Xantomatose eruptiva
A xantomatose eruptiva é uma doença da pele que causa o aparecimento de pequenas saliências amarelo-avermelhadas no corpo. Pode ocorrer em pessoas com níveis muito elevados de gordura no sangue (lipídios). Esses pacientes também freqüentemente têm diabetes.
A xantomatose eruptiva é uma doença rara da pele causada por lipídios excessivamente altos no sangue. Pode ocorrer em pessoas com diabetes mal controlado que têm triglicerídeos muito altos e colesterol alto.
O colesterol e os triglicerídeos são tipos de gorduras que ocorrem naturalmente no sangue. Níveis elevados aumentam o risco de doenças cardíacas e outros problemas de saúde.
Quando o diabetes não é bem controlado, há menos insulina no corpo. Os baixos níveis de insulina tornam mais difícil para o corpo decompor as gorduras no sangue. Isso aumenta o nível de gorduras no sangue. A gordura extra pode se acumular sob a pele para formar pequenas saliências (lesões).
As saliências na pele podem variar em cor de amarelo, amarelo-alaranjado, amarelo-vermelho e vermelho. Um pequeno halo vermelho pode se formar ao redor da saliência. Os solavancos são:
- Do tamanho de uma ervilha
- Ceroso
- Empresa
Embora inofensivos, os caroços podem ser dolorosos e coceira. Eles tendem a aparecer no:
- Nádegas
- Ombros
- Braços
- Coxas
- Pernas
Seu médico pegará seu histórico médico e examinará sua pele. Você pode fazer os seguintes exames de sangue:
- Exame de sangue para colesterol e triglicerídeos
- Teste de açúcar no sangue para diabetes
- Teste de função pancreática
Uma biópsia de pele pode ser feita para ajudar a diagnosticar a doença.
O tratamento para a xantomatose eruptiva envolve a redução de:
- Gorduras do sangue
- Açúcar sanguíneo
Seu médico solicitará que você faça mudanças em seu estilo de vida e dieta. Isso pode ajudar a diminuir as gorduras no sangue.
Se você tem diabetes, seu provedor solicitará que você controle o açúcar no sangue [pid = 60 & gid = 000086] por meio de dieta, exercícios e medicamentos.
Se as mudanças no estilo de vida não funcionarem, seu provedor pode pedir que você tome medicamentos para ajudar a reduzir os níveis de gordura no sangue, como:
- Estatinas
- Fibratos
- Antioxidantes hipolipemiantes
- Niacina
- Resinas de ácido biliar
As saliências na pele desaparecem por si mesmas após algumas semanas. Eles desaparecem assim que os níveis de açúcar no sangue e de gordura estão sob controle.
Se não for tratado, os níveis elevados de triglicérides podem levar à pancreatite.
Ligue para seu médico se você:
- Ter controle insuficiente do diabetes
- Observe protuberâncias vermelho-amareladas em sua pele
Xantoma eruptivo; Xantoma eruptivo; Xantoma - eruptivo; Diabetes - xantoma
- Xantoma, eruptivo - close-up
Ahn CS, Yosipovitch G, Huang WW. Diabetes e a pele. In: Callen JP, Jorizzo JL, Zone JJ, Piette WW, Rosenbach MA, Vleugels RA, eds. Sinais dermatológicos de doença sistêmica. 5ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 24.
Braunstein I. Manifestações cutâneas de distúrbios lipídicos. In: Callen JP, Jorizzo JL, Zone JJ, Piette WW, Rosenbach MA, Vleugels RA, eds. Sinais dermatológicos de doença sistêmica. 5ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 26.
Fitzpatrick JE, High WA, Kyle WL. Lesões amarelas. In: Fitzpatrick JE, High WA, Kyle WL, eds. Dermatologia para atendimento de urgência: diagnóstico baseado em sintomas. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 33.
Patterson JW. Infiltrados cutâneos - não linfóides. In: Patterson JW, ed. Patologia da pele de Weedon. 4ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 40.
White LE, Horenstein MG, Shea CR. Xantomas. In: Lebwohl MG, Heymann WR, Berth-Jones J, Coulson IH, eds. Tratamento de doenças de pele: estratégias terapêuticas abrangentes. 5ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 256.