Autor: Mark Sanchez
Data De Criação: 8 Janeiro 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Blur - Song 2 (Official Music Video)
Vídeo: Blur - Song 2 (Official Music Video)

Contente

O óleo de palma é obtido a partir do fruto da palmeira de óleo.

O óleo de palma é usado para prevenir e tratar a deficiência de vitamina A. Outros usos incluem câncer e pressão alta, mas não há boas evidências científicas para apoiar esses usos.

Como alimento, o óleo de palma é usado para fritar. Também é um ingrediente em muitos alimentos processados. O óleo de palma também é usado na fabricação de cosméticos, sabonetes, pasta de dente, cera e tinta.

Banco de dados abrangente de medicamentos naturais avalia a eficácia com base em evidências científicas de acordo com a seguinte escala: Eficaz, Provavelmente eficaz, Possivelmente eficaz, Possivelmente ineficaz, Provavelmente ineficaz, Ineficaz e Evidência insuficiente para classificar.

As classificações de eficácia para AZEITE DE DENDÊ são como segue:

Provavelmente eficaz para ...

  • Deficiência de vitamina A. A pesquisa mostra que adicionar óleo de palma vermelho às dietas de mulheres grávidas e crianças em países em desenvolvimento reduz a chance de ter pouca vitamina A. Também parece ajudar a aumentar os níveis de vitamina A em quem tem pouca vitamina. O óleo de palma vermelha parece ser tão eficaz quanto tomar um suplemento de vitamina A para prevenir ou tratar baixos níveis de vitamina A. Doses de cerca de 8 gramas ou menos por dia parecem funcionar melhor. Doses mais altas não parecem ter mais benefícios.

Evidência insuficiente para avaliar a eficácia de ...

  • Malária. As primeiras pesquisas sugerem que comer óleo de palma na dieta não parece diminuir os sintomas da malária em crianças menores de 5 anos de idade nos países em desenvolvimento.
  • Câncer.
  • Envenenamento por cianeto.
  • Doenças, como a doença de Alzheimer, que interferem com o pensamento (demência).
  • Endurecimento das artérias (aterosclerose).
  • Doença cardíaca.
  • Pressão alta.
  • Colesterol alto.
  • Obesidade.
  • Outras condições.
Mais evidências são necessárias para avaliar a eficácia do óleo de palma para esses usos.

O óleo de palma contém gorduras saturadas e insaturadas. Alguns tipos de óleo de palma contêm vitamina E e beta-caroteno. Esses tipos de óleo de palma podem ter efeitos antioxidantes.

Quando tomado por via oral: Óleo de palma é PROVÁVELMENTE SEGURO quando tomado em quantidades encontradas nos alimentos. Mas o óleo de palma contém um tipo de gordura que pode aumentar os níveis de colesterol. Portanto, as pessoas devem evitar comer óleo de palma em excesso. Óleo de palma é POSSIVELMENTE SEGURO quando usado como medicamento, a curto prazo. Tomar 9-12 gramas diariamente por até 6 meses parece ser seguro.

Precauções e avisos especiais:

Gravidez e amamentação: Óleo de palma é POSSIVELMENTE SEGURO quando tomado como medicamento durante os últimos 3 meses de gravidez. Não há informações confiáveis ​​o suficiente para saber se o óleo de palma é seguro para uso como medicamento durante a amamentação. Fique do lado seguro e atenha-se a quantidades de alimentos.

Crianças: Óleo de palma é POSSIVELMENTE SEGURO quando tomado por via oral como medicamento. O óleo de palma tem sido usado por até 6 meses em crianças com menos de 5 anos de idade e por até 12 meses em crianças com 5 anos de idade ou mais.

Colesterol alto: O óleo de palma contém um tipo de gordura que pode aumentar os níveis de colesterol. Comer regularmente refeições contendo óleo de palma pode aumentar os níveis de colesterol de lipoproteína de baixa densidade "ruim". Isso pode ser um problema para pessoas que já têm colesterol alto.

Moderado
Seja cauteloso com esta combinação.
Medicamentos que retardam a coagulação do sangue (medicamentos anticoagulantes / antiplaquetários)
O óleo de palma pode aumentar a coagulação do sangue. Tomar óleo de palma junto com medicamentos que retardam a coagulação pode reduzir a eficácia desses medicamentos.

