Cirurgia da válvula aórtica - aberta
O sangue flui do coração para um grande vaso sanguíneo denominado aorta. A válvula aórtica separa o coração e a aorta. A válvula aórtica se abre para que o sangue possa fluir. Em seguida, ele se fecha para evitar que o sangue retorne ao coração.
Você pode precisar de cirurgia da válvula aórtica para substituir a válvula aórtica em seu coração se:
- Sua válvula aórtica não fecha totalmente, então o sangue vaza de volta para o coração. Isso é chamado de regurgitação aórtica.
- Sua válvula aórtica não abre totalmente, então o fluxo de sangue para fora do coração é reduzido. Isso é chamado de estenose aórtica.
A cirurgia de válvula aórtica aberta substitui a válvula por meio de um grande corte em seu tórax.
A válvula aórtica também pode ser substituída por meio de cirurgia de válvula aórtica minimamente invasiva. Isso é feito usando vários pequenos cortes.
Antes da cirurgia, você receberá anestesia geral. Você estará dormindo e sem dor.
- Seu cirurgião fará um corte de 25 centímetros no meio do seu peito.
- A seguir, o cirurgião dividirá o esterno para poder ver o coração e a aorta.
- Você pode precisar estar conectado a uma máquina de bypass coração-pulmão ou bomba de bypass. Seu coração para enquanto você está conectado a esta máquina. Esta máquina faz o trabalho do seu coração enquanto ele está parado.
Se sua válvula aórtica estiver muito danificada, você precisará de uma nova válvula. Isso é chamado de cirurgia de substituição. Seu cirurgião removerá sua válvula aórtica e costurará uma nova no lugar. Existem dois tipos principais de novas válvulas:
- Mecânico, feito de materiais sintéticos, como titânio ou carbono. Essas válvulas duram mais. Você pode precisar tomar medicamentos para afinar o sangue, como a varfarina (Coumadin), para o resto de sua vida se tiver este tipo de válvula.
- Biológico, feito de tecido humano ou animal. Essas válvulas podem durar de 10 a 20 anos, mas talvez você não precise tomar anticoagulantes pelo resto da vida.
Assim que a nova válvula estiver funcionando, seu cirurgião irá:
- Feche seu coração e tire você da máquina coração-pulmão.
- Coloque cateteres (tubos) em volta do coração para drenar os fluidos acumulados.
- Feche o esterno com fios de aço inoxidável. O osso demorará cerca de 6 a 12 semanas a cicatrizar. Os fios ficarão dentro do seu corpo.
Esta cirurgia pode demorar de 3 a 5 horas.
Às vezes, outros procedimentos são realizados durante a cirurgia de aorta aberta. Esses incluem:
- Cirurgia de bypass coronário
- Substituição da raiz da aorta (procedimento de David)
- Procedimento de Ross (ou switch)
Você pode precisar de cirurgia se sua válvula aórtica não funcionar corretamente. Você pode precisar de cirurgia de válvula cardíaca aberta pelos seguintes motivos:
- Alterações na válvula aórtica estão causando sintomas cardíacos importantes, como dor no peito, falta de ar, desmaios ou insuficiência cardíaca.
- Os testes mostram que as alterações na válvula aórtica estão começando a prejudicar seriamente o funcionamento do coração.
- Sua válvula cardíaca foi danificada por infecção da válvula cardíaca (endocardite).
- Você recebeu uma nova válvula cardíaca no passado e ela não está funcionando bem.
- Você tem outros problemas, como coágulos sanguíneos, infecção ou sangramento.
Os riscos para qualquer cirurgia são:
- Coágulos sanguíneos nas pernas que podem viajar para os pulmões
- Perda de sangue
- Problemas respiratórios
- Infecção, incluindo nos pulmões, rins, bexiga, tórax ou válvulas cardíacas
- Reações a medicamentos
Os possíveis riscos de uma cirurgia de coração aberto são:
- Ataque cardíaco ou derrame
- Problemas de ritmo cardíaco
- Infecção de incisão, que é mais provável de ocorrer em pessoas obesas, com diabetes ou que já fizeram esta cirurgia
- Infecção da nova válvula
- Falência renal
- Perda de memória e perda de clareza mental ou "pensamento confuso"
- Má cicatrização da incisão
- Síndrome pós-pericardiotomia (febre baixa e dor no peito) que pode durar até 6 meses
- Morte
Sempre diga ao seu médico:
- Se você está ou pode estar grávida
- Quais medicamentos você está tomando, até mesmo medicamentos, suplementos ou ervas que comprou sem receita
Você pode armazenar sangue em um banco de sangue para transfusões durante e após a cirurgia. Pergunte ao seu provedor como você e seus familiares podem doar sangue.
