Campo visual
O campo visual refere-se à área total na qual os objetos podem ser vistos na visão lateral (periférica) conforme você focaliza seus olhos em um ponto central.
Este artigo descreve o teste que mede seu campo visual.
Exame de campo visual de confronto. Esta é uma verificação rápida e básica do campo visual. O provedor de cuidados de saúde está sentado à sua frente. Você cobrirá um olho e olhará para a frente com o outro. Você será solicitado a dizer quando poderá ver a mão do examinador.
Tela tangente ou exame de campo Goldmann. Você se sentará a cerca de 90 centímetros de uma tela plana de tecido preto com um alvo no centro. Você será solicitado a olhar para o alvo central e informar ao examinador quando você puder ver um objeto que se move para a sua visão lateral. O objeto geralmente é um alfinete ou conta na ponta de um bastão preto que é movido pelo examinador. Este exame cria um mapa de seus 30 graus centrais de visão. Este exame geralmente é usado para detectar problemas cerebrais ou nervosos (neurológicos).
Perimetria de Goldmann e perimetria automatizada. Para qualquer um dos testes, você se senta em frente a uma cúpula côncava e olha para um alvo no meio. Você pressiona um botão quando vê pequenos flashes de luz em sua visão periférica. Com o teste Goldman, os flashes são controlados e mapeados pelo examinador. Com o teste automatizado, um computador controla os flashes e o mapeamento. Suas respostas ajudam a determinar se você tem um defeito em seu campo visual. Ambos os testes são freqüentemente usados para rastrear condições que podem piorar com o tempo.
Seu provedor irá discutir com você o tipo de teste de campo visual a ser feito.
Nenhuma preparação especial é necessária.
Não há desconforto com o teste de campo visual.
Este exame de vista mostrará se você tem perda de visão em qualquer parte do seu campo visual. O padrão de perda de visão ajudará seu provedor a diagnosticar a causa.
A visão periférica está normal.
Os resultados anormais podem ser devidos a doenças ou distúrbios do sistema nervoso central (SNC), como tumores que danificam ou pressionam (comprimem) as partes do cérebro que lidam com a visão.
Outras doenças que podem afetar o campo visual do olho incluem:
- Diabetes
- Glaucoma (aumento da pressão ocular)
- Pressão alta
- Degeneração macular relacionada à idade (distúrbio ocular que destrói lentamente a visão central nítida)
- Esclerose múltipla (distúrbio que afeta o SNC)
- Glioma óptico (tumor do nervo óptico)
- Tireóide hiperativa (hipertireoidismo)
- Distúrbios da glândula pituitária
- Descolamento de retina (separação da retina na parte posterior do olho de suas camadas de suporte)
- Golpe
- Arterite temporal (inflamação e danos às artérias que fornecem sangue ao couro cabeludo e outras partes da cabeça)
O teste não tem riscos.
Perimetria; Exame de tela tangente; Exame de perimetria automatizado; Exame de campo visual Goldmann; Exame de campo visual Humphrey
- Olho
- Teste de campo visual
Budenz DL, Lind JT. Teste de campo visual no glaucoma. In: Yanoff M, Duker JS, eds. Oftalmologia. 5ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 10.5.
Feder RS, Olsen TW, Prum BE Jr, e outros; Academia Americana de Oftalmologia. Diretrizes de padrão de prática preferencial de avaliação abrangente de olhos médicos para adultos. Oftalmologia. 2016; 123 (1): 209-236. PMID: 26581558 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26581558.
Ramchandran RS, Sangave AA, Feldon SE. Campos visuais em doenças da retina. In: Schachat AP, Sadda SVR, Hinton DR, Wilkinson CP, Wiedemann P, eds. Retina de Ryan. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: capítulo 14.