Alguns medicamentos que retardam a coagulação do sangue incluem aspirina, clopidogrel (Plavix), diclofenaco (Voltaren, Cataflam, outros), ibuprofeno (Advil, Motrin, outros), naproxeno (Anaprox, Naprosina, outros), dalteparina (Fragmin), enoxaparina (Lovenox) heparina, varfarina (Coumadin) e outros.
Betacaroteno
O óleo de palma contém beta-caroteno. Há alguma preocupação de que tomar suplementos de beta-caroteno junto com óleo de palma pode resultar em muito beta-caroteno e um risco aumentado de efeitos colaterais prejudiciais.
Vitamina A
O óleo de palma contém beta-caroteno, que é um alicerce da vitamina A. Há alguma preocupação de que tomar um suplemento de vitamina A ou beta-caroteno junto com o óleo de palma pode resultar em vitamina A em excesso e aumentar o risco de efeitos colaterais prejudiciais.
Não há interações conhecidas com alimentos.
As seguintes doses foram estudadas em pesquisas científicas:

ADULTOS

PELA BOCA:
  • Deficiência de vitamina A: Cerca de 7-12 gramas de óleo de palma vermelha por dia foram usados ​​em algumas pesquisas. Algumas evidências mostram que usar 8 gramas de óleo de palma vermelha ou menos por dia é mais benéfico.
CRIANÇAS

PELA BOCA:
  • Deficiência de vitamina A: Até 6 gramas de óleo de palma vermelha por dia em crianças de 5 anos ou menos, e até 9 gramas por dia em crianças com mais de 5 anos de idade, têm sido usados ​​por até 6 meses. Além disso, foram usados ​​14 gramas de óleo de palma vermelho três vezes por semana durante cerca de 9 semanas. Algumas evidências mostram que usar 8 gramas de óleo de palma vermelha ou menos por dia é mais benéfico.
Aceite de Palma, óleo de palma africano, óleo de palma bruto, Elaeis guineensis, Elaeis melanococca, Elaeis oleifera, Huile de Palme, Huile de Palme Brute, Huile de Palme Rouge, Huile de Palmiste, palmeira de óleo, palma, óleo de palma, palma Óleo de caroço, óleo de palma caroteno, Palmier à Huile, óleo de palma vermelha, óleo de palma virgem.

Para saber mais sobre como este artigo foi escrito, consulte o Banco de dados abrangente de medicamentos naturais metodologia.


