Exame de sangue renin
O teste de renina mede o nível de renina no sangue.
É necessária uma amostra de sangue.
Certos medicamentos podem afetar os resultados deste teste. O seu médico irá informá-lo se você precisa parar de tomar algum medicamento. NÃO interrompa nenhum medicamento antes de falar com seu provedor.
Os medicamentos que podem afetar as medições de renina incluem:
- Pílulas anticoncepcionais.
- Medicamentos para a pressão arterial.
- Medicamentos que dilatam os vasos sanguíneos (vasodilatadores). Geralmente, são usados para tratar a hipertensão ou a insuficiência cardíaca.
- Comprimidos de água (diuréticos).
Seu provedor pode instruí-lo a limitar a ingestão de sódio antes do teste.
Esteja ciente de que o nível de renina pode ser afetado pela gravidez, bem como a hora do dia e a posição do corpo em que o sangue é coletado.
Quando a agulha é inserida para tirar sangue, algumas pessoas sentem dor moderada. Outros sentem apenas uma picada ou ardência. Depois disso, pode haver alguma pulsação ou um leve hematoma. Isso logo vai embora.
A renina é uma proteína (enzima) liberada por células renais especiais quando você tem um nível de sal (sódio) diminuído ou um volume de sangue baixo. Na maioria das vezes, o exame de sangue com renina é feito ao mesmo tempo que um exame de sangue com aldosterona para calcular o nível de renina em aldosterona.
Se você tem pressão alta, seu médico pode solicitar um teste de renina e aldosterona para ajudar a determinar a causa de sua pressão arterial elevada. Os resultados dos testes podem ajudar a orientar seu médico na escolha do tratamento correto.
Para dieta sódica normal, a faixa do valor normal é de 0,6 a 4,3 ng / mL / hora (0,6 a 4,3 µg / L / hora). Para dieta com baixo teor de sódio, o intervalo do valor normal é de 2,9 a 24 ng / mL / hora (2,9 a 24 µg / L / hora).
As faixas de valores normais podem variar ligeiramente entre diferentes laboratórios. Alguns laboratórios usam medidas diferentes ou testam amostras diferentes. Converse com seu médico sobre o significado dos resultados de seus testes específicos.
Um alto nível de renina pode ser devido a:
- Glândulas adrenais que não produzem hormônios suficientes (doença de Addison ou outra insuficiência das glândulas adrenais)
- Sangramento (hemorragia)
- Insuficiência cardíaca
- Pressão alta causada pelo estreitamento das artérias renais (hipertensão renovascular)
- Cicatrizes hepáticas e função hepática deficiente (cirrose)
- Perda de fluidos corporais (desidratação)
- Lesão renal que cria síndrome nefrótica
- Tumores renais que produzem renina
- Pressão sangüínea súbita e muito alta (hipertensão maligna)
Um baixo nível de renina pode ser devido a:
- Glândulas adrenais que liberam muito hormônio aldosterona (hiperaldosteronismo)
- Pressão alta que é sensível ao sal
- Tratamento com hormônio antidiurético (ADH)
- Tratamento com medicamentos esteróides que fazem com que o corpo retenha sal
Há poucos riscos envolvidos na coleta de sangue. As veias e artérias variam em tamanho de um paciente para outro e de um lado do corpo para o outro. Tirar sangue de algumas pessoas pode ser mais difícil do que de outras.
Outros riscos associados à coleta de sangue são leves, mas podem incluir:
- Sangramento excessivo
- Desmaio ou sensação de tontura
- Várias punções para localizar veias
- Hematoma (sangue se acumulando sob a pele)
- Infecção (um pequeno risco sempre que a pele se rompe)
Atividade de renina plasmática; Renina plasmática aleatória; PRA
- Rim - fluxo de sangue e urina
- Teste de sangue
Guber HA, Farag AF. Avaliação da função endócrina. Em: McPherson RA, Pincus MR, eds. Diagnóstico Clínico de Henry e Gestão por Métodos Laboratoriais. 23ª ed. St. Louis, MO: Elsevier; 2017: cap 24.
Weiner ID, Wingo CS. Causas endócrinas de hipertensão: aldosterona. In: Feehally J, Floege J, Tonelli M, Johnson RJ, eds. Nefrologia Clínica Abrangente. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 38.