiência de proteína S pode ser hereditária. Também pode se desenvolver devido à gravidez ou certas doenças, incluindo:

  • Transtorno no qual as proteínas que controlam a coagulação do sangue tornam-se excessivamente ativas (coagulação intravascular disseminada)
  • Infecção por HIV / AIDS
  • Doença hepática
  • Uso de antibióticos em longo prazo
  • Uso de varfarina (Coumadin)

O nível de proteína S aumenta com a idade, mas isso não causa problemas de saúde.


Há poucos riscos envolvidos na coleta de sangue. As veias e artérias variam em tamanho de uma pessoa para outra e de um lado do corpo para o outro. Obter uma amostra de sangue de algumas pessoas pode ser mais difícil do que de outras.

Outros riscos associados à coleta de sangue são leves, mas podem incluir:

  • Sangramento excessivo
  • Desmaio ou sensação de tontura
  • Várias punções para localizar veias
  • Hematoma (sangue se acumulando sob a pele)
  • Infecção (um pequeno risco sempre que a pele se rompe)

Anderson JA, Hogg KE, Weitz JI. Estados hipercoaguláveis. Em: Hoffman R, Benz EJ, Silberstein LE, et al, eds. Hematologia: Princípios Básicos e Prática. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 140.

Chernecky CC, Berger BJ. Proteína S, total e livre - sangue. In: Chernecky CC, Berger BJ, eds. Testes de Laboratório e Procedimentos de Diagnóstico. 6ª ed. St Louis, MO: Elsevier Saunders; 2013: 928-930.

Novos Posts

Injeção de Abaloparatida

Injeção de Abaloparatida

A injeção de abaloparatida pode cau ar o teo arcoma (câncer ó eo) em rato de laboratório. Não e abe e a injeção de abaloparatida aumenta a chance de o humano de...
Overdose de fenitoína

Overdose de fenitoína

A fenitoína é um medicamento u ado no tratamento de convul õe e convul õe . A obredo agem de fenitoína ocorre quando alguém acidentalmente ou intencionalmente toma muito ...