  1. Singh I, Nair RS, Gan S, Cheong V, Morris A. Uma avaliação do óleo de palma bruto (CPO) e da fração rica em tocotrienol (TRF) do óleo de palma como intensificadores de permeação percutânea usando pele humana de espessura total. Pharm Dev Technol 2019; 24: 448-54. Veja o resumo.
  2. Bronsky J, Campoy C, Embleton N, et al. Óleo de palma e beta-palmitato na fórmula infantil: um documento de posição do Comitê de Nutrição da Sociedade Europeia de Gastroenterologia Pediátrica, Hepatologia e Nutrição (ESPGHAN). J Pediatr Gastroenterol Nutr 2019; 68: 742-60. Veja o resumo.
  3. Loganathan R, Vethakkan SR, Radhakrishnan AK, Razak GA, Kim-Tiu T. Suplementação de oleína de palma vermelha em citocinas, função endotelial e perfil lipídico em indivíduos com excesso de peso central: um ensaio clínico randomizado. Eur J Clin Nutr 2019; 73: 609-16. Veja o resumo.
  4. Wang F, Zhao D, Yang Y, Zhang L. Efeito do consumo de óleo de palma nas concentrações plasmáticas de lipídios relacionadas à doença cardiovascular: uma revisão sistemática e meta-análise. Asia Pac J Clin Nutr 2019; 28: 495-506. Veja o resumo.
  5. Voon PT, Lee ST, Ng TKW, et al. Ingestão de oleína de palma e status lipídico em adultos saudáveis: uma meta-análise. Adv Nutr 2019; 10: 647-59. Veja o resumo.
  6. Dong S, Xia H, Wang F, Sun G. The Effect of Red Palm Oil on Vitamin A Deficiency: A Meta-Analysis of Randomized Controlled Trials. Nutrientes. 2017; 9. Veja o resumo.
  7. Beshel FN, Antai AB, Osim EE. O consumo crônico de três formas de dieta com óleo de palma altera a taxa de filtração glomerular e o fluxo plasmático renal. Gen Physiol Biophys. 2014; 33: 251-6. doi: 10.4149 / gpb_2013069. Epub 2013 em 31 de outubro. Veja o resumo.
  8. Chen BK, Seligman B, Farquhar JW, Goldhaber-Fiebert JD. Análise multinacional do consumo de óleo de palma e mortalidade por doenças cardiovasculares em países em diferentes estágios de desenvolvimento econômico: 1980-1997. Global Health 2011; 7: 45. Veja o resumo.
  9. Sun Y, Neelakantan N, Wu Y, et al. O consumo de óleo de palma aumenta o colesterol LDL em comparação com óleos vegetais com baixo teor de gordura saturada em uma meta-análise de ensaios clínicos. J Nutr 2015; 145: 1549-58. Veja o resumo.
  10. Akanda MJ, Sarker MZ, Ferdosh S, et al. Aplicações de extração com fluido supercrítico (SFE) de óleo de palma e óleo de fontes naturais. Molecules 2012; 17: 1764-94. Veja o resumo.
  11. Lucci P, Borrero M, Ruiz A, et al. Óleo de palma e doenças cardiovasculares: um ensaio randomizado dos efeitos da suplementação de óleo de palma híbrido nos padrões de lipídios do plasma humano. Food Funct 2016; 7: 347-54. Veja o resumo.
  12. Fattore E, Bosetti C, Brighenti F, et al. Marcadores de doenças cardiovasculares relacionados ao óleo de palma e aos lipídios do sangue: uma revisão sistemática e meta-análise de estudos de intervenção dietética. Am J Clin Nutr 2014; 99: 1331-50. Veja o resumo.
  13. Pletcher, J. Intervenções públicas em mercados agrícolas na Malásia: arroz e óleo de palma. Modern Asian Studies 1990; 24: 323-340.
  14. Hinds, E. A. Government policy and the Nigerian palm oil export industry, 1939-49. Journal of African History 1997; 38: 459-478.
  15. Lynn, M. A lucratividade do comércio de óleo de palma do século XIX. African Economic History 1992; 20: 77-97.
  16. Khosla, P. e Hayes, K. C. Pa
  17. Sundram, K., Hayes, K. C. e Siru, O. H. Ambos os alimentos 18: 2 e 16: 0 podem ser necessários para melhorar a proporção de colesterol LDL / HDL sérico em homens normocolesterolêmicos. Journal of Nutritional Biochemistry 1995; 6: 179-187.
  18. Melo, M. D. e Mancini, J. Natural antioxidants from palm fruit (Elaeis guineensis, Jacq). Revista de Farmacia e Bioquímica da Universidade de São Paulo (Brasil) 1989; 258: 147-157.
  19. Kooyenga, D. K., Geller, M., Watkins, T. R., Gapor, A., Diakoumakis, E. e Bierenbaum, M. L. Efeitos antioxidantes do óleo de palma em pacientes com hiperlipidemia e estenose carotídea-2 anos de experiência. Asia Pac.J Clin.Nutr. 1997; 6: 72-75.
