Vacinas para o covid-19
![As vacinas disponíveis contra covid-19 são eficazes](https://i.ytimg.com/vi/jV-uhu1aAqM/hqdefault.jpg)
As vacinas COVID-19 são usadas para estimular o sistema imunológico do corpo e proteger contra COVID-19. Essas vacinas são uma ferramenta vital para ajudar a interromper a pandemia de COVID-19.
COMO AS VACINAS COVID-19 FUNCIONAM
As vacinas COVID-19 protegem as pessoas de contraírem COVID-19. Essas vacinas "ensinam" seu corpo a se defender contra o vírus SARS-CoV-2, que causa o COVID-19.
![](https://a.svetzdravlja.org/medical/covid-19-vaccines.webp)
As primeiras vacinas COVID-19 aprovadas nos Estados Unidos são chamadas de vacinas de mRNA. Eles funcionam de forma diferente de outras vacinas.
- As vacinas de mRNA COVID-19 usam RNA mensageiro (mRNA) para dizer às células do corpo como criar rapidamente um pedaço inofensivo de proteína "spike" que é exclusiva do vírus SARS-CoV-2. As células então se livram do mRNA.
- Esta proteína de "pico" desencadeia uma resposta imunológica dentro do seu corpo, produzindo anticorpos que protegem contra COVID-19. Seu sistema imunológico aprende a atacar o vírus SARS-CoV-2 se você for exposto a ele.
- Existem duas vacinas de mRNA COVID-19 atualmente aprovadas para uso nos Estados Unidos, as vacinas Pfizer-BioNTech e Moderna COVID-19.
A vacina de mRNA COVID-19 é dada como uma injeção (tiro) no braço em 2 doses.
- Você receberá a segunda injeção em cerca de 3 a 4 semanas após receber a primeira. Você precisa tomar as duas injeções para que a vacina funcione.
- A vacina não começará a protegê-lo até cerca de 1 a 2 semanas após a segunda injeção.
- Cerca de 90% das pessoas que recebem ambas as vacinas NÃO ficarão doentes com COVID-19. Aqueles que forem infectados com o vírus provavelmente terão uma infecção mais branda.
VACINAS DE VETOR VIRAL
Essas vacinas também são eficazes na proteção contra COVID-19.
- Eles usam um vírus (um vetor) que foi alterado para não prejudicar o corpo. Esse vírus carrega instruções que dizem às células do corpo para criar a proteína "pico" exclusiva do vírus SARS-CoV-2.
- Isso ativa o sistema imunológico para atacar o vírus SARS-CoV-2 se você for exposto a ele.
- A vacina de vetor viral não causa infecção com o vírus que é usado como vetor ou com o vírus SARS-CoV-2.
- A vacina Janssen COVID-19 (produzida por Johnson e Johnson) é uma vacina de vetor viral. Ele foi aprovado para uso nos Estados Unidos. Você só precisa de uma injeção para que esta vacina o proteja contra COVID-19.
As vacinas COVID-19 não contêm nenhum vírus vivo e não podem fornecer COVID-19. Eles também nunca afetam ou interferem com seus genes (DNA).
Embora a maioria das pessoas que toma COVID-19 também desenvolva proteção contra contraí-lo novamente, ninguém sabe quanto tempo dura essa imunidade. O vírus pode causar doenças graves ou morte e pode se espalhar para outras pessoas. Obter uma vacina é uma forma muito mais segura de se proteger contra o vírus do que confiar na imunidade devido a uma infecção.
