Ressonância magnética de mama
A ressonância magnética (ressonância magnética) da mama é um exame de imagem que usa poderosos ímãs e ondas de rádio para criar imagens da mama e do tecido circundante. Não usa radiação (raios-x).
Uma ressonância magnética de mama pode ser feita em combinação com mamografia ou ultrassom. Não é um substituto para a mamografia.
Você usará uma bata ou roupas hospitalares sem fechos de metal ou zíper (calça de moletom e camiseta). Alguns tipos de metal podem causar imagens desfocadas.
Você vai se deitar de barriga para baixo em uma mesa estreita, com os seios pendurados em aberturas almofadadas. A mesa desliza em um grande tubo em forma de túnel.
Alguns exames requerem um corante especial (contraste). Na maioria das vezes, você obterá a tinta através de uma veia (IV) em sua mão ou antebraço. A tinta ajuda o médico (radiologista) a ver algumas áreas com mais clareza.
Durante a ressonância magnética, a pessoa que opera a máquina o observará de outra sala. O teste dura de 30 a 60 minutos, mas pode demorar mais.
Você provavelmente não precisará fazer nada para se preparar para o teste. Pergunte ao seu médico sobre como comer e beber antes do teste.
Informe o seu provedor se você tem medo de espaços apertados (tem claustrofobia). Você pode receber um medicamento para ajudá-lo a se sentir sonolento e menos ansioso. Além disso, seu provedor pode sugerir uma ressonância magnética "aberta". A máquina não está tão próxima do corpo neste tipo de teste.
Antes do teste, diga ao seu provedor se você tem:
- Clipes de aneurisma cerebral
- Certos tipos de válvulas cardíacas artificiais
- Desfibrilador cardíaco ou marca-passo
- Implantes de ouvido interno (coclear)
- Doença renal ou diálise (você pode não ser capaz de receber o contraste IV)
- Articulações artificiais colocadas recentemente
- Certos tipos de stents vasculares
- Trabalhou com folha de metal no passado (você pode precisar de testes para verificar se há peças de metal em seus olhos)
Como a ressonância magnética contém ímãs fortes, objetos de metal não são permitidos na sala com o scanner de ressonância magnética:
- Canetas, canivetes e óculos podem voar pela sala.
- Itens como joias, relógios, cartões de crédito e aparelhos auditivos podem ser danificados.
- Alfinetes, grampos de cabelo, zíperes de metal e itens metálicos semelhantes podem distorcer as imagens.
- O tratamento dentário removível deve ser retirado imediatamente antes do exame.
Um exame de ressonância magnética não causa dor. Você vai precisar ficar quieto. Muito movimento pode borrar as imagens de ressonância magnética e causar erros.
Se você está muito ansioso, pode receber um remédio para acalmar seus nervos.
A mesa pode ser dura ou fria, mas você pode pedir um cobertor ou travesseiro. A máquina faz barulho de batidas e zumbidos altos quando é ligada. Provavelmente, você receberá protetores de ouvido para ajudar a reduzir o ruído.
Um interfone na sala permite que você fale com alguém a qualquer momento. Algumas ressonâncias magnéticas têm televisores e fones de ouvido especiais para ajudar a passar o tempo.
Não há tempo de recuperação, a menos que você receba um medicamento para relaxar. Após uma ressonância magnética, você pode retornar à sua dieta, atividade e medicamentos normais, a menos que seu médico lhe diga o contrário.
A ressonância magnética fornece imagens detalhadas da mama. Ele também fornece imagens nítidas de partes da mama que são difíceis de ver claramente em um ultrassom ou mamografia.