  20. Oluba, O. M., Onyeneke, C.E., Ojien, G.C., Eidangbe, G. O., e Orole, R.T. The Internet Journal of Cardiovascular Research 2009; 6
  21. Heber, D., Ashley, J. M., Solares, M. E. e Wang, J. H. Os efeitos de uma dieta enriquecida com óleo de palma nos lípidos e lipoproteínas do plasma em homens jovens saudáveis. Nutrition Research 1992; 12 (Suplemento 1): S53-S59.
  22. Mutalib, MSA, Wahle, KWJ, Duthie, GG, Whiting, P., Peace, H., e Jenkinson, A. Human Studies-The Effect of Dietary Palm Oil, Hydrogenated Rape and Soya Oil on indices of Coronary Heart Disease Risk in Voluntários Escoceses Saudáveis. Nutrition Research 1999; 19: 335.
  23. Narasinga Rao, B. S. Uso potencial de óleo de palma vermelha no combate à deficiência de vitamina A na Índia. Food & Nutrition Bulletin 2000; 21: 202-211.
  24. van Stuijvenberg, M. E. e Benade, A. J. S. Experiência sul-africana com o uso de óleo de palma vermelha para melhorar o status de vitamina A de crianças em escolas primárias. Food & Nutrition Bulletin 2000; 21: 212-221.
  25. Anderson, J. T., Grande, F., e Keys, A. Independence of the effects of colesterol e grau de saturação da gordura na dieta sobre o colesterol sérico no homem. Am J Clin Nutr 1976; 29: 1184-1189. Veja o resumo.
  26. Solomons, N. W. Plantas de fontes de vitamina A e nutrição humana: o óleo de palma vermelha faz o trabalho. Nutr.Rev 1998; 56: 309-311. Veja o resumo.
  27. Muller, H., Jordal, O., Kierulf, P., Kirkhus, B., e Pedersen, J. I. Substituição de óleo de soja parcialmente hidrogenado por óleo de palma em margarina sem efeitos desfavoráveis ​​nas lipoproteínas do soro. Lipids 1998; 33: 879-887. Veja o resumo.
  28. Gouado, I., Mbiapo, T. F., Moundipa, F. P., e Teugwa, M. C. Vitamina A e E status de algumas populações rurais no norte de Camarões. Int J Vitam.Nutr Res 1998; 68: 21-25. Veja o resumo.
  29. Manorama, R., Brahmam, G. N. e Rukmini, C. Óleo de palma vermelha como uma fonte de beta-caroteno para combater a deficiência de vitamina A. Plant Foods Hum.Nutr. 1996; 49: 75-82. Veja o resumo.
  30. Zhang, J., Ping, W., Chunrong, W., Shou, C. X., e Keyou, G. Nonhypercholesterolemic effects of a palm oil diet in Chinese adultos. J Nutr. 1997; 127: 509S-513S. Veja o resumo.
  31. Cater, N. B., Heller, H. J., e Denke, M. A. Comparação dos efeitos de triacilgliceróis de cadeia média, óleo de palma e óleo de girassol com alto ácido oleico em ácidos graxos de triacilglicerol plasmático e concentrações de lipídeos e lipoproteínas em humanos. Am.J Clin.Nutr. 1997; 65: 41-45. Veja o resumo.
  32. de Bosch, N. B., Bosch, V., e Apitz, R. Dietary gordos ácidos em atero-trombogênese: influência da ingestão de óleo de palma. Haemostasis 1996; 26 Suppl 4: 46-54. Veja o resumo.
  33. Enas, E. A. Óleos de cozinha, colesterol e CAD: fatos e mitos. Indian Heart J 1996; 48: 423-427. Veja o resumo.
  34. Zock, P. L., Gerritsen, J., e Katan, M. B. Conservação parcial da posição sn-2 de triglicerídeos dietéticos em lipídeos de plasma em jejum em humanos. Eur J Clin Invest 1996; 26: 141-150. Veja o resumo.
  35. Zock, P. L., de Vries, J. H., e Katan, M. B. Impact of myristic acid versus palmic acid on soro lipid and lipoprotein levels in saudáveis ​​women and men. Arterioscler.Thromb. 1994; 14: 567-575. Veja o resumo.
  36. Sundram, K., Hayes, K. C. e Siru, O. H. O ácido palmítico dietético resulta em colesterol sérico mais baixo do que uma combinação de ácido láurico-mirístico em humanos normolipêmicos. Am J Clin Nutr 1994; 59: 841-846. Veja o resumo.
  37. Tholstrup, T., Marckmann, P., Jespersen, J., Vessby, B., Jart, A., and Sandstrom, B. Efeito sobre os lipídios do sangue, coagulação e fibrinólise de uma gordura rica em ácido mirístico e rica em gordura em ácido palmítico. Am J Clin Nutr 1994; 60: 919-925. Veja o resumo.
  38. Grange, A. O., Santosham, M., Ayodele, A. K., Lesi, F. E., Stallings, R. Y., e Brown, K. H. Avaliação de uma dieta de óleo de milho-feijão-caupi para a gestão dietética de crianças nigerianas com diarreia aquosa aguda. Acta Paediatr. 1994; 83: 825-832. Veja o resumo.