Outras vacinas estão sendo desenvolvidas e usam diferentes métodos de proteção contra o vírus. Para obter informações atualizadas sobre outras vacinas em desenvolvimento, acesse o site dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC):
Diferentes vacinas COVID-19 - www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/vaccines/different-vaccines.html
Para obter informações atualizadas sobre as vacinas COVID-19 aprovadas para uso, consulte o site da Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos:
Vacinas COVID-19 - www.fda.gov/emergency-preparedness-and-response/coronavirus-disease-2019-covid-19/covid-19-vaccines
EFEITOS SECUNDÁRIOS DA VACINA
Embora as vacinas COVID-19 não deixem você doente, elas podem causar alguns efeitos colaterais e sintomas semelhantes aos da gripe. Isto é normal. Esses sintomas são um sinal de que seu corpo está produzindo anticorpos contra o vírus. Os efeitos colaterais comuns incluem:
- Dor e inchaço no braço onde você levou a injeção
- Febre
- Arrepios
- Cansaço
- Dor de cabeça
Os sintomas da injeção podem fazer você se sentir mal a ponto de precisar tirar uma folga do trabalho ou das atividades diárias, mas devem desaparecer em alguns dias. Mesmo se você tiver efeitos colaterais, ainda é importante fazer a segunda injeção. Quaisquer efeitos colaterais da vacina são muito menos perigosos do que o potencial de doença grave ou morte de COVID-19.
Se os sintomas não desaparecerem em alguns dias, ou se você tiver alguma dúvida, entre em contato com o seu médico.
QUEM PODE RECEBER A VACINA
Atualmente, há suprimentos limitados da vacina COVID-19. Por causa disso, o CDC fez recomendações aos governos estaduais e locais sobre quem deve receber as vacinas primeiro. Exatamente como a vacina é priorizada e distribuída para administração às pessoas será determinada por cada estado. Consulte o departamento de saúde pública local para obter informações em seu estado.
Essas recomendações ajudarão a atingir vários objetivos:
- Reduzir o número de pessoas que morrem por causa do vírus
- Reduza o número de pessoas que adoecem com o vírus
- Ajude a sociedade a continuar funcionando
- Reduzir a carga no sistema de saúde e nas pessoas que são mais afetadas pelo COVID-19
O CDC recomenda que a vacina seja implementada em fases.
A fase 1a inclui os primeiros grupos de pessoas que devem receber a vacina:
- Pessoal de saúde - Inclui qualquer pessoa que possa ter exposição direta ou indireta a pacientes com COVID-19.
- Residentes em instituições de longa permanência, por serem os que mais correm o risco de morrer devido ao COVID-19.
A fase 1b inclui:
- Trabalhadores essenciais da linha de frente, como bombeiros, policiais, professores, trabalhadores de mercearia, funcionários dos Correios dos Estados Unidos, trabalhadores do transporte público e outros
- Pessoas com 75 anos ou mais, porque as pessoas neste grupo correm alto risco de doença, hospitalização e morte por COVID-19
A Fase 1c inclui:
- Pessoas com idades entre 65 a 74 anos
- Pessoas com idades entre 16 e 64 anos com certas condições médicas subjacentes, incluindo câncer, DPOC, síndrome de Down, sistema imunológico fraco, doença cardíaca, doença renal, obesidade, gravidez, tabagismo, diabetes e doença falciforme
- Outros trabalhadores essenciais, incluindo pessoas que trabalham em transporte, serviço de alimentação, saúde pública, construção de moradias, segurança pública e outros
À medida que a vacina se torna amplamente disponível, mais pessoas da população em geral poderão ser vacinadas.
Você pode descobrir mais sobre as recomendações para a implantação da vacina nos Estados Unidos no site do CDC:
Recomendações de lançamento da vacina COVID-19 do CDC - www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/vaccines/recommendations.html
SEGURANÇA DA VACINA
A segurança das vacinas é a principal prioridade, e as vacinas COVID-19 passaram por padrões de segurança rigorosos antes da aprovação.
As vacinas COVID-19 são baseadas em pesquisas e tecnologias que existem há décadas. Como o vírus está disseminado, muitas dezenas de milhares de pessoas estão sendo estudadas para ver se as vacinas funcionam bem e se são seguras. Isso ajudou a permitir que as vacinas fossem desenvolvidas, testadas, estudadas e processadas para uso muito rapidamente. Eles continuam a ser monitorados de perto para garantir que sejam seguros e eficazes.
Houve relatos de algumas pessoas que tiveram uma reação alérgica às vacinas atuais. Portanto, é importante seguir algumas precauções:
- Se você já teve uma reação alérgica grave a qualquer ingrediente de uma vacina COVID-19, não deve tomar uma das vacinas COVID-19 atuais.