A ressonância magnética da mama também pode ser realizada para:
- Verifique se há mais câncer na mesma mama ou na outra mama após o diagnóstico de câncer de mama
- Distinguir entre tecido cicatricial e tumores na mama
- Avalie um resultado anormal em uma mamografia ou ultrassom de mama
- Avaliar para possível ruptura de implantes mamários
- Encontre qualquer câncer que permaneça após a cirurgia ou quimioterapia
- Mostra o fluxo sanguíneo através da área da mama
- Guie uma biópsia
Uma ressonância magnética da mama também pode ser feita após uma mamografia para triagem de câncer de mama em mulheres que:
- Estão sob risco muito alto de câncer de mama (aqueles com um forte histórico familiar ou marcadores genéticos para câncer de mama)
- Tem tecido mamário muito denso
Antes de fazer uma ressonância magnética de mama, converse com seu médico sobre os prós e os contras de fazer o teste. Perguntar sobre:
- Seu risco de câncer de mama
- Se o rastreamento diminui sua chance de morrer de câncer de mama
- Se há algum dano do rastreamento do câncer de mama, como efeitos colaterais de testes ou tratamento excessivo do câncer quando descoberto
Resultados anormais podem ser devido a:
- Câncer de mama
- Cistos
- Implantes mamários com vazamento ou rompidos
- Tecido mamário anormal que não é câncer
- Tecido sicatricial
Consulte seu provedor se tiver dúvidas ou preocupações.
A ressonância magnética não contém radiação. Nenhum efeito colateral dos campos magnéticos e ondas de rádio foi relatado.
O tipo mais comum de contraste (corante) usado é o gadolínio. É muito seguro. As reações alérgicas a este corante são raras. No entanto, o gadolínio pode ser prejudicial para pessoas com problemas renais que precisam de diálise. Se você tiver problemas renais, informe o seu provedor antes do teste.
Os fortes campos magnéticos criados durante uma ressonância magnética podem fazer com que os marcapassos cardíacos e outros implantes não funcionem tão bem. Também pode fazer com que um pedaço de metal dentro do seu corpo se mova ou se mova.
A ressonância magnética das mamas é mais sensível do que a mamografia, principalmente quando realizada com contraste. No entanto, a ressonância magnética de mama nem sempre é capaz de distinguir o câncer de mama de crescimentos mamários não cancerosos. Isso pode levar a um resultado falso-positivo.
A ressonância magnética também não consegue captar pequenos pedaços de cálcio (microcalcificações), que uma mamografia pode detectar. Certos tipos de calcificações podem ser uma indicação de câncer de mama.
Uma biópsia é necessária para confirmar os resultados de uma ressonância magnética de mama.
Ressonância magnética - mama; Imagem por ressonância magnética - mama; Câncer de mama - ressonância magnética; Rastreio do cancro da mama - ressonância magnética
Site da American Cancer Society. Recomendações da American Cancer Society para a detecção precoce do câncer de mama. www.cancer.org/cancer/breast-cancer/screening-tests-and-early-detection/american-cancer-society-recommendations-for-the-early-detection-of-breast-cancer.html. Atualizado em 3 de outubro de 2019. Acessado em 23 de janeiro de 2020.
Site do American College of Radiology. Parâmetro de prática ACR para o desempenho de ressonância magnética com contraste (MRI) da mama. www.acr.org/-/media/ACR/Files/Practice-Parameters/mr-contrast-breast.pdf. Atualizado em 2018. Acessado em 24 de janeiro de 2020.
Site do American College of Obstetricians and Gynecologists (ACOG). Boletim Prático ACOG: Avaliação e Triagem de Risco de Câncer de Mama em Mulheres de Risco Médio. www.acog.org/Clinical-Guidance-and-Publications/Practice-Bulletins/Committee-on-Practice-Bulletins-Gynecology/Breast-Cancer-Risk-Assessment-and-Screening-in-A Average-Risk-Women. No. 179, julho de 2017 Acessado em 23 de janeiro de 2020.
Site do National Cancer Institute. Rastreio do cancro da mama (PDQ) - versão para profissionais de saúde. www.cancer.gov/types/breast/hp/breast-screening-pdq. Atualizado em 18 de dezembro de 2019. Acessado em 20 de janeiro de 2020. Siu AL; Força-Tarefa de Serviços Preventivos dos EUA. Triagem para câncer de mama: declaração de recomendação da Força-Tarefa dos Serviços Preventivos dos EUA. Ann Intern Med. 2016; 164 (4): 279-296. PMID: 26757170 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26757170.