Sialograma
Um sialograma é uma radiografia dos dutos e glândulas salivares.
As glândulas salivares estão localizadas em cada lado da cabeça, nas bochechas e sob a mandíbula. Eles liberam saliva na boca.
O teste é realizado no departamento de radiologia de um hospital ou instalação de radiologia. O teste é feito por um técnico de raio-x. Um radiologista interpreta os resultados. Você pode receber um medicamento para acalmá-lo antes do procedimento.
Você deverá deitar de costas na mesa de raios-X. Uma radiografia é tirada antes de o material de contraste ser injetado para verificar se há bloqueios que possam impedir que o material de contraste entre nos dutos.
Um cateter (um pequeno tubo flexível) é inserido pela boca e no ducto da glândula salivar. Um corante especial (meio de contraste) é então injetado no duto. Isso permite que o duto apareça no raio-x. As radiografias serão tiradas de várias posições. O sialograma pode ser realizado junto com uma tomografia computadorizada.
Você pode receber suco de limão para ajudá-lo a produzir saliva. As radiografias são então repetidas para examinar a drenagem da saliva para a boca.
Informe o médico se você:
- Grávida
- Alérgico a material de contraste de raio-x ou qualquer substância de iodo
- Alérgico a qualquer droga
Você deve assinar um formulário de consentimento. Você precisará enxaguar a boca com uma solução anti-séptica (anti-séptica) antes do procedimento.
Você pode sentir algum desconforto ou pressão quando o material de contraste é injetado nos dutos. O material de contraste pode ter um sabor desagradável.
Um sialograma pode ser feito quando o seu provedor acha que você pode ter um distúrbio dos dutos ou glândulas salivares.
Resultados anormais podem sugerir:
- Estreitamento dos dutos salivares
- Infecção ou inflamação das glândulas salivares
- Pedras do ducto salivar
- Tumor do ducto salivar
A exposição à radiação é baixa. Os raios X são monitorados e regulamentados para fornecer a quantidade mínima de exposição à radiação necessária para produzir a imagem. A maioria dos especialistas acha que o risco é baixo em comparação com os benefícios potenciais. Mulheres grávidas não devem se submeter a este teste. As alternativas incluem testes como uma ressonância magnética que não envolve raios-x.
Ptyalography; Sialografia
- Sialografia
Miloro M, Kolokythas A. Diagnóstico e gestão de distúrbios da glândula salivar. In: Hupp JR, Ellis E, Tucker MR, eds. Cirurgia Oral e Maxilofacial Contemporânea. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2019: capítulo 21.
Miller-Thomas M. Diagnóstico por imagem e aspiração por agulha fina das glândulas salivares. Em: Flint PW, Haughey BH, Lund V, et al, eds. Otorrinolaringologia Cummings: Cirurgia de Cabeça e Pescoço. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2015: cap 84.