Ecocardiograma
O ecocardiograma é um teste que usa ondas sonoras para criar imagens do coração. A imagem e as informações que ele produz são mais detalhadas do que uma imagem de raio-x padrão. Um ecocardiograma não o expõe à radiação.
ECOCARDIOGRAMA TRANSTORÁCICO (TTE)
TTE é o tipo de ecocardiograma que a maioria das pessoas fará.
- Um ultrassonografista treinado realiza o teste. Um cardiologista (cardiologista) interpreta os resultados.
- Um instrumento chamado transdutor é colocado em vários locais do tórax e abdômen superior e direcionado para o coração. Este dispositivo emite ondas sonoras de alta frequência.
- O transdutor capta os ecos das ondas sonoras e os transmite como impulsos elétricos. A máquina de ecocardiografia converte esses impulsos em imagens em movimento do coração. Também são tiradas fotos estáticas.
- As imagens podem ser bidimensionais ou tridimensionais. O tipo de imagem dependerá da parte do coração que está sendo avaliada e do tipo de máquina.
- Um ecocardiograma Doppler avalia o movimento do sangue através do coração.
Um ecocardiograma mostra o coração enquanto ele está batendo. Ele também mostra as válvulas cardíacas e outras estruturas.
Em alguns casos, seus pulmões, costelas ou tecido corporal podem impedir que as ondas sonoras e os ecos forneçam uma imagem clara da função cardíaca. Se isso for um problema, o médico pode injetar uma pequena quantidade de líquido (contraste) através de um IV para ver melhor o interior do coração.
Raramente, testes mais invasivos usando sondas ecocardiográficas especiais podem ser necessários.
ECOCARDIOGRAMA TRANSESOFÁGICO (TEE)
Para um ETE, a parte de trás da garganta fica anestesiada e um tubo longo e flexível, mas firme (chamado de "sonda"), com um pequeno transdutor de ultrassom na extremidade, é inserido na garganta.
Um cardiologista com treinamento especial guiará o exame pelo esôfago até o estômago. Este método é usado para obter imagens ecocardiográficas mais claras do seu coração. O provedor pode usar este teste para procurar sinais de infecção (endocardite), coágulos sanguíneos (trombos) ou outras estruturas ou conexões anormais.
Nenhuma etapa especial é necessária antes de um teste TTE. Se você estiver fazendo um ETE, não conseguirá comer ou beber por várias horas antes do teste.
Durante o teste:
- Você precisará tirar a roupa da cintura para cima e deitar de costas na mesa de exame.
- Eletrodos serão colocados em seu peito para monitorar seus batimentos cardíacos.
- Uma pequena quantidade de gel é espalhada em seu peito e o transdutor será movido sobre sua pele. Você sentirá uma leve pressão do transdutor em seu peito.
- Você pode ser solicitado a respirar de uma determinada maneira ou rolar para o lado esquerdo. Às vezes, uma cama especial é usada para ajudá-lo a permanecer na posição adequada.
- Se você estiver fazendo um ETE, receberá alguns medicamentos sedativos (relaxantes) antes de inserir a sonda e um líquido anestésico pode ser borrifado na parte de trás da garganta.
Este teste é feito para avaliar as válvulas e câmaras do coração de fora do seu corpo. O ecocardiograma pode ajudar a detectar:
- Válvulas cardíacas anormais
- Doença cardíaca congênita (anormalidades presentes no nascimento)
- Danos ao músculo cardíaco devido a um ataque cardíaco
- Sopros cardíacos
- Inflamação (pericardite) ou fluido no saco ao redor do coração (derrame pericárdico)
- Infecção nas válvulas cardíacas ou ao redor delas (endocardite infecciosa)
- Hipertensão pulmonar
- Capacidade do coração de bombear (para pessoas com insuficiência cardíaca)
- Fonte de um coágulo sanguíneo após um acidente vascular cerebral ou TIA
Seu provedor pode recomendar um TEE se:
- O regular (ou TTE) não é claro. Os resultados pouco claros podem ser devidos ao formato do tórax, doenças pulmonares ou excesso de gordura corporal.
- Uma área do coração precisa ser examinada com mais detalhes.
Um ecocardiograma normal revela válvulas e câmaras cardíacas normais e movimento normal da parede do coração.
Um ecocardiograma anormal pode significar muitas coisas. Algumas anomalias são muito pequenas e não representam grandes riscos. Outras anormalidades são sinais de doenças cardíacas graves. Você precisará de mais testes de um especialista neste caso. É muito importante conversar sobre os resultados do seu ecocardiograma com o seu provedor.
Não há riscos conhecidos de um teste TTE externo.
TEE é um procedimento invasivo. Existe algum risco associado ao teste. Isso pode incluir:
- Reação aos medicamentos sedativos.
- Danos ao esôfago. Isso é mais comum se você já tiver um problema de esôfago.
Converse com seu provedor sobre os riscos associados a este teste.
Resultados anormais podem indicar:
- Doença valvar cardíaca
- Cardiomiopatia
- Derrame pericárdico
- Outras anormalidades cardíacas
Este teste é usado para avaliar e monitorar muitas condições cardíacas diferentes.
Ecocardiograma transtorácico (ETT); Ecocardiograma - transtorácico; Ultrassom Doppler do coração; Eco de superfície
- Sistema circulatório
Otto CM. Ecocardiografia. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 25ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2016: cap 55.
Solomon SD, Wu JC, Gillam L, Bulwer B. Echocardiography. In: Zipes DP, Libby P, Bonow RO, Mann DL, Tomaselli GF, Braunwald E, eds. Braunwald’s Heart Disease: A Textbook of Cardiovascular Medicine. 11ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 14.