Cultura - tecido duodenal
Uma cultura de tecido duodenal é um exame laboratorial para verificar um pedaço de tecido da primeira parte do intestino delgado (duodeno). O teste consiste em procurar organismos que causam infecções.
Um pedaço de tecido da primeira parte do intestino delgado é retirado durante uma endoscopia alta (esofagogastroduodenoscopia).
A amostra é então enviada para um laboratório. Lá ele é colocado em um prato especial (meio de cultura) que permite o crescimento de bactérias ou vírus. A amostra é examinada regularmente ao microscópio para ver se algum organismo está crescendo.
Os organismos que crescem na cultura são identificados.
Este é um teste feito em laboratório. A amostra é coletada durante um procedimento de endoscopia digestiva alta e biópsia (esofagogastroduodenoscopia). Pergunte ao seu médico como se preparar para este procedimento.
Uma cultura do tecido duodenal é feita para verificar se há bactérias ou vírus que podem levar a certas doenças e condições.
Nenhuma bactéria ou vírus nocivo foi encontrado.
Um achado anormal significa que uma bactéria ou vírus nocivo foi encontrado na amostra de tecido. As bactérias podem incluir:
- Campylobacter
- Helicobacter pylori (H pylori)
- Salmonella
Outros testes são frequentemente realizados para procurar organismos causadores de infecções no tecido duodenal. Esses testes incluem o teste da urease (por exemplo, o teste CLO) e a histologia (observar o tecido ao microscópio).
Cultura de rotina para H pylori não é recomendado atualmente.
Cultura de tecido duodenal
- Cultura de tecido duodenal
Fritsche TR, Pritt BS. Parasitologia médica. Em: McPherson RA, Pincus MR, eds. Diagnóstico Clínico de Henry e Gestão por Métodos Laboratoriais. 23ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 63.
Lauwers GY, Mino-Kenudson M, Kradin RL. Infecções do trato gastrointestinal. Em: Kradin RL, ed. Patologia Diagnóstica de Doenças Infecciosas. 2ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: capítulo 10.
McQuaid KR. Abordagem ao paciente com doença gastrointestinal. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: capítulo 123.
Siddiqi HA, Salwen MJ, Shaikh MF, Bowne WB. Diagnóstico laboratorial de distúrbios gastrointestinais e pancreáticos In: McPherson RA, Pincus MR, eds. Diagnóstico Clínico de Henry e Gestão por Métodos Laboratoriais. 23ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 22.