Angiografia de extremidades
A angiografia de extremidades é um teste usado para ver as artérias nas mãos, braços, pés ou pernas. É também chamada de angiografia periférica.
A angiografia usa raios-x e um corante especial para ver o interior das artérias. As artérias são vasos sanguíneos que transportam sangue para fora do coração.
Este teste é feito em um hospital. Você se deitará em uma mesa de raio-x. Você pode pedir algum remédio para dormir e relaxar (sedativo).
- O médico raspará e limpará uma área, geralmente na virilha.
- Um medicamento anestésico (anestésico) é injetado na pele sobre uma artéria.
- Uma agulha é colocada nessa artéria.
- Um tubo fino de plástico denominado cateter é passado através da agulha até a artéria. O médico o move para a área do corpo que está sendo estudada. O médico pode ver imagens ao vivo da área em um monitor semelhante a uma TV e as usa como um guia.
- O corante flui através do cateter e nas artérias.
- Imagens de raios-X são obtidas das artérias.
Certos tratamentos podem ser feitos durante este procedimento. Esses tratamentos incluem:
- Dissolvendo um coágulo sanguíneo com medicamento
- Abrindo uma artéria parcialmente bloqueada com um balão
- Colocação de um pequeno tubo chamado stent em uma artéria para ajudar a mantê-la aberta
A equipe de saúde verificará seu pulso (frequência cardíaca), pressão arterial e respiração durante o procedimento.
O cateter é removido quando o teste é feito. A pressão é colocada na área por 10 a 15 minutos para parar qualquer sangramento. Uma bandagem é então colocada na ferida.
O braço ou perna onde a agulha foi colocada deve ser mantido reto por 6 horas após o procedimento. Você deve evitar atividades extenuantes, como levantamento de peso, por 24 a 48 horas.
Você não deve comer ou beber nada por 6 a 8 horas antes do teste.
Você pode ser instruído a parar de tomar certos medicamentos, como aspirina ou outros anticoagulantes, por um breve período antes do teste. Nunca pare de tomar qualquer medicamento, a menos que seja instruído a fazê-lo pelo seu provedor.
Certifique-se de que seu provedor saiba sobre todos os medicamentos que você toma, incluindo aqueles que você comprou sem receita. Isso inclui ervas e suplementos.
Informe o seu provedor se você:
- Estão grávidas
- São alérgicos a algum medicamento
- Já teve uma reação alérgica a material de contraste de raio-x, frutos do mar ou substâncias de iodo
- Já teve algum problema de sangramento
A mesa de raios-X é dura e fria. Você pode pedir um cobertor ou travesseiro. Você pode sentir uma pontada quando o medicamento anestésico é injetado. Você também pode sentir alguma pressão ao mover o cateter.
A tinta pode causar uma sensação de calor e rubor. Isso é normal e costuma desaparecer em alguns segundos.
Você pode sentir sensibilidade e hematomas no local da inserção do cateter após o teste. Procure ajuda médica imediata se tiver:
- Inchaço
- Sangramento que não passa
- Dor forte em um braço ou perna
Você pode precisar deste teste se tiver sintomas de estreitamento ou bloqueio dos vasos sanguíneos nos braços, mãos, pernas ou pés.
O teste também pode ser feito para diagnosticar:
- Sangrando
- Inchaço ou inflamação dos vasos sanguíneos (vasculite)
A radiografia mostra estruturas normais para sua idade.
Um resultado anormal é comumente devido ao estreitamento e endurecimento das artérias nos braços ou pernas devido ao acúmulo de placas (endurecimento das artérias) nas paredes das artérias.
O raio-x pode mostrar um bloqueio nos vasos causado por:
- Aneurismas (alargamento ou inchaço anormal de parte de uma artéria)
- Coágulos de sangue
- Outras doenças das artérias
Resultados anormais também podem ser devido a:
- Inflamação dos vasos sanguíneos
- Lesão nos vasos sanguíneos
- Tromboangeíte obliterante (doença de Buerger)
- Doença de Takayasu
As complicações podem incluir:
- Reação alérgica ao corante de contraste
- Danos ao vaso sanguíneo quando a agulha e o cateter são inseridos
- Sangramento excessivo ou coágulo de sangue onde o cateter é inserido, o que pode reduzir o fluxo sanguíneo para a perna
- Ataque cardíaco ou derrame
- Hematoma, uma coleção de sangue no local da punção da agulha
- Lesão nos nervos no local da punção da agulha
- Danos nos rins do corante
- Lesão nos vasos sanguíneos sendo testados
- Perda de membro devido a problemas com o procedimento
Existe uma exposição à radiação de baixo nível. No entanto, a maioria dos especialistas acredita que o risco da maioria das radiografias é baixo em comparação com os benefícios. Mulheres grávidas e crianças são mais sensíveis aos riscos do raio-x.
Angiografia da extremidade; Angiografia periférica; Angiograma da extremidade inferior; Angiograma periférico; Arteriografia da extremidade; PAD - angiografia; Doença arterial periférica - angiografia
Site da American Heart Association. Angiograma periférico. www.heart.org/en/health-topics/peripheral-artery-disease/symptoms-and-diagnosis-of-pad/peripheral-angiogram#.WFkD__l97IV. Atualizado em outubro de 2016. Acessado em 18 de janeiro de 2019.
Desai SS, Hodgson KJ. Técnica de diagnóstico endovascular. In: Sidawy AN, Perler BA, eds. Cirurgia Vascular e Terapia Endovascular de Rutherford. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 60.
Harisinghani MG, Chen JW, Weissleder R. Imagem vascular. In: Harisinghani MG, Chen JW, Weissleder R, eds. Primer of Diagnostic Imaging. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 8.
Jackson JE, Meaney JFM. Angiografia: princípios, técnicas e complicações. In: Adam A, Dixon AK, Gillard JH, Schaefer-Prokop CM, eds. Grainger & Allison’s Diagnostic Radiology: A Textbook of Medical Imaging. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Churchill Livingstone; 2015: cap 84.