Autor: Sara Rhodes
Data De Criação: 9 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 21 Novembro 2024
Anonim
(FMJ-2021)A proteína alfa-1-antitripsina (AAT), que é sintetizada nas células saudáveis do fígado...
Vídeo: (FMJ-2021)A proteína alfa-1-antitripsina (AAT), que é sintetizada nas células saudáveis do fígado...

A alfa-1 antitripsina (AAT) é um teste laboratorial para medir a quantidade de AAT no sangue. O teste também é feito para verificar se há formas anormais de AAT.

É necessária uma amostra de sangue.

Não há preparação especial.

Quando a agulha é inserida para tirar sangue, algumas pessoas sentem dor moderada. Outros sentem apenas uma picada ou ferroada. Depois disso, pode haver alguma pulsação ou um leve hematoma. Isso logo vai embora.

Este teste é útil para identificar uma forma rara de enfisema em adultos e uma forma rara de doença hepática (cirrose) em crianças e adultos causada por deficiência de AAT. A deficiência de AAT é transmitida às famílias. A condição faz com que o fígado produza muito pouco AAT, uma proteína que protege os pulmões e o fígado de danos.

Todo mundo tem duas cópias do gene que produz AAT. Pessoas com duas cópias anormais do gene têm doenças mais graves e níveis sanguíneos mais baixos.

As faixas de valores normais podem variar ligeiramente entre diferentes laboratórios. Converse com seu médico sobre o significado dos resultados de seus testes específicos.


Um nível de AAT abaixo do normal pode estar associado a:

  • Danos das grandes vias aéreas nos pulmões (bronquiectasia)
  • Cicatriz do fígado (cirrose)
  • Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)
  • Tumores de fígado
  • Amarelecimento da pele e olhos devido ao fluxo biliar bloqueado (icterícia obstrutiva)
  • A pressão alta na veia grande leva ao fígado (hipertensão portal)

Há poucos riscos envolvidos na coleta de sangue. As veias e artérias variam em tamanho de uma pessoa para outra e de um lado do corpo para o outro. Tirar sangue de algumas pessoas pode ser mais difícil do que de outras.

Outros riscos associados à coleta de sangue são leves, mas podem incluir:

  • Desmaio ou sensação de tontura
  • Várias punções para localizar veias
  • Hematoma (sangue se acumulando sob a pele)
  • Infecção (um pequeno risco sempre que a pele se rompe)

Teste A1AT

Chernecky CC, Berger BJ. Alfa1-antitripsina - soro. In: Chernecky CC, Berger BJ, eds. Testes de Laboratório e Procedimentos de Diagnóstico. 6ª ed. St Louis, MO: Elsevier Saunders; 2013: 121-122.


Winnie GB, Boas SR. uma1 - Deficiência de antitripsina e enfisema. In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 421.

Escolha De Leitores

Cuidados paliativos - medo e ansiedade

Cuidados paliativos - medo e ansiedade

É normal que alguém que e tá doente e inta inquieto, inquieto, com medo ou an io o. Certo pen amento , dor ou dificuldade para re pirar podem de encadear e e entimento . O pre tadore de...
Radiografia de extremidades

Radiografia de extremidades

Uma radiografia de extremidade é uma imagem da mão , punho, pé , tornozelo, perna, coxa, úmero do antebraço ou braço, quadril, ombro ou toda e a área . O termo "...