Quando o trabalho de parto começará se você tiver 1 centímetro de dilatação
![Quando o trabalho de parto começará se você tiver 1 centímetro de dilatação - Bem Estar Quando o trabalho de parto começará se você tiver 1 centímetro de dilatação - Bem Estar](https://a.svetzdravlja.org/health/when-labor-will-start-if-youre-1-centimeter-dilated-1.webp)
Contente
- visão global
- O que significa dilatação?
- Dilatação e trabalho de parto
- Outros sinais de trabalho de parto
- Lightening
- Tampão mucoso
- Contrações
- Ruptura de membranas
- Quando ligar para o seu médico
- Trabalho de parto prematuro (antes de 37 semanas)
- Trabalho a termo (37 semanas ou mais)
- O takeaway
visão global
Ao se aproximar da data de vencimento, você deve estar se perguntando quando o trabalho de parto começará. A série de eventos do livro didático geralmente envolve:
- seu colo do útero ficando mais macio, mais fino e aberto
- contrações começando e ficando mais fortes e mais próximas
- sua bolsa estourando
Seu médico pode começar a verificar como você está progredindo em cada exame pré-natal durante o último trimestre. Quando você pode entrar em trabalho de parto se seu médico disser que você já está com 1 centímetro de dilatação? Aqui está o que esperar.
O que significa dilatação?
O colo do útero é a passagem do útero para a vagina. Durante a gravidez, os hormônios em seu corpo causam muitas mudanças.
Uma mudança é que o muco fica mais espesso na abertura do colo do útero, causando um tampão. Isso evita que bactérias e outros patógenos atinjam o bebê em desenvolvimento.
O colo do útero normalmente permanece longo e fechado (cerca de 3 a 4 centímetros de comprimento) até que você se aproxime do dia do parto.
Durante o primeiro estágio do trabalho de parto, o colo do útero começará a abrir (dilatar) e afinar (apagar) para permitir que o bebê se mova pelo canal do parto.
A dilatação começa em 1 centímetro (menos de 1/2 polegada) e vai até 10 centímetros antes que haja espaço suficiente para empurrar seu bebê para o mundo.
Dilatação e trabalho de parto
Você pode não ter sinais ou sintomas de que seu colo do útero começou a dilatar ou apagar. Às vezes, a única maneira de saber é se seu médico examinar seu colo do útero em uma consulta de rotina no final da gravidez ou se você fizer um ultrassom.
O colo do útero das mães pela primeira vez pode permanecer longo e fechado até o dia do parto. As mães que já tiveram um bebê podem ficar dilatadas por semanas até o dia do parto.
As contrações ajudam o colo do útero a dilatar e apagar, desde os estágios iniciais até os 10 centímetros completos. Ainda assim, você pode estar ligeiramente dilatado, sem contrações perceptíveis.
Outros sinais de trabalho de parto
Estar com 1 centímetro de dilatação não significa necessariamente que você entrará em trabalho de parto hoje, amanhã ou mesmo uma semana a partir de agora - mesmo se estiver perto da data prevista. Felizmente, existem outros sinais que você pode observar que podem indicar que seu bebê está a caminho do mundo.
Lightening
Você pode ter ouvido dizer que seu bebê vai cair perto da data prevista. Este processo é chamado de clareamento. Descreve quando seu bebê começa a se acomodar na parte inferior da pelve para se preparar para o parto. O clareamento pode acontecer semanas, dias ou horas antes de você entrar em trabalho de parto.
Tampão mucoso
O colo do útero protege o bebê durante a gravidez, e isso inclui o tampão mucoso. Conforme o colo do útero começa a dilatar, pedaços e pedaços do plug podem começar a cair. Você pode notar muco em sua roupa íntima ao usar o banheiro. A cor pode variar de transparente a rosa ou tingido de sangue. O trabalho de parto pode acontecer no dia em que você vê o tampão mucoso ou vários dias depois.
Contrações
Se você sentir sua barriga apertar e relaxar, você pode estar experimentando contrações práticas (Braxton-Hicks), ou algo real. A chave é cronometrar qualquer aperto que você esteja sentindo. Tempo se eles vierem aleatoriamente ou em intervalos regulares (a cada 5, 10 ou 12 minutos, por exemplo). Normalmente, se essas contrações são infrequentes e indolores, eles praticam as contrações.
Leia mais sobre Braxton-Hicks vs. contrações reais.
Se eles ficarem mais fortes, mais longos e mais próximos e forem acompanhados de cólicas, é uma boa ideia avisar seu médico o que está acontecendo.
Você também pode sentir as contrações começando nas costas e envolvendo o abdômen.
Ruptura de membranas
Um dos sinais de trabalho mais clássicos é a quebra da bolsa. Se isso acontecer, você pode experimentar um grande jato ou gotejamento de fluido. O líquido é normalmente límpido e inodoro.
É importante chamar seu médico se você suspeitar que sua bolsa estourou. Observe a quantidade de líquido que você experimentou e quaisquer sintomas secundários (contrações, dor, sangramento) que você tenha.
Quando ligar para o seu médico
Trabalho de parto prematuro (antes de 37 semanas)
Se você estiver apresentando sangramento ou vazamento de líquido em qualquer momento da gravidez, ligue para o seu médico ou parteira imediatamente.
Também chame seu médico se você estiver tendo contrações frequentes, pressão pélvica ou outros sinais de trabalho de parto semanas (ou meses) antes da data prevista.
Trabalho a termo (37 semanas ou mais)
Informe o seu médico sobre quaisquer sintomas do parto que você esteja enfrentando. Contacte o seu médico se achar que pode ter dilatado precocemente (por exemplo, se perder o tampão mucoso ou tiver secreção com sangue).
Chame seu médico imediatamente se você sentir contrações com menos de três a quatro minutos de intervalo, com duração de 45 a 60 segundos cada.
O takeaway
Ter 1 centímetro de dilatação significa que seu corpo pode estar se preparando para a chegada de seu filho. Infelizmente, não é um indicador confiável de quando todo o processo realmente entrará em ação.
Tente ser paciente, mantenha contato próximo com seu médico e monitore-se para quaisquer outros sintomas do parto. Chame seu médico se notar mudanças que eles não discutiram com você antes.