Cultura de líquido pericárdico
A cultura do líquido pericárdico é um teste realizado em uma amostra de líquido do saco que envolve o coração. É feito para identificar organismos que causam infecção.
A coloração de Gram do líquido pericárdico é um tópico relacionado.
Algumas pessoas podem ter um monitor cardíaco colocado antes do teste para verificar se há distúrbios cardíacos. Patches chamados eletrodos serão colocados no tórax, semelhante a durante um ECG. Uma radiografia de tórax ou ultrassom pode ser feita antes do teste.
A pele do tórax será limpa com sabonete antibacteriano. Um profissional de saúde insere uma pequena agulha no tórax entre as costelas, na bolsa fina que envolve o coração (o pericárdio). Uma pequena quantidade de fluido é removida.
Você pode fazer um ECG e uma radiografia de tórax após o teste. Às vezes, o líquido pericárdico é retirado durante uma cirurgia de coração aberto.
A amostra é enviada para um laboratório. Amostras do fluido são colocadas em pratos de meio de crescimento para ver se as bactérias crescem. A obtenção dos resultados do teste pode demorar alguns dias a várias (6 a 8) semanas.
Você será solicitado a não comer ou beber nada por várias horas antes do teste. Você pode fazer uma radiografia de tórax ou ultrassom antes do teste para identificar a área de coleta de fluido.
Você sentirá alguma pressão e desconforto quando a agulha for inserida no tórax e o fluido for removido. Seu provedor deve ser capaz de lhe dar remédios para dor para que o procedimento não doa muito.
Seu provedor pode solicitar este teste se você tiver sinais de infecção do saco cardíaco ou se tiver derrame pericárdico.
O teste também pode ser feito se você tiver pericardite.
Um resultado normal significa que nenhuma bactéria ou fungo foi encontrado na amostra de fluido.
Os resultados anormais podem ser devido a uma infecção do pericárdio. O organismo específico que causa a infecção pode ser identificado. Mais testes podem ser necessários para determinar os tratamentos mais eficazes.
As complicações são raras, mas incluem:
- Punção cardíaca ou pulmonar
- Infecção
Cultura - líquido pericárdico
- Coração - seção no meio
- Cultura de líquido pericárdico
Banks AZ, Corey GR. Miocardite e pericardite. In: Cohen J, Powderly WG, Opal SM, eds. Doenças infecciosas. 4ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: 446-455.
LeWinter MM, Imazio M. Doenças pericárdicas. In: Zipes DP, Libby P, Bonow RO, Mann DL, Tomaselli GF, Braunwald E, eds. Braunwald’s Heart Disease: A Textbook of Cardiovascular Medicine. 11ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 83.
Maisch B, Ristic AD. Doenças pericárdicas. In: Vincent JL, Abraham E, Moore FA, Kochanek PM, Fink MP, eds. Livro Didático de Cuidados Críticos. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 84.
Patel R. O clínico e o laboratório de microbiologia: pedido de teste, coleta de amostra e interpretação do resultado. In: Bennett JE, Dolin R, Blaser MJ, eds. Princípios e prática de doenças infecciosas de Mandell, Douglas e Bennett. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: capítulo 16.