Coloração de Gram endocervical
A coloração de Gram endocervical é um método para detectar bactérias no tecido do colo do útero. Isso é feito usando uma série especial de manchas.
Este teste requer uma amostra de secreções do revestimento do canal cervical (a abertura para o útero).
Você deita de costas com os pés nos estribos. O profissional de saúde inserirá um instrumento denominado espéculo na vagina. Este instrumento é usado durante exames pélvicos femininos regulares. Ele abre a vagina para visualizar melhor certas estruturas pélvicas.
Depois que o colo do útero é limpo, uma zaragatoa seca e estéril é inserida através do espéculo até o canal cervical e suavemente girada. Pode ser deixado no local por alguns segundos para absorver o máximo de germes possível.
O swab é removido e enviado a um laboratório, onde será esfregado em uma lâmina. Uma série de manchas, denominada coloração de Gram, é aplicada à amostra. Um técnico de laboratório examina o esfregaço manchado no microscópio para detectar a presença de bactérias. A cor, o tamanho e a forma das células ajudam a identificar o tipo de bactéria.
NÃO dê banho por 24 horas antes do procedimento.
Você pode sentir um pequeno desconforto durante a coleta da amostra. Este procedimento se parece muito com um teste de Papanicolaou de rotina.
Este teste é usado para detectar e identificar bactérias anormais na área do colo do útero. Se você desenvolver sinais de uma infecção ou achar que tem uma doença sexualmente transmissível (como gonorreia), este teste pode ajudar a confirmar o diagnóstico. Também pode identificar o germe que está causando a infecção.
Este teste raramente é feito porque foi substituído por outros mais precisos.
Um resultado normal significa que nenhuma bactéria anormal é vista na amostra.
As faixas de valores normais podem variar ligeiramente entre diferentes laboratórios. Alguns laboratórios usam medidas diferentes ou testam amostras diferentes. Converse com seu provedor sobre o significado de seus resultados de teste específicos.
Resultado anormal pode indicar:
- Vaginose bacteriana
- Clamídia
- Gonorréia
- Infecção por fungos
O teste também pode ser realizado para artrite gonocócica, para determinar o local da infecção inicial.
Praticamente não há risco.
Se você tiver gonorréia ou outra doença sexualmente transmissível, é muito importante que todos os seus parceiros sexuais também recebam tratamento, mesmo que não apresentem sintomas.
Coloração de Gram do colo do útero; Coloração de Gram de secreções cervicais
Abdallah M, Augenbraun MH, McCormack W. Vulvovaginitis and cervicitis. In: Bennett JE, Dolin R, Blaser MJ, eds. Princípios e prática de doenças infecciosas de Mandell, Douglas e Bennett. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 108.
Swygard H, Cohen MS. Abordagem do paciente com infecção sexualmente transmissível. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 269.