  39. Os ácidos Pronczuk, A., Khosla, P. e Hayes, K. C. Dietary miristico, palmítico e linoléico modulam a colesterolemia em gerbils. FASEB J 1994; 8: 1191-1200. Veja o resumo.
  40. Schwab, U. S., Niskanen, L. K., Maliranta, H. M., Savolainen, M. J., Kesaniemi, Y. A. e Uusitupa, M. I. As dietas enriquecidas com ácido láurico e palmítico têm impacto mínimo nas concentrações de lipídios e lipoproteínas séricas e no metabolismo da glicose em mulheres jovens saudáveis. J Nutr 1995; 125: 466-473. Veja o resumo.
  41. Wardlaw, GM, Snook, JT, Park, S., Patel, PK, Pendley, FC, Lee, MS, e Jandacek, RJ Efeitos relativos em lipídios séricos e apolipoproteínas de uma dieta rica em caprenina em comparação com dietas ricas em óleo de palma / óleo de palmiste ou manteiga. Am.J Clin.Nutr. 1995; 61: 535-542. Veja o resumo.
  42. Zock, P. L., de Vries, J. H., de Fouw, N. J., e Katan, M. B. Distribuição posicional de ácidos graxos em triglicerídeos dietéticos: efeitos nas concentrações de lipoproteína no sangue em jejum em humanos. Am J Clin Nutr 1995; 61: 48-55. Veja o resumo.
  43. Lai, H. C. e Ney, D. M. As frações de óleo de milho, óleo de palma e gordura de manteiga afetam a lipemia pós-prandial e a lipase de lipoproteína em ratos alimentados com refeição. J Nutr 1995; 125: 1536-1545. Veja o resumo.
  44. Dougherty, R. M., Allman, M. A. e Iacono, J. M. Effects of dietas contendo altas ou baixas quantidades de ácido esteárico em frações de lipoproteína plasmática e excreção de ácido graxo fecal de homens. Am J Clin Nutr 1995; 61: 1120-1128. Veja o resumo.
  45. Choudhury, N., Tan, L., e Truswell, A. S. Comparison of palmolein and olive oil: effects on plasma lipids and vitamina E in young adult. Am J Clin Nutr 1995; 61: 1043-1051. Veja o resumo.
  46. Nestel, P. J., Noakes, M., Belling, G. B., McArthur, R., e Clifton, P. M. Effect on plasma lipids of interesterifying a mix of edible óleos. Am J Clin Nutr 1995; 62: 950-955. Veja o resumo.
  47. Binns, C. W., Pust, R. E., e Weinhold, D. W. Palm oil: um estudo piloto de seu uso em um programa de intervenção nutricional. J Trop.Pediatr. 1984; 30: 272-274. Veja o resumo.
  48. Stack, K. M., Churchwell, M. A. e Skinner, R. B., Jr. Xanthoderma: relato de caso e diagnóstico diferencial. Cutis 1988; 41: 100-102. Veja o resumo.
  49. Khosla, P. e Hayes, K. C. A saturação de gordura dietética em macacos rhesus afeta as concentrações de LDL por meio da modulação da produção independente de apolipoproteína B. Biochim.Biophys.Acta 4-24-1991; 1083: 46-56. Veja o resumo.
  50. Cottrell, R. C. Introdução: aspectos nutricionais do óleo de palma. Am.J Clin.Nutr. 1991; 53 (4 Supl): 989S-1009S. Veja o resumo.
  51. Ng, T. K., Hassan, K., Lim, J. B., Lye, M. S., e Ishak, R. Nonhypercholesterolemic effects of a palm-oil diet in Malaysian voluntários. Am J Clin Nutr 1991; 53 (4 Supl): 1015S-1020S. Veja o resumo.
  52. Adam, S. K., Das, S. e Jaarin, K. Um estudo microscópico detalhado das mudanças na aorta do modelo experimental de ratos na pós-menopausa alimentados com óleo de palma repetidamente aquecido. Int J Exp.Pathol. 2009; 90: 321-327. Veja o resumo.
  53. Utarwuthipong, T., Komindr, S., Pakpeankitvatana, V., Songchitsomboon, S., e Thongmuang, N. A concentração de lipoproteína de baixa densidade pequena e densa e alterações de susceptibilidade oxidativa após o consumo de óleo de soja, óleo de farelo de arroz, óleo de palma e misturas farelo de arroz / óleo de palma em mulheres hipercolesterolêmicas. J Int Med Res 2009; 37: 96-104. Veja o resumo.
  54. Ladeia, A. M., Costa-Matos, E., Barata-Passos, R., e Costa, Guimaraes A. Uma dieta rica em óleo de palma pode reduzir os lipídios séricos em indivíduos jovens saudáveis. Nutrition 2008; 24: 11-15. Veja o resumo.
  55. Berry, S. E., Woodward, R., Yeoh, C., Miller, G. J., e Sanders, T. A. Effect of interesterification of triacilglicerol rico em ácido palmítico na resposta pós-prandial de lipídios e fator VII. Lipids 2007; 42: 315-323. Veja o resumo.
