Coloração de Gram de fluido articular
A coloração de Gram do fluido articular é um teste de laboratório para identificar bactérias em uma amostra de fluido articular usando uma série especial de manchas (cores). O método de coloração de Gram é um dos métodos mais comumente usados para identificar rapidamente a causa de infecções bacterianas.
É necessária uma amostra do fluido articular. Isso pode ser feito no consultório de um profissional de saúde usando uma agulha ou durante um procedimento na sala de cirurgia. A remoção da amostra é chamada de aspiração de fluido articular.
A amostra do fluido é enviada para um laboratório onde uma pequena gota é espalhada em uma camada muito fina em uma lâmina de microscópio. Isso é chamado de esfregaço. Várias manchas de cores diferentes são aplicadas à amostra. O pessoal do laboratório examinará o esfregaço manchado ao microscópio para ver se há bactérias presentes. A cor, o tamanho e a forma das células ajudam a identificar as bactérias.
Seu provedor lhe dirá como se preparar para o procedimento. Nenhuma preparação especial é necessária. Mas, informe ao seu provedor se você estiver tomando um anticoagulante, como aspirina, varfarina (Coumadin) ou clopidogrel (Plavix). Estes medicamentos podem afetar os resultados do teste ou sua capacidade de fazer o teste.
Às vezes, o provedor injeta primeiro um medicamento anestésico na pele com uma pequena agulha, que pode arder. Uma agulha maior é então usada para retirar o líquido sinovial.
Este teste também pode causar algum desconforto se a ponta da agulha tocar o osso. O procedimento geralmente dura menos de 1 a 2 minutos.
O teste é realizado quando há inchaço inexplicável, dor nas articulações e inflamação de uma articulação, ou para verificar se há suspeita de infecção na articulação.
Um resultado normal significa que nenhuma bactéria está presente na coloração de Gram.
Resultados anormais significam que bactérias foram vistas na coloração de Gram. Isso pode ser um sinal de uma infecção nas articulações, por exemplo, artrite gonocócica ou artrite causada por uma bactéria chamada Staphylococcus aureus.
Os riscos deste teste incluem:
- Infecção da articulação - incomum, mas mais comum com aspirações repetidas
- Sangrando no espaço articular
Coloração de Gram de fluido articular
El-Gabalawy HS. Análises do líquido sinovial, biópsia sinovial e patologia sinovial. In: Firestein GS, Budd RC, Gabriel SE, McInnes IB, O’Dell JR, eds. Livro didático de reumatologia de Kelly e Firestein. 10ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 53.
Karcher DS, McPherson RA. Fluidos corporais cerebroespinhais, sinoviais, serosos e espécimes alternativos. Em: McPherson RA, Pincus MR, eds. Diagnóstico Clínico de Henry e Gestão por Métodos Laboratoriais. 23d ed. St. Louis, MO: Elsevier; 2017: cap 29.