Se você fuma, você deve parar. Peça ajuda ao seu provedor.
Durante o período de 1 semana antes da cirurgia, pode ser solicitado que você pare de tomar medicamentos que dificultam a coagulação do sangue. Isso pode causar aumento do sangramento durante a cirurgia.
- Alguns desses medicamentos são aspirina, ibuprofeno (Advil, Motrin) e naproxeno (Aleve, Naprosyn).
- Se você estiver tomando warfarina (Coumadin) ou clopidogrel (Plavix), converse com seu cirurgião antes de interromper ou alterar a forma como você toma esses medicamentos.
Durante os dias antes da cirurgia:
- Pergunte quais medicamentos você ainda deve tomar no dia da cirurgia.
- Sempre informe o seu provedor se você tiver um resfriado, gripe, febre, surto de herpes ou qualquer outra doença antes da cirurgia.
Prepare sua casa para quando voltar do hospital.
Tome banho e lave o cabelo na véspera da cirurgia. Pode ser necessário lavar todo o corpo abaixo do pescoço com um sabonete especial. Esfregue o peito 2 ou 3 vezes com este sabonete.
No dia da sua cirurgia:
- Na maioria das vezes, você será solicitado a não beber ou comer nada depois da meia-noite na noite anterior à cirurgia. Isso inclui o uso de goma de mascar e balas de hortelã. Enxágue a boca com água se sentir que está seca. Tenha cuidado para não engolir.
- Tome os medicamentos que lhe disseram para tomar com um pequeno gole de água.
- Você será informado quando chegar ao hospital.
Espere passar de 4 a 7 dias no hospital após a cirurgia. Você vai passar a primeira noite na UTI e pode ficar de 1 a 2 dias. Haverá 2 a 3 tubos em seu tórax para drenar o líquido ao redor do coração. Geralmente são removidos 1 a 3 dias após a cirurgia.
Você pode ter um cateter (tubo flexível) na bexiga para drenar a urina. Você também pode ter linhas intravenosas (IV) para fornecer fluidos. As enfermeiras observarão de perto os monitores que exibem seus sinais vitais (pulso, temperatura e respiração).
Você será transferido da UTI para um quarto normal de hospital. Seu coração e sinais vitais continuarão a ser monitorados até você ir para casa. Você receberá analgésicos para controlar a dor ao redor do corte cirúrgico.
Sua enfermeira o ajudará a retomar lentamente algumas atividades. Você pode iniciar um programa para fortalecer o coração e o corpo.
Você pode colocar um marca-passo no coração se sua frequência cardíaca ficar muito lenta após a cirurgia. Pode ser temporário ou permanente.
As válvulas cardíacas mecânicas não falham com frequência. No entanto, podem desenvolver-se coágulos sanguíneos. Se se formar um coágulo sanguíneo, você pode ter um derrame. Pode ocorrer sangramento, mas é raro.
As válvulas biológicas têm um risco menor de coágulos sanguíneos, mas tendem a falhar por um longo período de tempo. Para obter melhores resultados, opte por fazer a cirurgia da válvula aórtica em um centro que realiza muitos desses procedimentos.
Substituição da válvula aórtica; Valvoplastia aórtica; Reparação da válvula aórtica; Substituição - válvula aórtica; AVR
- Drogas antiplaquetárias - inibidores P2Y12
- Aspirina e doenças cardíacas
- Cirurgia de válvula cardíaca - alta
- Cirurgia cardíaca pediátrica - alta
- Tomando varfarina (Coumadin)
Lindman BR, Bonow RO, Otto CM. Doença da válvula aórtica. In: Zipes DP, Libby P, Bonow RO, Mann DL, Tomaselli GF, Braunwald E, eds. Braunwald’s Heart Disease: A Textbook of Cardiovascular Medicine. 11ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 68.
Rosengart TK, Anand J. Acquired heart disease: valvular. In: Townsend CM Jr, Beauchamp RD, Evers BM, Mattox KL, eds. Sabiston Textbook of Surgery. 20ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 60.