  56. Khosla, P. e Hayes, KC Comparação entre os efeitos dos ácidos graxos saturados (16: 0), monoinsaturados (18: 1) e poliinsaturados (18: 2) da dieta sobre o metabolismo das lipoproteínas plasmáticas em macacos cebus e rhesus alimentados sem colesterol dietas. Am J Clin Nutr 1992; 55: 51-62. Veja o resumo.
  57. Zeba, A. N., Martin, Prevel Y., Some, I. T., e Delisle, H. F. O impacto positivo do óleo de palma vermelho nas refeições escolares no status de vitamina A: estudo em Burkina Faso. Nutr J 2006; 5: 17. Veja o resumo.
  58. Vega-Lopez, S., Ausman, L.M., Jalbert, S.M., Erkkila, A.T. e Lichtenstein, A.H. Palm e os óleos de soja parcialmente hidrogenados alteram adversamente os perfis de lipoproteína em comparação com os óleos de soja e canola em indivíduos moderadamente hiperlipidêmicos. Am J Clin Nutr 2006; 84: 54-62. Veja o resumo.
  59. Lietz, G., Mulokozi, G., Henry, J. C., e Tomkins, A. M. Xanthophyll and hydrocarbon carotenid patterns diferem no plasma e no leite materno de mulheres suplementadas com óleo de palma vermelho durante a gravidez e lactação. J Nutr 2006; 136: 1821-1827. Veja o resumo.
  60. Pedersen, J. I., Muller, H., Seljeflot, I., e Kirkhus, B. Óleo de palma versus óleo de soja hidrogenado: efeitos sobre lípidos séricos e variáveis ​​hemostáticas plasmáticas. Asia Pac.J Clin Nutr 2005; 14: 348-357. Veja o resumo.
  61. Ng, TK, Hayes, KC, DeWitt, GF, Jegathesan, M., Satgunasingam, N., Ong, AS e Tan, D. Os ácidos palmítico e oleico dietéticos exercem efeitos semelhantes no colesterol sérico e nos perfis de lipoproteína em homens e mulheres normocolesterolêmicos . J Am Coll.Nutr 1992; 11: 383-390. Veja o resumo.
  62. Sundram, K., Hornstra, G., von Houwelingen, A. C. e Kester, A. D. Replacement of dietary fat with palm oil: effect on human soro lipids, lipoproteins and apolipoproteins. Br.J Nutr. 1992; 68: 677-692. Veja o resumo.
  63. Elson, C. E. óleos tropicais: questões nutricionais e científicas. Crit Rev.Food Sci Nutr 1992; 31 (1-2): 79-102. Veja o resumo.
  64. Bosch, V., Aular, A., Medina, J., Ortiz, N., e Apitz, R. [Alterações nas lipoproteínas plasmáticas após o uso de óleo de palma na dieta de um grupo de adultos saudáveis]. Arch Latinoam.Nutr 2002; 52: 145-150. Veja o resumo.
  65. Hallebeek, J. M. e Beynen, A. C. The plasma level of triacilgliceróis em cavalos alimentados com dietas ricas em gordura contendo óleo de soja ou óleo de palma. J Anim Physiol Anim Nutr (Berl) 2002; 86 (3-4): 111-116. Veja o resumo.
  66. Montoya, MT, Porres, A., Serrano, S., Fruchart, JC, Mata, P., Gerique, JA e Castro, GR Saturação de ácidos graxos da dieta e concentrações de lipídios plasmáticos, concentrações de partículas de lipoproteína e capacidade de efluxo de colesterol . Am J Clin Nutr 2002; 75: 484-491. Veja o resumo.
  67. Schlierf, G., Jessel, S., Ohm, J., Heuck, CC, Klose, G., Oster, P., Schellenberg, B., e Weizel, A. Acute dietary effects on plasma lipids, lipoproteins and lipolytic enzimas em machos normais saudáveis. Eur J Clin Invest 1979; 9: 319-325. Veja o resumo.
  68. Sivan, YS, Jayakumar, YA, Arumughan, C., Sundaresan, A., Balachandran, C., Job, J., Deepa, SS, Shihina, SL, Damodaran, M., Soman, CR, Raman, Kutty, V e Sankara, Sarma P. Impact of beta-carotene suplementation through red palm. J Trop.Pediatr 2001; 47: 67-72. Veja o resumo.
  69. Canfield, L.M., Kaminsky, R.G., Taren, D.L., Shaw, E. e Sander, J.K. O óleo de palma vermelha na dieta materna aumenta os carotenóides pró-vitamina A no leite materno e no soro da díade mãe-bebê. Eur J Nutr 2001; 40: 30-38. Veja o resumo.
  70. van Stuijvenberg, ME, Faber, M., Dhansay, MA, Lombard, CJ, Vorster, N. e Benade, AJ Óleo de palma vermelha como fonte de beta-caroteno em um biscoito escolar usado para tratar a deficiência de vitamina A na escola primária crianças. Int.J.Food Sci.Nutr. 2000; 51 Supl: S43-S50. Veja o resumo.
  71. van Jaarsveld, P. J., Smuts, C. M., Tichelaar, H. Y., Kruger, M., e Benade, A. J. Effect of palm oil on plasma lipoprotein concentrações and plasma low density lipoprotein composition in non-human primatas. Int J Food Sci Nutr. 2000; 51 Supl: S21-S30. Veja o resumo.
