Cintilografia de fígado

Uma varredura do fígado usa um material radioativo para verificar o funcionamento do fígado ou do baço e para avaliar as massas no fígado.
O médico injetará um material radioativo chamado radioisótopo em uma de suas veias. Depois que o fígado absorver o material, você será solicitado a se deitar em uma mesa sob o scanner.
O scanner pode dizer onde o material radioativo se acumulou no corpo. As imagens são exibidas em um computador. Pode ser solicitado que você permaneça imóvel ou mude de posição durante a varredura.
Você será solicitado a assinar um formulário de consentimento. Você será solicitado a remover joias, dentaduras e outros metais que podem afetar as funções do scanner.
Você pode precisar usar uma bata de hospital.
Você sentirá uma picada aguda quando a agulha for inserida em sua veia. Você não deve sentir nada durante a varredura real. Se você tem problemas para ficar imóvel ou está muito ansioso, pode receber um medicamento leve (sedativo) para ajudá-lo a relaxar.
O teste pode fornecer informações sobre a função do fígado e do baço. Também é usado para ajudar a confirmar outros resultados de teste.
O uso mais comum para uma varredura do fígado é para diagnosticar uma condição chamada hiperplasia nodular focal benigna, ou FNH, que causa uma massa não cancerosa no fígado.
O fígado e o baço devem ter tamanho, formato e localização normais. O radioisótopo é absorvido uniformemente.
Resultados anormais podem indicar:
- Hiperplasia nodular focal ou adenoma do fígado
- Abscesso
- Síndrome de Budd-Chiari
- Infecção
- Doença hepática (como cirrose ou hepatite)
- Obstrução da veia cava superior
- Infarto esplênico (morte do tecido)
- Tumores
A radiação de qualquer varredura é sempre uma pequena preocupação. O nível de radiação neste procedimento é inferior ao da maioria dos raios-x. Não é considerado suficiente para causar danos à pessoa média.
Mulheres grávidas ou amamentando devem consultar seu provedor antes de qualquer exposição à radiação.
Outros testes podem ser necessários para confirmar os resultados deste teste. Isso pode incluir:
- Ultrassom abdominal
- Tomografia computadorizada abdominal
- Biópsia de fígado
Este teste é usado com pouca frequência. Em vez disso, a ressonância magnética ou tomografia computadorizada são mais frequentemente usadas para avaliar o fígado e o baço.
Varredura com tecnécio; Varredura de coloide de enxofre com tecnécio hepático; Varredura com radionuclídeo fígado-baço; Varredura nuclear - tecnécio; Cintilografia nuclear - fígado ou baço
Cintilografia de fígado
Chernecky CC, Berger BJ. Exame hepatobiliar (HIDA Scan) - diagnóstico. In: Chernecky CC, Berger BJ, eds. Testes de Laboratório e Procedimentos de Diagnóstico. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2013: 635-636.
Madoff SD, Burak JS, Math KR, Walz DM. Técnicas de imagem do joelho e anatomia normal. In: Scott NW, ed. Insall & Scott Cirurgia do Joelho. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: capítulo 5.
Mettler FA, Guiberteau MJ. Trato gastrointestinal. In: Mettler FA, Guiberteau MJ, eds. Essentials of Nuclear Medicine Imaging. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 7.
Narayanan S, Abdalla WAK, Tadros S. Fundamentals of pediatric radiology. In: Zitelli BJ, McIntire SC, Nowalk AJ, eds. Atlas de Diagnóstico Físico Pediátrico de Zitelli e Davis. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 25.
Tirkes T, Sandrasegaran K. Investigative imaging of the liver. In: Saxena R, ed. Patologia Hepática Prática: Uma Abordagem Diagnóstica. 2ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: capítulo 4.