Gravidez e opioides
Contente
- Resumo
- O que são opioides?
- Quais são os riscos de tomar opioides durante a gravidez?
- Se já estou tomando opioides e fico grávida, o que devo fazer?
- Posso amamentar enquanto estou tomando opioides?
- Quais são os tratamentos para distúrbios causados pelo uso de opioides na gravidez?
Resumo
Muitas mulheres precisam tomar medicamentos durante a gravidez. Mas nem todos os medicamentos são seguros durante a gravidez. Muitos medicamentos apresentam riscos para você, seu bebê ou ambos. Os opióides, especialmente quando usados indevidamente, podem causar problemas para você e seu bebê durante a gravidez.
O que são opioides?
Os opióides, às vezes chamados de narcóticos, são um tipo de droga. Eles incluem analgésicos de alta prescrição, como oxicodona, hidrocodona, fentanil e tramadol. A droga ilegal heroína também é um opioide.
Um profissional de saúde pode prescrever um opioide para reduzir a dor após uma lesão grave ou cirurgia. Você pode pegá-los se sentir dor intensa devido a problemas de saúde como o câncer. Alguns profissionais de saúde os prescrevem para dores crônicas.
Os opioides prescritos usados para o alívio da dor geralmente são seguros quando tomados por um curto período de tempo e conforme prescrito pelo seu médico. No entanto, dependência de opióides, vício e overdose ainda são riscos potenciais. Esses riscos aumentam quando esses medicamentos são usados incorretamente. Uso indevido significa que você não está tomando os medicamentos de acordo com as instruções do seu provedor, você os está usando para ficar alto ou está tomando opioides de outra pessoa.
Quais são os riscos de tomar opioides durante a gravidez?
Tomar opioides durante a gravidez pode causar problemas para você e seu bebê. Os possíveis riscos incluem
- Síndrome de abstinência neonatal (NAS) - sintomas de abstinência (irritabilidade, convulsões, vômitos, diarreia, febre e má alimentação) em recém-nascidos
- Defeitos do tubo neural - defeitos congênitos do cérebro, coluna ou medula espinhal
- Cardiopatias congênitas - problemas com a estrutura do coração do bebê
- Gastrosquise - um defeito congênito do abdômen do bebê, onde os intestinos ficam fora do corpo através de um orifício ao lado do umbigo
- Perda do bebê, aborto espontâneo (antes das 20 semanas de gravidez) ou natimorto (após 20 semanas ou mais)
- Parto prematuro - um nascimento antes de 37 semanas
- Crescimento atrofiado, levando a baixo peso ao nascer
Algumas mulheres precisam de tomar analgésicos opióides durante a gravidez. Se o seu médico sugerir que você tome opioides durante a gravidez, você deve primeiro discutir os riscos e benefícios. Então, se vocês dois decidirem que precisam tomar os opioides, vocês devem trabalhar juntos para tentar minimizar os riscos. Algumas das maneiras de fazer isso incluem
- Tomando-os pelo menor tempo possível
- Tomar a menor dose que o ajudará
- Seguir cuidadosamente as instruções do seu provedor para tomar os medicamentos
- Contactar o seu fornecedor se tiver efeitos secundários
- Ir a todos os seus compromissos de acompanhamento
Se já estou tomando opioides e fico grávida, o que devo fazer?
Se você estiver tomando opioides e engravidar, entre em contato com o seu médico. Você não deve parar de tomar os opióides por conta própria. Se você parar de tomar opioides repentinamente, isso pode causar graves problemas de saúde para você ou seu bebê. Em alguns casos, parar repentinamente durante a gravidez pode ser mais prejudicial do que tomar os medicamentos.
Posso amamentar enquanto estou tomando opioides?
Muitas mulheres que tomam regularmente medicamentos opióides podem amamentar. Depende de qual medicamento você está tomando. Verifique com seu médico antes de amamentar.
Existem algumas mulheres que não devem amamentar, como as que têm HIV ou usam drogas ilegais.
Quais são os tratamentos para distúrbios causados pelo uso de opioides na gravidez?
Se você está grávida e tem um distúrbio devido ao uso de opioides, não pare de tomar opioides repentinamente. Em vez disso, consulte seu médico para obter ajuda. O tratamento para o transtorno do uso de opióides é a terapia assistida por medicação (MAT). MAT inclui medicina e aconselhamento:
- Medicamento pode reduzir seus desejos e sintomas de abstinência. Para mulheres grávidas, os profissionais de saúde usam buprenorfina ou metadona.
- Aconselhamento, incluindo terapias comportamentais, que podem ajudá-lo
- Mude suas atitudes e comportamentos relacionados ao uso de drogas
- Desenvolva habilidades para uma vida saudável
- Continue tomando seu remédio e recebendo cuidados pré-natais
- Estudo do NIH associa opióides à perda da gravidez