Autor: Sara Rhodes
Data De Criação: 9 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 20 Novembro 2024
Anonim
Biópsia de linfonodo - Medicamento
Biópsia de linfonodo - Medicamento

A biópsia do linfonodo é a remoção do tecido do linfonodo para exame ao microscópio.

Os gânglios linfáticos são pequenas glândulas que produzem glóbulos brancos (linfócitos), que combatem as infecções. Os gânglios linfáticos podem capturar os germes que estão causando a infecção. O câncer pode se espalhar para os gânglios linfáticos.

A biópsia do linfonodo é geralmente realizada em uma sala de cirurgia de um hospital ou em um centro cirúrgico ambulatorial. A biópsia pode ser feita de diferentes maneiras.

Uma biópsia aberta é uma cirurgia para remover todo ou parte do linfonodo. Isso geralmente é feito se houver um linfonodo que pode ser sentido no exame. Isso pode ser feito com anestesia local (medicamento anestésico) injetada na área ou sob anestesia geral. O procedimento normalmente é feito da seguinte maneira:

  • Você deita na mesa de exame. Você pode receber medicamentos para acalmá-lo e deixá-lo com sono ou pode receber anestesia geral, o que significa que você está dormindo e sem dor.
  • O local da biópsia foi limpo.
  • Um pequeno corte cirúrgico (incisão) é feito. O linfonodo ou parte dele é removido.
  • A incisão é fechada com pontos e um curativo ou adesivo líquido é aplicado.
  • Uma biópsia aberta pode levar de 30 a 45 minutos.

Para alguns tipos de câncer, é usada uma maneira especial de encontrar o melhor linfonodo para biópsia. Isso é chamado de biópsia do linfonodo sentinela e envolve:


Uma pequena quantidade de um traçador, seja um traçador radioativo (radioisótopo) ou um corante azul ou ambos, é injetada no local do tumor ou na área do tumor.

O traçador ou corante flui para o nó ou nós mais próximos (locais). Esses nós são chamados de nós sentinela. Os gânglios sentinela são os primeiros gânglios linfáticos para os quais o câncer pode se espalhar.

O nó ou nós sentinela são removidos.

As biópsias de linfonodos na barriga podem ser removidas com um laparoscópio. Este é um pequeno tubo com uma luz e uma câmera que é inserida através de uma pequena incisão no abdômen. Uma ou mais outras incisões serão feitas e ferramentas serão inseridas para ajudar a remover o nó. O linfonodo é localizado e parte ou todo ele é removido. Isso geralmente é realizado sob anestesia geral, o que significa que a pessoa que será submetida a este procedimento estará dormindo e sem dor.

Após a retirada da amostra, ela é enviada ao laboratório para exame.

A biópsia por agulha envolve a inserção de uma agulha em um linfonodo. Esse tipo de biópsia pode ser realizado por um radiologista com anestesia local, usando ultrassom ou tomografia computadorizada para localizar o nódulo.


Diga ao seu provedor:

  • Se voce esta gravida
  • Se você tem alguma alergia a medicamentos
  • Se você tiver problemas de sangramento
  • Quais medicamentos você está tomando (incluindo quaisquer suplementos ou remédios à base de ervas)

Seu provedor pode pedir que você:

  • Pare de tomar qualquer anticoagulante, como aspirina, heparina, varfarina (Coumadin) ou clopidogrel (Plavix) conforme indicado
  • Não comer ou beber nada após um certo período de tempo antes da biópsia
  • Chegue em um determinado horário para o procedimento

Quando o anestésico local for injetado, você sentirá uma picada e uma picada leve. O local da biópsia ficará dolorido por alguns dias após o teste.

Após uma biópsia aberta ou laparoscópica, a dor é leve e você pode controlá-la facilmente com um analgésico de venda livre. Você também pode notar hematomas ou vazamento de fluido por alguns dias. Siga as instruções para cuidar da incisão. Enquanto a incisão estiver cicatrizando, evite qualquer tipo de exercício intenso ou levantamento de peso que cause dor ou desconforto. Peça ao seu provedor instruções específicas sobre as atividades que você pode realizar.


O teste é usado para diagnosticar câncer, sarcoidose ou uma infecção (como tuberculose):

  • Quando você ou seu provedor sentem glândulas inchadas e elas não vão embora
  • Quando linfonodos anormais estão presentes em uma mamografia, ultrassom, tomografia computadorizada ou ressonância magnética
  • Para algumas pessoas com câncer, como câncer de mama ou melanoma, para ver se o câncer se espalhou (biópsia do linfonodo sentinela ou biópsia por agulha por um radiologista)

Os resultados da biópsia ajudam seu provedor a decidir sobre exames e tratamentos adicionais.

Se uma biópsia de linfonodo não mostrar nenhum sinal de câncer, é mais provável que outros linfonodos próximos também estejam livres do câncer. Essas informações podem ajudar o provedor a decidir sobre outros testes e tratamentos.

Os resultados anormais podem ser devidos a muitas condições diferentes, desde infecções muito leves até câncer.

Por exemplo, linfonodos aumentados podem ser devido a:

  • Câncer (mama, pulmão, oral)
  • HIV
  • Câncer do tecido linfático (linfoma de Hodgkin ou não-Hodgkin)
  • Infecção (tuberculose, doença da arranhadura do gato)
  • Inflamação dos gânglios linfáticos e outros órgãos e tecidos (sarcoidose)

A biópsia de linfonodo pode resultar em qualquer um dos seguintes:

  • Sangrando
  • Infecção (em casos raros, a ferida pode infeccionar e pode ser necessário tomar antibióticos)
  • Lesão do nervo se a biópsia for feita em um linfonodo próximo aos nervos (a dormência geralmente desaparece em alguns meses)

Biópsia - linfonodos; Biópsia de linfonodo aberto; Biópsia aspirativa por agulha fina; Biópsia de linfonodo sentinela

  • Sistema linfático
  • Metástases de linfonodo, tomografia computadorizada

Chernecky CC, Berger BJ. Biópsia específica do local - espécime. In: Chernecky CC, Berger BJ, eds. Testes de Laboratório e Procedimentos de Diagnóstico. 6ª ed. St Louis, MO: Elsevier Saunders; 2013: 199-202.

Chung A, Giuliano AE. Mapeamento linfático e linfadenectomia sentinela para câncer de mama. In: Bland KI, Copeland EM, Klimberg VS, Gradishar WJ, eds. A mama: gestão abrangente de doenças benignas e malignas. 5ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 42.

Site do National Cancer Institute. Biópsia do linfonodo sentinela. www.cancer.gov/about-cancer/diagnosis-staging/staging/sentinel-node-biopsy-fact-sheet. Atualizado em 25 de junho de 2019. Acessado em 13 de julho de 2020.

Young NA, Dulaimi E, Al-Saleem T. Linfonodos: citomorfologia e citometria de fluxo. In: Bibbo M, Wilbur DC, eds. Citopatologia Abrangente. 4ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2015: cap 25.

Popular

Frutose é ruim para você? A Verdade Surpreendente

Frutose é ruim para você? A Verdade Surpreendente

Juntamente com a glicoe, a frutoe é um do doi principai componente do açúcar adicionado.Algun epecialita em aúde acreditam que a frutoe é a pior da dua, pelo meno quando conum...
Ácido fólico e gravidez: quanto você precisa?

Ácido fólico e gravidez: quanto você precisa?

O ácido fólico é uma vitamina B encontrada em muito uplemento e alimento fortificado. É a forma intética de folato. O ácido fólico é uado pelo eu corpo para cri...