Vacina DTaP (difteria, tétano e coqueluche) - o que você precisa saber
Todo o conteúdo abaixo foi retirado em sua totalidade da declaração de informação da vacina DTaP (VIS) dos Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) - www.cdc.gov/vaccines/hcp/vis/vis-statements/dtap.html.
Última atualização da página: 1º de abril de 2020
1. Por que ser vacinado?
Vacina DTaP pode previnir difteria, tétano, e coqueluche.
A difteria e a tosse convulsa são transmitidas de pessoa para pessoa. O tétano entra no corpo por meio de cortes ou feridas.
- Difteria (D) pode causar dificuldade para respirar, insuficiência cardíaca, paralisia ou morte.
- Tétano (T) causa rigidez dolorosa dos músculos. O tétano pode causar sérios problemas de saúde, incluindo incapacidade de abrir a boca, dificuldade para engolir e respirar ou até a morte.
- Coqueluche (aP), também conhecida como "tosse convulsa", pode causar tosse violenta e incontrolável, que torna difícil respirar, comer ou beber. A coqueluche pode ser extremamente grave em bebês e crianças pequenas, causando pneumonia, convulsões, danos cerebrais ou morte. Em adolescentes e adultos, pode causar perda de peso, perda do controle da bexiga, desmaio e fraturas de costelas por tosse forte.
2. Vacina DtaP
O DTaP é apenas para crianças menores de 7 anos. Diferentes vacinas contra o tétano, difteria e coqueluche (Tdap e Td) estão disponíveis para crianças mais velhas, adolescentes e adultos.
Recomenda-se que as crianças recebam 5 doses de DTaP, geralmente nas seguintes idades:
- 2 meses
- 4 meses
- 6 meses
- 15-18 meses
- 4-6 anos
A DTaP pode ser administrada como vacina autônoma ou como parte de uma vacina combinada (um tipo de vacina que combina mais de uma vacina em uma única injeção).
O DTaP pode ser administrado ao mesmo tempo que outras vacinas.
3. Converse com seu médico
Informe o seu fornecedor da vacina se a pessoa que está tomando a vacina:
- Teve um reação alérgica após uma dose anterior de qualquer vacina que protege contra o tétano, difteria ou coqueluche, ou tem algum alergias graves com risco de vida.
- Teve coma, diminuição do nível de consciência ou convulsões prolongadas dentro de 7 dias após uma dose anterior de qualquer vacina contra coqueluche (DTP ou DTaP).
- Tem convulsões ou outro problema do sistema nervoso.
- Já teve A síndrome de Guillain-Barré (também chamado de GBS).
- Teve dor intensa ou inchaço após uma dose anterior de qualquer vacina que protege contra o tétano ou difteria.
Em alguns casos, o médico do seu filho pode decidir adiar a vacinação DTaP para uma consulta futura.
Crianças com doenças menores, como resfriado, podem ser vacinadas. As crianças que estão moderadamente ou gravemente doentes geralmente devem esperar até que se recuperem antes de obter DTaP.
O provedor do seu filho pode fornecer mais informações.
4. Riscos de uma reação à vacina
- Dor ou inchaço no local da injeção, febre, agitação, sensação de cansaço, perda de apetite e vômitos às vezes acontecem após a vacinação com DTaP.
- Reações mais sérias, como convulsões, choro ininterrupto por 3 horas ou mais ou febre alta (acima de 105 ° F) após a vacinação DTaP, acontecem com muito menos frequência. Raramente, a vacina é seguida de inchaço em todo o braço ou perna, especialmente em crianças mais velhas quando recebem a quarta ou quinta dose.
- Muito raramente, podem ocorrer convulsões de longo prazo, coma, rebaixamento da consciência ou lesão cerebral permanente após a vacinação com DTaP.
Como acontece com qualquer medicamento, há uma chance muito remota de uma vacina causar uma reação alérgica grave, outras lesões graves ou morte.
5. E se houver um problema sério?
Uma reação alérgica pode ocorrer após a pessoa vacinada deixar a clínica. Se você observar sinais de uma reação alérgica grave (urticária, inchaço no rosto e na garganta, dificuldade para respirar, batimento cardíaco acelerado, tontura ou fraqueza), ligue 9-1-1 e leve a pessoa ao hospital mais próximo.
Para outros sinais que preocupam você, ligue para o provedor de seu filho.
As reações adversas devem ser notificadas ao Sistema de Notificação de Eventos Adversos de Vacinas (VAERS). Normalmente, o seu provedor irá apresentar este relatório, ou você pode fazê-lo sozinho. Visite o site do VAERS em vaers.hhs.gov ou ligue 1-800-822-7967. VAERS é apenas para relatar reações, e a equipe do VAERS não fornece aconselhamento médico
6. O Programa Nacional de Compensação de Lesões por Vacinas
O Programa Nacional de Compensação por Lesões por Vacinas (VICP) é um programa federal criado para indenizar pessoas que podem ter sido feridas por certas vacinas. Visite o site do VICP em www.hrsa.gov/vaccine-compensation/index.html ou ligue 1-800-338-2382 para saber mais sobre o programa e como fazer uma reclamação. Existe um limite de tempo para apresentar um pedido de indemnização.
7. Como posso aprender mais?
- Pergunte ao seu médico
- Ligue para o departamento de saúde local ou estadual
- Entre em contato com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC): Ligue para 1-800-232-4636 (1-800-CDC-INFO) ou visite o site de vacinas do CDC em www.cdc.gov/vaccines
- Vacinas
Site dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Declarações de informações sobre vacinas (VISs) Vacina DTaP (difteria, tétano, coqueluche) - o que você precisa saber. www.cdc.gov/vaccines/hcp/vis/vis-statements/dtap.html. Atualizado em 1 de abril de 2020. Acessado em 2 de abril de 2020.