- Se você já teve uma reação alérgica imediata (urticária, inchaço, respiração ofegante) a qualquer ingrediente da vacina COVID-19, você não deve tomar uma das vacinas COVID-19 atuais.
- Se você tiver uma reação alérgica grave ou não grave após receber a primeira injeção da vacina COVID-19, você não deve tomar a segunda injeção.
Se já teve uma reação alérgica, mesmo que não grave, a outras vacinas ou terapias injetáveis, pergunte ao seu médico se deve tomar a vacina COVID-19. O seu médico irá ajudá-lo a decidir se é seguro ser vacinado. Seu médico pode encaminhá-lo a um especialista em alergias e imunologia para fornecer mais cuidados ou aconselhamento.
O CDC recomenda que as pessoas ainda possam ser vacinadas se tiverem um histórico de:
- Reações alérgicas graves NÃO relacionadas a vacinas ou medicamentos injetáveis - como alergia a alimentos, animais de estimação, veneno, ambiente ou látex
- Alergias a medicamentos orais ou histórico familiar de reações alérgicas graves
Para saber mais sobre a segurança da vacina COVID-19, acesse o site do CDC:
- Garantindo a segurança da vacina COVID-19 nos Estados Unidos - www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/vaccines/safety.html
- V-Safe After Vaccination Health Checker - www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/vaccines/safety/vsafe.html
- O que fazer se você tiver uma reação alérgica após tomar uma vacina COVID-19 - www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/vaccines/safety/allergic-reaction.html
CONTINUE A SE PROTEGER A SI MESMO E AOS OUTROS DA COVID-19
Mesmo depois de receber as duas doses da vacina, você ainda precisará continuar a usar uma máscara, manter-se a pelo menos 2 metros de distância das outras pessoas e lavar as mãos com frequência.
Os especialistas ainda estão aprendendo como as vacinas COVID-19 fornecem proteção, portanto, precisamos continuar a fazer tudo o que pudermos para impedir a propagação. Por exemplo, não se sabe se uma pessoa vacinada ainda pode espalhar o vírus, mesmo estando protegida contra ele.
Por esta razão, até que mais se saiba, usar vacinas e medidas para proteger outras pessoas é a melhor maneira de permanecer seguro e saudável.
Vacinas para COVID-19; COVID - 19 vacinações; COVID - 19 disparos; Vacinações para COVID - 19; COVID - 19 imunizações; COVID - 19 prevenção - vacinas; vacina de mRNA-COVID
Vacina para o covid-19
Site dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Benefícios de se obter uma vacina COVID-19. www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/vaccines/vaccine-benefits.html. Atualizado em 5 de janeiro de 2021. Acessado em 3 de março de 2021.
Site dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Recomendações de implantação da vacina COVID-19 do CDC. www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/vaccines/recommendations.html. Atualizado em 19 de fevereiro de 2021. Acessado em 3 de março de 2021.
Site dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Diferentes vacinas COVID-19. www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/vaccines/different-vaccines.html. Atualizado em 3 de março de 2021. Acessado em 3 de março de 2021.
Site dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Considerações clínicas provisórias para o uso de vacinas de mRNA COVID-19 atualmente autorizadas nos Estados Unidos. www.cdc.gov/vaccines/covid-19/info-by-product/clinical-considerations.html. Atualizado em 10 de fevereiro de 2021. Acessado em 3 de março de 2021.
Site dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Mitos e fatos sobre as vacinas COVID-19. www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/vaccines/facts.html. Atualizado em 3 de fevereiro de 2021. Acessado em 3 de março de 2021.
Site dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Compreendendo as vacinas de vetor viral COVID-19. www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/vaccines/different-vaccines/viralvector.html. Atualizado em 2 de março de 2021. Acessado em 3 de março de 2021.
Site dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças. O que fazer se você tiver uma reação alérgica após receber a vacina COVID-19. www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/vaccines/safety/allergic-reaction.html. Atualizado em 25 de fevereiro de 2021. Acessado em 3 de março de 2021.