Cirurgia de cotovelo de tênis
O cotovelo de tenista é causado pela execução dos mesmos movimentos repetitivos e vigorosos do braço. Ele cria pequenas lacerações dolorosas nos tendões do cotovelo.
Essa lesão pode ser causada por tênis, outros esportes com raquete e atividades como girar uma chave inglesa, digitar por muito tempo ou cortar com uma faca. Os tendões externos (laterais) do cotovelo são mais comumente lesados. Os tendões interno (medial) e posterior (posterior) também podem ser afetados. A condição pode ser agravada se os tendões forem ainda mais lesados por trauma nos tendões.
Este artigo discute a cirurgia para reparar o cotovelo de tenista.
A cirurgia para reparar o cotovelo de tenista costuma ser uma cirurgia ambulatorial. Isso significa que você não vai ficar no hospital durante a noite.
Ser-lhe-á administrado um medicamento (sedativo) para o ajudar a relaxar e a fazer com que fique com sono. Um medicamento para entorpecer (anestesia) é administrado no braço. Isso bloqueia a dor durante a cirurgia.
Você pode estar acordado ou dormindo com anestesia geral durante a cirurgia.
Se você fez uma cirurgia aberta, seu cirurgião fará um corte (incisão) sobre o tendão lesionado. A parte insalubre do tendão é raspada. O cirurgião pode reparar o tendão usando algo chamado âncora de sutura. Ou pode ser costurado a outros tendões. Terminada a cirurgia, o corte é fechado com pontos.
Às vezes, a cirurgia do cotovelo de tenista é feita com um artroscópio. Este é um tubo fino com uma câmera minúscula e luz na extremidade. Antes da cirurgia, você receberá os mesmos medicamentos da cirurgia aberta para relaxar e bloquear a dor.
O cirurgião faz 1 ou 2 pequenos cortes e insere a luneta. O osciloscópio está conectado a um monitor de vídeo. Isso ajuda o cirurgião a ver dentro da área do cotovelo. O cirurgião raspa a parte insalubre do tendão.
Você pode precisar de cirurgia se:
- Tentei outros tratamentos por pelo menos 3 meses
- Estão tendo dores que limitam sua atividade
Os tratamentos que você deve tentar primeiro incluem:
- Limitar atividades ou esportes para descansar o braço.
- Mudando o equipamento esportivo que você está usando. Isso pode envolver a alteração do tamanho da empunhadura da raquete ou a alteração do cronograma ou da duração da prática.
- Tomar medicamentos, como aspirina, ibuprofeno ou naproxeno.
- Fazer exercícios para aliviar a dor conforme recomendação do médico ou fisioterapeuta.
- Fazer mudanças no local de trabalho para melhorar sua posição sentada e como você usa o equipamento no trabalho.
- Usar talas de cotovelo ou aparelho ortodôntico para descansar os músculos e tendões.
- Tomar injeções de medicamentos esteróides, como a cortisona. Isso é feito pelo seu médico.
Os riscos da anestesia e cirurgia em geral são:
- Reações a medicamentos ou problemas respiratórios
- Sangramento, coágulos sanguíneos ou infecção
Os riscos da cirurgia do cotovelo de tenista são:
- Perda de força em seu antebraço
- Diminuição da amplitude de movimento em seu cotovelo
- Necessidade de fisioterapia de longa duração
- Lesão de nervos ou vasos sanguíneos
- Cicatriz que fica dolorida quando você toca
- Necessidade de mais cirurgia
Você deve:
- Informe o cirurgião sobre todos os medicamentos que você toma, incluindo aqueles comprados sem receita. Isso inclui ervas, suplementos e vitaminas.
- Siga as instruções sobre como interromper temporariamente os anticoagulantes. Estes incluem aspirina, ibuprofeno (Advil, Motrin) e naproxeno (Naprosyn, Aleve). Se você estiver tomando warfarina (Coumadin), dabigatrana (Pradaxa), apixabana (Eliquis), rivaroxabana (Xarelto) ou clopidogrel (Plavix), converse com seu cirurgião antes de interromper ou mudar a forma como você toma esses medicamentos.
- Pergunte ao seu médico quais medicamentos você ainda deve tomar no dia da cirurgia.
- Pare de fumar, se você fuma. Fumar pode retardar a cicatrização. Peça ajuda ao seu médico.
- Informe o seu cirurgião se você tiver um resfriado, gripe, febre ou outra doença antes da cirurgia.
- Siga as instruções sobre não comer ou beber nada antes da cirurgia.
- Chegue ao centro cirúrgico quando o seu cirurgião ou enfermeira lhe disser. Certifique-se de chegar a tempo.
Após a cirurgia:
- Seu cotovelo e braço provavelmente terão uma bandagem grossa ou uma tala.
- Você pode ir para casa quando os efeitos do sedativo passarem.
- Siga as instruções sobre como cuidar da ferida e do braço em casa. Isso inclui tomar remédios para aliviar a dor da cirurgia.
- Você deve começar a mover o braço suavemente, conforme recomendado pelo seu cirurgião.
A cirurgia do cotovelo de tênis alivia a dor para a maioria das pessoas. Muitas pessoas conseguem retornar aos esportes e outras atividades que usam o cotovelo dentro de 4 a 6 meses. Acompanhar os exercícios recomendados ajuda a garantir que o problema não retorne.
Epicondilite lateral - cirurgia; Tendinose lateral - cirurgia; Cotovelo lateral de tenista - cirurgia
Adams JE, Steinmann SP. Tendinopatias de cotovelo e rupturas de tendão. In: Wolfe SW, Hotchkiss RN, Pederson WC, Kozin SH, Cohen MS, eds. Cirurgia Operatória da Mão de Green. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 25.
Wolf JM. Tendinopatias e bursites do cotovelo. In: Miller MD, Thompson SR, eds. Medicina ortopédica do esporte de DeLee e Drez: princípios e prática. 4ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2015: cap 65.