Injeções de esteróides - tendão, bursa, articulação
Uma injeção de esteróide é uma injeção de medicamento usada para aliviar uma área inchada ou inflamada que costuma ser dolorosa. Pode ser injetado em uma articulação, tendão ou bolsa.
Seu médico insere uma pequena agulha e injeta o medicamento na área dolorida e inflamada. Dependendo do local, seu provedor pode usar um raio-x ou ultrassom para ver onde colocar a agulha.
Para este procedimento:
- Você se deitará sobre uma mesa e a área de injeção será limpa.
- Um medicamento anestésico pode ser aplicado no local da injeção.
- As injeções de esteróides podem ser administradas em uma bursa, articulação ou tendão.
BURSA
A bursa é um saco cheio de fluido que atua como uma almofada entre os tendões, ossos e articulações. O inchaço na bursa é denominado bursite. Usando uma pequena agulha, o seu provedor injetará uma pequena quantidade de corticosteroide e um anestésico local na bursa.
ARTICULAÇÃO
Qualquer problema articular, como artrite, pode causar inflamação e dor. Seu provedor colocará uma agulha em sua articulação. Às vezes, o ultrassom ou uma máquina de raios-X podem ser usados para ver onde exatamente está o local. Seu provedor pode então remover qualquer excesso de fluido na articulação usando uma seringa acoplada à agulha. O seu provedor irá então trocar a seringa e uma pequena quantidade de corticosteroide e um anestésico local será injetado na articulação.
TENDÃO
Um tendão é uma faixa de fibras que conecta o músculo ao osso. Dor no tendão causa tendinite. Seu provedor colocará uma agulha diretamente adjacente ao tendão e injetará uma pequena quantidade de corticosteroide e um anestésico local.
Você receberá um anestésico local junto com a injeção de esteróide para aliviar a dor imediatamente. O esteróide levará de 5 a 7 dias ou mais para começar a funcionar.
Este procedimento visa aliviar a dor e a inflamação em uma bursa, articulação ou tendão.
Os riscos da injeção de esteróides podem incluir:
- Dor e hematomas no local da injeção
- Inchaço
- Irritação e descoloração da pele no local da injeção
- Reação alérgica ao medicamento
- Infecção
- Sangramento na bursa, articulação ou tendão
- Danos aos nervos próximos à articulação ou tecido mole
- Um aumento no seu nível de glicose no sangue por vários dias após a injeção se você tiver diabetes
O seu provedor irá informá-lo sobre as vantagens e possíveis riscos da injeção.
Informe o seu provedor sobre qualquer:
- Problemas de saúde
- Remédios que você toma, incluindo remédios de venda livre, ervas e suplementos
- Alergias
Pergunte ao seu provedor se você deve ter alguém para levá-lo para casa.
O procedimento leva pouco tempo. Você pode ir para casa no mesmo dia.
- Você pode ter um leve inchaço e vermelhidão ao redor do local da injeção.
- Se houver inchaço, aplique gelo no local por 15 a 20 minutos, 2 a 3 vezes ao dia. Use uma bolsa de gelo embrulhada em um pano. NÃO aplique gelo diretamente na pele.
- Evite muita atividade no dia em que tirar a foto.
Se você tem diabetes, seu provedor irá aconselhá-lo a verificar seu nível de glicose com mais frequência por 1 a 5 dias. O esteróide injetado pode elevar o nível de açúcar no sangue, na maioria das vezes apenas em uma pequena quantidade.
Procure por dor, vermelhidão, inchaço ou febre. Entre em contato com o seu provedor se esses sinais estiverem piorando.
Você pode notar uma diminuição da dor nas primeiras horas após a injeção. Isso se deve ao medicamento anestésico. No entanto, esse efeito vai passar.
Depois que o remédio anestésico passar, a mesma dor que você sentia antes pode retornar. Isso pode durar vários dias. O efeito da injeção começará geralmente 5 a 7 dias após a injeção. Isso pode diminuir seus sintomas.
Em algum ponto, a maioria das pessoas sente menos ou nenhuma dor no tendão, bursa ou articulação após uma injeção de esteróide. Dependendo do problema, sua dor pode ou não retornar.
Injeção de corticosteroide; Injeção de cortisona; Bursite - esteróide; Tendinite - esteróide
Adler RS. Intervenções musculoesqueléticas. In: Rumack CM, Levine D, eds. Ultrassom Diagnóstico. 5ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 25.
Gupta N. Tratamento de bursite, tendinite e pontos-gatilho. In: Roberts JR, Custalow CB, Thomsen TW, eds. Procedimentos clínicos de Roberts e Hedges em medicina de emergência e tratamento agudo. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 52.
Saunders S, Longworth S. Diretrizes práticas para terapia de injeção em medicina musculoesquelética. In: Saunders S, Longworth S, eds. Técnicas de injeção em medicina musculoesquelética. 5ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: seção 2.
Waldman SD. Injeção de bursa infrapaterelar profunda. In: Waldman SD, ed. Atlas de técnicas de injeção de controle da dor. 4ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 143.