Angiotomografia - cabeça e pescoço
A angiografia por TC (CTA) combina uma tomografia computadorizada com a injeção de corante. CT significa tomografia computadorizada. Essa técnica é capaz de criar imagens dos vasos sanguíneos da cabeça e do pescoço.
Você será solicitado a se deitar em uma mesa estreita que desliza para o centro do tomógrafo.
Enquanto dentro do scanner, o feixe de raios-X da máquina gira em torno de você.
Um computador cria muitas imagens separadas da área do corpo, chamadas fatias. Essas imagens podem ser armazenadas, visualizadas em um monitor ou impressas em filme. Modelos tridimensionais da área da cabeça e pescoço podem ser criados empilhando as fatias juntas.
Você deve ficar imóvel durante o exame, pois o movimento causa imagens borradas. Pode ser solicitado que você prenda a respiração por curtos períodos de tempo.
As varreduras completas geralmente levam apenas alguns segundos. Os mais recentes scanners podem capturar imagens de todo o seu corpo, da cabeça aos pés, em menos de 30 segundos.
Certos exames requerem uma tinta especial, chamada contraste, a ser aplicada ao corpo antes do início do teste. O contraste ajuda certas áreas a aparecerem melhor nas radiografias.
- O contraste pode ser administrado por uma veia (IV) da mão ou do antebraço. Se o contraste for usado, você também pode ser solicitado a não comer ou beber nada por 4 a 6 horas antes do teste.
- Informe o seu médico se você já teve uma reação ao contraste. Você pode precisar tomar medicamentos antes do teste para recebê-los com segurança.
- Antes de receber o contraste, informe ao seu provedor se você está tomando metformina (Glucophage), medicamento para diabetes. Você pode precisar tomar precauções extras.
O contraste pode piorar os problemas de função renal em pessoas com rins funcionando inadequadamente. Fale com o seu médico se você tiver histórico de problemas renais.
Muito peso pode danificar o scanner. Se você pesar mais de 135 kg (300 libras), converse com seu provedor sobre o limite de peso antes do teste.
Será solicitado que você remova as joias e use uma bata de hospital durante o estudo.
Algumas pessoas podem sentir desconforto por se deitarem na mesa dura.
Se você tem contraste através de uma veia, você pode ter:
- Uma leve sensação de queimação
- Gosto metálico na boca
- Rubor quente do seu corpo
Isso é normal e geralmente desaparece em alguns segundos.
A CTA da cabeça pode ser feita para procurar a causa de:
- Mudanças no pensamento ou comportamento
- Dificuldade em pronunciar palavras
- Tontura ou vertigem
- Visão dupla ou perda de visão
- Desmaio
- Dor de cabeça, quando você tem certos outros sinais ou sintomas
- Perda auditiva (em algumas pessoas)
- Dormência ou formigamento, mais frequentemente no rosto ou couro cabeludo
- Problemas de engolir
- Golpe
- Ataque isquêmico transitório (TIA)
- Fraqueza em uma parte do seu corpo
A CTA do pescoço também pode ser feita:
- Após trauma no pescoço para procurar danos nos vasos sanguíneos
- Para planejamento antes da cirurgia da artéria carótida
- Para planejamento de cirurgia de tumor cerebral
- Para suspeita de vasculite (inflamação das paredes dos vasos sanguíneos)
- Para suspeita de vasos sanguíneos anormais no cérebro
Os resultados são considerados normais se nenhum problema for observado.
Resultados anormais podem ser devido a:
- Vasos sanguíneos anormais (malformação arteriovenosa).
- Sangramento no cérebro (por exemplo, hematoma subdural ou uma área de sangramento).
- Tumor cerebral ou outro crescimento (massa).
- Golpe.
- Artérias carótidas estreitadas ou bloqueadas. (As artérias carótidas fornecem o principal suprimento de sangue para o cérebro. Elas estão localizadas em cada lado do pescoço.)
- Artéria vertebral estreitada ou bloqueada no pescoço. (As artérias vertebrais fornecem fluxo sanguíneo para a parte posterior do cérebro.)
- Ruptura na parede de uma artéria (dissecção).
- Uma área fraca na parede de um vaso sanguíneo que faz com que o vaso sanguíneo inche ou inche (aneurisma).
Os riscos para tomografias incluem:
- Ser exposto à radiação
- Reação alérgica ao corante de contraste
- Danos aos rins causados pela tintura
A tomografia computadorizada usa mais radiação do que os raios-X regulares. Ter muitas radiografias ou tomografias computadorizadas ao longo do tempo pode aumentar o risco de câncer. No entanto, o risco de qualquer varredura é pequeno. Você e seu provedor devem pesar este risco e os benefícios de obter um diagnóstico correto para um problema médico. A maioria dos scanners modernos usa técnicas para usar menos radiação.
Algumas pessoas têm alergia a corantes de contraste. Informe o seu provedor se você já teve uma reação alérgica ao corante de contraste injetado.
- O tipo mais comum de contraste administrado na veia contém iodo. Se você tem alergia ao iodo, pode ter náuseas ou vômitos, espirros, coceira ou urticária se receber esse tipo de contraste.
- Se você absolutamente precisar receber tal contraste, seu provedor pode prescrever anti-histamínicos (como Benadryl) ou esteróides antes do teste.
- Os rins ajudam a remover o iodo do corpo. Pessoas com doença renal ou diabetes podem precisar receber fluidos extras após o teste para ajudar a eliminar o iodo do corpo.
Raramente, o corante pode causar uma resposta alérgica com risco de vida chamada anafilaxia. Informe imediatamente o operador do scanner se você tiver dificuldade para respirar durante o teste. Os scanners vêm com um intercomunicador e alto-falantes, para que o operador possa ouvi-lo o tempo todo.
A tomografia computadorizada pode reduzir ou evitar a necessidade de procedimentos invasivos para diagnosticar problemas no crânio. Esta é uma das maneiras mais seguras de estudar a cabeça e o pescoço.
Outros testes que podem ser feitos em vez da tomografia computadorizada da cabeça incluem:
- Ressonância magnética da cabeça
- Tomografia por emissão de pósitrons (PET) da cabeça
Angiografia por tomografia computadorizada - cérebro; CTA - crânio; CTA - cranial; Chefe TIA-CTA; Cabeça de AVC-CTA; Angiotomografia computadorizada - pescoço; CTA - pescoço; Artéria vertebral - CTA; Estenose da artéria carótida - CTA; Vertebrobasilar - CTA; Isquemia da circulação posterior - CTA; TIA - pescoço CTA; AVC - pescoço CTA
Barras CD, Bhattacharya JJ. Status atual de imagens do cérebro e características anatômicas. In: Adam A, Dixon AK, Gillard JH, Schaefer-Prokop CM, eds. Grainger & Allison’s Diagnostic Radiology: A Textbook of Medical Imaging. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2021: cap 53.
Wippold FJ, Orlowski HLP. Neurorradiologia: o substituto da neuropatologia macroscópica. In: Perry A, Brat DJ, eds. Neuropatologia Cirúrgica Prática: Uma Abordagem Diagnóstica. 2ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: capítulo 4.