  72. Muller, H., Seljeflot, I., Solvoll, K. e Pedersen, J. I. O óleo de soja parcialmente hidrogenado reduz a atividade pós-prandial do t-PA em comparação com o óleo de palma. Atherosclerosis 2001; 155: 467-476. Veja o resumo.
  73. Nielsen, N. S., Marckmann, P., e Hoy, C. Efeito da qualidade da gordura da refeição na resistência à oxidação de partículas de VLDL e LDL pós-prandiais e nível de triacilglicerol no plasma. Br J Nutr 2000; 84: 855-863. Veja o resumo.
  74. Cater, N. B. e Denke, M. A. O ácido behenic é um ácido graxo saturado que aumenta o colesterol em humanos. Am J Clin Nutr 2001; 73: 41-44. Veja o resumo.
  75. Nestel, P. e Trumbo, P. O papel dos carotenóides pró-vitamina A na prevenção e controle da deficiência de vitamina A. Arch Latinoam.Nutr 1999; 49 (3 Suplemento 1): 26S-33S. Veja o resumo.
  76. Kritchevsky, D., Tepper, S.A., Chen, S.C., Meijer, G. W., e Krauss, R.M. Cholesterol vehicle in experimental atherosclerosis. 23. Efeitos de triglicerídeos sintéticos específicos. Lipids 2000; 35: 621-625. Veja o resumo.
  77. Jensen, J., Bysted, A., Dawids, S., Hermansen, K., e Holmer, G. O efeito do óleo de palma, banha de porco e margarina folhada nas respostas pós-prandiais de lipídios e hormônios em pessoas com peso normal e obesos mulheres jovens. Br.J Nutr. 1999; 82: 469-479. Veja o resumo.
  78. Ebong, P. E., Owu, D. U., e Isong, E. U. Influence of palm oil (Elaesis guineensis) on health. Plant Foods Hum.Nutr. 1999; 53: 209-222. Veja o resumo.
  79. Filteau, S.M., Lietz, G., Mulokozi, G., Bilotta, S., Henry, C.J. e Tomkins, A.M. Milk cytokines and subclinical breast inflammation in Tanzanian women: effects of dietary red palm oil or girassol oil oil. Immunology 1999; 97: 595-600. Veja o resumo.
  80. Cantwell, M. M., Flynn, M. A., e Gibney, M. J. Efeito pós-prandial agudo de óleo de peixe hidrogenado, óleo de palma e banha no colesterol plasmático, triacilglicerol e metabolismo de ácidos graxos não esterificados em homens normocolesterolêmicos. Br J Nutr 2006; 95: 787-794. Veja o resumo.
  81. Sivan, YS, Alwin, Jayakumar Y., Arumughan, C., Sundaresan, A., Jayalekshmy, A., Suja, KP, Soban Kumar, DR, Deepa, SS, Damodaran, M., Soman, CR, Raman, Kutty , V e Sankara, Sarma P. Impacto da suplementação de vitamina A por meio de diferentes dosagens de óleo de palma vermelha e palmitato de retinol em crianças pré-escolares. J.Trop.Pediatr. 2002; 48: 24-28. Veja o resumo.
  82. van Stuijvenberg, ME, Dhansay, MA, Lombard, CJ, Faber, M., e Benade, AJ O efeito de um biscoito com óleo de palma vermelho como fonte de beta-caroteno no status de vitamina A de crianças do ensino fundamental: uma comparação com beta-caroteno de uma fonte sintética em um ensaio clínico randomizado. Eur.J.Clin.Nutr. 2001; 55: 657-662. Veja o resumo.
  83. Wilson TA, Nicolosi RJ, Kotyla T, et al. Diferentes preparações de óleo reduzem as concentrações de colesterol no plasma e o acúmulo de colesterol aórtico em comparação com o óleo de coco em hamsters hipercolesterolêmicos. J Biochem 2005; 16: 633-40. Veja o resumo.
  84. Bester DJ, van Rooyen J, du Toit EF, et al. O óleo de palma vermelha protege contra as consequências do estresse oxidativo quando complementado com dietas dislipidêmicas. Med Tech SA 2006; 20: 3-10.
  85. Esterhuyse AJ, du Toit EF, Benade AJS, et al. O óleo de palma vermelha na dieta melhora a função cardíaca de reperfusão no coração de rato perfundido isolado de animais alimentados com uma dieta rica em colesterol. Prostaglandins Leukot Essent Fatty Acids 2005; 72: 153-61. Veja o resumo.
  86. Esterhuyse JS, van Rooyen J, Strijdom H, et al. Mecanismos propostos para a cardioproteção induzida pelo óleo de palma vermelha em um modelo de hiperlipidemia no rato. Prostaglandins Leukot Essent Fatty Acids 2006; 75: 375-84. Veja o resumo.
  87. Oguntibeju OO, Esterhuyse AJ, Truter EJ. Óleo de palma vermelha: papel nutricional, fisiológico e terapêutico na melhoria do bem-estar e qualidade de vida humana. Br J Biomed Sci 2009; 66: 216-22. Veja o resumo.
