Cultura de escarro de rotina
A cultura de escarro de rotina é um exame laboratorial que procura germes que causam infecção. O escarro é o material que sai das passagens de ar quando você tosse profundamente.
É necessária uma amostra de escarro. Você será solicitado a tossir profundamente e cuspir qualquer catarro que sair de seus pulmões em um recipiente especial. A amostra é enviada para um laboratório. Lá, é colocado em um prato especial (cultura). Em seguida, é observado por dois a três dias ou mais para ver se as bactérias ou outros germes causadores de doenças crescem.
Beber muita água e outros líquidos na noite anterior ao exame pode facilitar a tosse com expectoração.
Você precisará tossir. Às vezes, o médico dá um tapinha em seu peito para liberar o escarro profundo. Ou você pode ser solicitado a inalar uma névoa semelhante a vapor para ajudá-lo a tossir o escarro. Você pode sentir algum desconforto por ter que tossir profundamente.
O teste ajuda a identificar as bactérias ou outros tipos de germes que estão causando uma infecção nos pulmões ou nas vias respiratórias (brônquios).
Em uma amostra de escarro normal, não haverá germes causadores de doenças. Às vezes, a cultura de escarro desenvolve bactérias porque a amostra foi contaminada por bactérias na boca.
Se a amostra de escarro for anormal, os resultados são chamados de "positivos". Identificar a bactéria, fungo ou vírus pode ajudar a diagnosticar a causa de:
- Bronquite (inchaço e inflamação nas principais vias que transportam o ar para os pulmões)
- Abscesso pulmonar (coleção de pus no pulmão)
- Pneumonia
- Tuberculose
- Surto de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) ou fibrose cística
- Sarcoidose
Não há riscos com este teste.
Cultura de escarro
- Teste de escarro
Brainard J. Respiratory cytology. In: Zander DS, Farver CF, eds. Patologia Pulmonar. 2ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 36.
Daly JS, Ellison RT. Pneumonia aguda. In: Bennett JE, Dolin R, Blaser MJ, eds. Princípios e prática de doenças infecciosas de Mandell, Douglas e Bennett. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 67.