Por que usar Q-tips em seu ouvido pode ser prejudicial
Contente
- Dano potencial
- Impactação por cera
- Ferimentos
- Infecções
- Corpo estranho no ouvido
- O que fazer se sentir dor
- Como limpar seus ouvidos com segurança
- O que mais a evitar
- Quando consultar um médico
- A linha inferior
Muitas pessoas usam cotonetes para limpar os ouvidos.
A razão para isso é limpar a cera do canal auditivo. No entanto, embora seja seguro limpar a parte externa da orelha com um cotonete, é melhor evitar usá-las dentro da orelha.
O uso de cotonetes dentro do ouvido está associado a uma variedade de complicações, incluindo lesões e infecções.
Continue lendo à medida que aprofundamos este tópico e discuta maneiras de limpar seus ouvidos com segurança.
Dano potencial
A cera é realmente útil para seus ouvidos. Isso evita que fiquem muito secos, retém a sujeira e impede que as bactérias cheguem mais fundo ao ouvido.
Com o tempo, a cera migra naturalmente para o exterior da orelha, onde pode ser removida.
Como seus ouvidos são autolimpantes, geralmente não é necessário limpá-los. No entanto, um estudo ainda constatou que 68% dos entrevistados disseram usar cotonetes para limpar os ouvidos.
Mas inserir um cotonete no ouvido pode causar uma variedade de problemas. Estes podem incluir:
Impactação por cera
O uso de um cotonete para limpar a cera do ouvido pode realmente empurrá-la para dentro. Isso pode impedir que a cera se esvazie naturalmente e faça com que ela se acumule dentro da orelha.
O acúmulo de cera em excesso pode levar a sintomas desagradáveis. Isso pode incluir coisas como:
- dor
- uma sensação de plenitude no ouvido
- audição abafada
Ferimentos
Inserir um cotonete muito longe do ouvido pode ferir as estruturas do ouvido médio. Uma lesão no ouvido comum relacionada ao uso de cotonetes é o tímpano rompido.
Um estudo de 2017 analisou lesões na orelha relacionadas a cotonetes em crianças entre os anos de 1990 e 2010. Eles descobriram que cerca de 73% das lesões na orelha por cotonetes estavam associados à limpeza da orelha.
Outro estudo analisou 80 casos de ruptura do tímpano. Embora o trauma contuso, como o de um ataque, tenha sido considerado a causa mais comum da doença, uma lesão penetrante foi a causa em 44% dos casos.
Infecções
A cera ajuda a aprisionar e retardar o crescimento de bactérias que entraram no seu canal auditivo. O uso de um cotonete pode empurrar a cera e as bactérias que ela contém para dentro do ouvido, potencialmente levando a uma infecção no ouvido.
Corpo estranho no ouvido
Em alguns casos, parte da ponta do cotonete pode sair dentro do ouvido. Isso pode levar a sentimentos de desconforto, plenitude ou dor. Em alguns casos, pode ocorrer perda auditiva.
Um estudo investigou objetos que geralmente eram responsáveis por visitas de emergência a um corpo estranho no ouvido. Cotonetes eram um dos objetos estranhos mais comuns em adultos.
O que fazer se sentir dor
Então, o que você pode fazer se já usou um cotonete no ouvido e começou a sentir dor?
A curto prazo, você pode usar medicamentos para a dor sem receita, como ibuprofeno ou acetaminofeno, para ajudar a aliviar a dor. Se a dor no ouvido não desaparecer após três dias de atendimento domiciliar, marque uma consulta com seu médico.
Se você usar um cotonete no ouvido e sentir uma dor repentina e aguda acompanhada de outros sintomas, como audição abafada ou zumbido nos ouvidos, consulte um médico imediatamente. Você pode ter uma lesão no ouvido.
Como limpar seus ouvidos com segurança
Se você deseja remover com segurança a cera do ouvido, siga as quatro etapas abaixo:
- Suavizar. Use um conta-gotas para adicionar cuidadosamente algumas gotas de óleo de bebê, óleo mineral ou glicerina no ouvido. Isso ajuda a amolecer a cera.
- Irrigar. Alguns dias após amolecer a cera, irrigue-a. Use uma seringa de bulbo para adicionar água morna ao canal auditivo.
- Drenar. Após a irrigação, incline suavemente a cabeça para o lado para permitir que a água escorra do ouvido.
- Seco. Use uma toalha limpa para secar a parte externa do ouvido.
As pessoas que têm tubos nos ouvidos ou pensam que têm uma infecção no ouvido ou um tímpano rompido devem evitar limpar os ouvidos dessa maneira.
O que mais a evitar
Além dos cotonetes, existem outros métodos de limpeza para os ouvidos a serem evitados. Isso inclui velas de ouvido e dispositivos de sucção comercialmente disponíveis. Lembre-se, a maneira mais segura de remover o excesso de cera é por um profissional de saúde.
Quando consultar um médico
De um modo geral, você normalmente não precisa procurar um profissional de saúde para limpar seus ouvidos. No entanto, às vezes a cera do ouvido pode se acumular ou ficar muito difícil de ser limpa naturalmente, mesmo se você não usar cotonetes no ouvido.
Marque uma consulta com seu médico para que ele verifique seus ouvidos se você tiver algum dos seguintes sintomas, se você usou ou não um cotonete:
- dor de ouvido
- ouvidos entupidos ou entupidos
- drenagem do ouvido, como pus ou sangue
- febre
- Perda de audição
- zumbido nos ouvidos (zumbido)
- tonturas ou vertigens
A linha inferior
Como seus ouvidos são autolimpantes, geralmente não é necessário remover a cera. O uso de cotonetes para limpar dentro de seus ouvidos pode causar uma variedade de problemas nos ouvidos, incluindo coisas como impactação por cera, ferimentos e infecções.
Se você precisar limpar os ouvidos, primeiro amoleça a cera e depois irrigue-a com água morna, permitindo que ela escorra. Nunca insira um objeto como um cotonete no ouvido.
Consulte o seu médico se sentir dor no ouvido, ouvidos que estão entupidos ou perda de audição. Embora esses sintomas possam estar relacionados ao acúmulo de cera, eles também podem ser causados por outra condição de saúde que requer tratamento.