Afacia
Contente
- Quais são os sintomas da afacia?
- O que causa a afacia?
- Catarata
- Genética
- Lesões
- Como a afacia é diagnosticada?
- Como a afacia é tratada?
- A afacia causa complicações?
- Glaucoma afácico
- Descolamento da retina
- Descolamento de vítreo
- Viver com afacia
O que é afacia?
A afacia é uma condição que envolve a falta de lentes oculares. A lente do seu olho é uma estrutura clara e flexível que permite que o seu olho foque. Essa condição é mais comum em adultos com catarata, mas também pode afetar bebês e crianças.
Quais são os sintomas da afacia?
O principal sintoma da afacia é a falta de lentes. Isso pode produzir outros sintomas, como:
- visão embaçada
- dificuldade em focar em objetos
- mudanças na visão das cores, que envolve cores que parecem desbotadas
- dificuldade em focar em um objeto conforme sua distância muda
- hipermetropia ou dificuldade em ver as coisas de perto
O que causa a afacia?
Catarata
A catarata pode fazer seus olhos parecerem leitosos e causar visão turva. Eles são causados por proteínas que se aglomeram na lente, o que tende a acontecer com a idade. Isso torna mais difícil para sua lente refratar a luz na retina, resultando em uma visão turva. As cataratas são muito comuns, afetando cerca de 24,4 milhões de americanos com 40 anos ou mais, de acordo com a American Academy of Ophthalmology.
Em casos raros, os bebês nascem com catarata. Geralmente, isso se deve à genética ou à exposição a certas doenças, como a varicela.
Fale com o seu médico se você ou o seu bebê apresentarem sintomas de catarata, para que eles possam descartar quaisquer outros problemas oculares.
Genética
Alguns bebês nascem sem lentes oculares. Esta categoria de afacia possui dois tipos, denominados afacia congênita primária e afacia congênita secundária.
Os bebês com afacia congênita primária nascem sem lentes, geralmente devido a problemas de desenvolvimento ou uma mutação genética.
Bebês com afacia congênita secundária têm uma lente, mas ela é absorvida ou separada antes ou durante o nascimento. Esse tipo de afacia também está associado à exposição a um vírus, como a rubéola congênita.
Lesões
Acidentes e ferimentos em seu rosto podem danificar sua lente ou fazer com que ela se solte dentro do olho.
Como a afacia é diagnosticada?
A afacia geralmente é diagnosticada com um exame oftálmico padrão. Seu médico também pode examinar sua íris, córnea e retina.
Como a afacia é tratada?
O tratamento da afacia geralmente envolve cirurgia para crianças e adultos.
É importante que bebês com afacia façam uma cirurgia o mais rápido possível, porque seus olhos se desenvolvem muito rapidamente. A Academia Americana de Pediatria recomenda que bebês com afacia façam cirurgia quando tiverem cerca de um mês de idade. Eles precisarão de óculos ou lentes de contato especiais para que possam dormir e usar por longos períodos de tempo após a cirurgia. Eles podem receber um implante de lente artificial quando tiverem cerca de um ano de idade.
A cirurgia para adultos com afacia geralmente envolve a remoção da lente danificada, se necessário, e o implante de uma lente artificial. O procedimento, geralmente feito com anestesia local, pode levar menos de uma hora. Seu médico pode prescrever lentes de contato ou óculos após a cirurgia para melhorar sua visão.
A afacia causa complicações?
A maioria das pessoas se recupera facilmente de uma cirurgia ocular, mas existem algumas complicações possíveis.
Glaucoma afácico
Fazer qualquer tipo de cirurgia ocular pode aumentar o risco de desenvolver glaucoma. Isso acontece quando o aumento da pressão dentro do olho danifica o nervo óptico. Se não for tratado, o glaucoma pode levar à perda de visão. Depois de fazer qualquer tipo de cirurgia ocular, faça um acompanhamento com exames oftalmológicos regulares para verificar se há glaucoma.
Descolamento da retina
Pessoas que sofreram lesões oculares ou cirurgia também têm maior risco de desenvolver descolamento de retina. A retina possui receptores visuais que transformam as imagens em impulsos elétricos, que são enviados ao cérebro. Às vezes, a retina se descola e se afasta do tecido que a mantém no lugar.
Os sintomas de descolamento da retina incluem:
- vendo manchas ou flashes de luz
- perda de visão periférica (lateral)
- daltonismo
- visão embaçada
Obtenha tratamento médico imediato se achar que tem descolamento de retina, porque isso pode levar à cegueira total sem tratamento oportuno.
Descolamento de vítreo
O humor vítreo é uma substância gelatinosa que preenche o interior do olho e se fixa à retina. Tanto o envelhecimento quanto a cirurgia ocular podem causar alterações no humor vítreo. Essas alterações podem fazer com que ele se afaste da retina, resultando em um descolamento do vítreo.
Um descolamento de vítreo geralmente não causa problemas. No entanto, às vezes o humor vítreo exerce forte pressão sobre a retina que cria um orifício ou mesmo um descolamento de retina.
Os sintomas de descolamento de vítreo incluem ver:
- pontos semelhantes a teias de aranha em sua visão
- flashes de luz em sua visão periférica
Se você tiver um descolamento de vítreo, converse com seu médico para se certificar de que não está causando problemas adicionais.
Viver com afacia
A afacia em adultos e crianças pode ser facilmente tratada com cirurgia. Apenas certifique-se de fazer exames regulares aos olhos para verificar se há complicações.