Autor: Sara Rhodes
Data De Criação: 18 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Exercícios de treinamento dos músculos do assoalho pélvico - Medicamento
Exercícios de treinamento dos músculos do assoalho pélvico - Medicamento

Os exercícios de treinamento dos músculos do assoalho pélvico são uma série de exercícios destinados a fortalecer os músculos do assoalho pélvico.

Os exercícios de treinamento dos músculos do assoalho pélvico são recomendados para:

  • Mulheres com incontinência urinária de esforço
  • Homens com incontinência urinária de esforço após cirurgia de próstata
  • Pessoas que têm incontinência fecal

Os exercícios de treinamento dos músculos do assoalho pélvico podem ajudar a fortalecer os músculos sob o útero, bexiga e intestino (intestino grosso). Eles podem ajudar homens e mulheres com problemas de perda de urina ou controle do intestino.

Um exercício de treinamento dos músculos do assoalho pélvico é como fingir que precisa urinar e, em seguida, segurá-lo. Você relaxa e tensiona os músculos que controlam o fluxo de urina. É importante encontrar os músculos certos para contrair.

Na próxima vez que precisar urinar, comece a urinar e depois pare. Sinta os músculos da vagina, bexiga ou ânus ficarem tensos e subirem. Estes são os músculos do assoalho pélvico. Se você os sentir apertar, você fez o exercício certo. Não crie o hábito de fazer os exercícios toda vez que urinar. Uma vez que você possa identificar confortavelmente os músculos, execute os exercícios sentado, mas NÃO quando estiver urinando.


Se ainda não tiver certeza se está contraindo os músculos certos, lembre-se de que todos os músculos do assoalho pélvico relaxam e se contraem ao mesmo tempo. Como esses músculos controlam a bexiga, o reto e a vagina, as dicas a seguir podem ajudar:

  • Mulheres: insira um dedo na vagina. Contraia os músculos como se estivesse prendendo a urina e depois relaxe. Você deve sentir os músculos se contraírem e se moverem para cima e para baixo.
  • Homens: insira um dedo no reto. Contraia os músculos como se estivesse prendendo a urina e depois relaxe. Você deve sentir os músculos se contraírem e se moverem para cima e para baixo. Esses são os mesmos músculos que você tensionaria se estivesse tentando evitar a passagem de gases.

É muito importante que você mantenha os seguintes músculos relaxados enquanto faz os exercícios de treinamento dos músculos do assoalho pélvico:

  • Abdominal
  • Nádegas (o músculo esfíncter anal mais profundo deve se contrair)
  • Coxa

A mulher também pode fortalecer esses músculos usando um cone vaginal, que é um dispositivo com peso inserido na vagina. Em seguida, você tenta contrair os músculos do assoalho pélvico para manter o dispositivo no lugar.


Se você não tem certeza se está fazendo o treinamento muscular do assoalho pélvico corretamente, pode usar o biofeedback e a estimulação elétrica para ajudar a encontrar o grupo muscular correto para trabalhar.

  • Biofeedback é um método de reforço positivo. Eletrodos são colocados no abdômen e ao longo da área anal. Alguns terapeutas colocam um sensor na vagina nas mulheres ou no ânus nos homens para monitorar a contração dos músculos do assoalho pélvico.
  • Um monitor exibirá um gráfico mostrando quais músculos estão se contraindo e quais estão em repouso. O terapeuta pode ajudar a encontrar os músculos certos para a realização de exercícios de treinamento dos músculos do assoalho pélvico.

REALIZANDO EXERCÍCIOS DE PISO PÉLVICO:

Siga esses passos:

  1. Comece esvaziando a bexiga.
  2. Contraia os músculos do assoalho pélvico e segure por uma contagem de 10.
  3. Relaxe os músculos completamente e conte até 10.
  4. Faça 10 repetições, 3 a 5 vezes ao dia (manhã, tarde e noite).

Você pode fazer esses exercícios a qualquer hora e lugar. A maioria das pessoas prefere fazer os exercícios deitada ou sentada em uma cadeira. Após 4 a 6 semanas, a maioria das pessoas nota alguma melhora. Pode demorar até 3 meses para ver uma grande mudança.


Depois de algumas semanas, você também pode tentar fazer uma única contração do assoalho pélvico nos momentos em que houver probabilidade de vazar (por exemplo, ao se levantar de uma cadeira).

Uma palavra de cautela: algumas pessoas acham que podem acelerar o progresso aumentando o número de repetições e a frequência dos exercícios. No entanto, o excesso de exercícios pode causar fadiga muscular e aumentar a perda de urina.

Se sentir algum desconforto no abdômen ou nas costas ao fazer esses exercícios, provavelmente você os está fazendo errado. Respire profundamente e relaxe o corpo ao fazer esses exercícios. Certifique-se de não contrair os músculos do estômago, da coxa, das nádegas ou do peito.

Quando feitos da maneira certa, os exercícios para os músculos do assoalho pélvico têm se mostrado muito eficazes para melhorar a continência urinária.

Existem fisioterapeutas especialmente treinados para o treinamento dos músculos do assoalho pélvico. Muitas pessoas se beneficiam da fisioterapia formal.

Exercícios de Kegel

  • Anatomia perineal feminina

Kirby AC, Lentz GM. Função e distúrbios do trato urinário inferior: fisiologia da micção, disfunção miccional, incontinência urinária, infecções do trato urinário e síndrome da bexiga dolorosa. In: Lobo RA, Gershenson DM, Lentz GM, Valea FA, eds. Ginecologia Abrangente. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 21.

Magowan BA, Owen P, Thomson A. Female urinary incontinence. In: Magowan BA, Owen P, Thomson A, eds. Obstetrícia Clínica e Ginecologia. 4ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 11.

Newman DK, Burgio KL. Tratamento conservador da incontinência urinária: terapia comportamental e do assoalho pélvico e dispositivos uretrais e pélvicos. In: Wein AJ, Kavoussi LR, Partin AW, Peters CA, eds. Urologia Campbell-Walsh. 11ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 80.

Recomendado

Um colchão especial pode realmente ajudá-lo a dormir melhor?

Um colchão especial pode realmente ajudá-lo a dormir melhor?

e parece que você e tá con tantemente ouvindo obre uma nova empre a de colchõe que traz um produto incrível direto ao con umidor por um preço ace ível, você nã...
3 maneiras de se proteger da agressão sexual

3 maneiras de se proteger da agressão sexual

Depoi que ela obreviveu a uma agre ão exual, a vida de Avital Zei ler foi de 360º. Uma bailarina profi ional ante de eu ataque, ela de de então e dedicou a mo trar à mulhere como e...