  88. Tholstrup T, Marckmann P, Jespersen J, Sandstrom B. A gordura rica em ácido esteárico afeta favoravelmente os lipídios do sangue e a atividade coagulante do fator VII em comparação com as gorduras ricas em ácido palmítico ou ricas em ácidos mirístico e láurico. Am J Clin Nutr 1994; 59: 371-7. Veja o resumo.
  89. Denke MA, Grundy SM. Comparação dos efeitos do ácido láurico e do ácido palmítico nos lipídios e lipoproteínas plasmáticas. Am J Clin Nutr 1992; 56: 895-8. Veja o resumo.
  90. Olmedilla B, Granado F, Southon S, et al. Um estudo europeu multicêntrico de suplementação controlado por placebo com alfa-tocoferol, óleo de palma rico em caroteno, luteína ou licopeno: análise das respostas séricas. Clin Sci (Lond) 2002; 102: 447-56. Veja o resumo.
  91. Ng MH, Choo YM, Ma AN, et al. Separação da vitamina E (tocoferol, tocotrienol, tocomonoenol) no óleo de palma. Lipids 2004; 39: 1031-5. Veja o resumo.
  92. Soelaiman IN, Ahmad NS, Khalid BA. A mistura de óleo de palma tocotrienol é melhor do que o acetato de alfa-tocoferol na proteção dos ossos contra a elevação induzida por radicais livres de citocinas de reabsorção óssea. Asia Pac J Clin Nutr 2004; 13: S111. Veja o resumo.
  93. Tiahou G, Maire B, Dupuy A, et al. Ausência de estresse oxidativo em uma área com deficiência de selênio na Costa do Marfim - potencial papel antioxidante nutricional do óleo de palma bruto. Eur J Nutr 2004; 43: 367-74. Veja o resumo.
  94. Agarwal MK, Agarwal ML, Athar M, Gupta S. A fração rica em tocotrienol do óleo de palma ativa p53, modula a razão Bax / Bcl2 e induz a apoptose independente da associação do ciclo celular. Cell Cycle 2004; 3; 205-11. Veja o resumo.
  95. Nesaretnam K., Ambra R., Selvaduray KR, et al. Fração rica em tocotrienol do óleo de palma e expressão gênica em células de câncer de mama humano. Ann N Y Acad Sci 2004; 1031: 143-57. Veja o resumo.
  96. Nesaretnam K., Ambra R., Selvaduray KR, et al. A fração rica em tocotrienol do óleo de palma afeta a expressão gênica em tumores resultantes da inoculação de células MCF-7 em camundongos atímicos. Lipids 2004; 39: 459-67. Veja o resumo.
  97. Nafeeza MI, Fauzee AM, Kamsiah J, Gapor MT. Efeitos comparativos de uma fração rica em tocotrienol e tocoferol em lesões gástricas induzidas por aspirina em ratos. Asia Pac J Clin Nutr 2002; 11: 309-13. Veja o resumo.
  98. Nesaretnam K, Radhakrishnan A, Selvaduray KR, et al. Efeito do caroteno de óleo de palma na tumorigenicidade do câncer de mama em camundongos nus. Lipids 2002; 37: 557-60. Veja o resumo.
  99. Ghosh S, An D, Pulinilkunnil T, et al. Papel dos ácidos graxos na dieta e da hiperglicemia aguda na modulação da morte celular cardíaca. Nutrition 2004; 20: 916-23. Veja o resumo.
  100. Jaarin K, Gapor MT, Nafeeza MI, Fauzee AM. Efeito de várias doses de vitamina E da palma e tocoferol nas lesões gástricas induzidas por aspirina em ratos. Int J Exp Pathol 2002; 83: 295-302. Veja o resumo.
  101. Esterhuyse AJ, du Toit EF, Benade AJ, van Rooyen J. O óleo de palma vermelha na dieta melhora a função cardíaca de reperfusão no coração de rato perfundido isolado de animais alimentados com uma dieta rica em colesterol. Prostaglandins Leukot Essent Fatty Acids 2005; 72: 153-61. Veja o resumo.
  102. Narang D, Sood S, Thomas MK, et al. Efeito do óleo de oleína de palma na dieta sobre o estresse oxidativo associado à lesão de reperfusão isquêmica em coração isolado de rato. BMC Pharmacol 2004; 4: 29. Veja o resumo.
  103. Águila MB, Sá Silva SP, Pinheiro AR, Mandarim-de-Lacerda CA. Efeitos da ingestão prolongada de óleos comestíveis na hipertensão e remodelação miocárdica e aórtica em ratos espontaneamente hipertensos. J Hypertens 2004; 22: 921-9. Veja o resumo.
  104. Aguila MB, Pinheiro AR, Mandarim-de-Lacerda CA. Ratos espontaneamente hipertensos, atenuação da perda de cardiomiócitos do ventrículo esquerdo através da ingestão de diferentes óleos comestíveis a longo prazo. Int J Cardiol 2005; 100: 461-6. Veja o resumo.
  105. Ganafa AA, Socci RR, Eatman D, et al. Efeito do óleo de palma na hipertensão induzida por estresse oxidativo em ratos Sprague-Dawley. Am J Hypertens 2002; 15: 725-31. Veja o resumo.
  106. Sanchez-Muniz FJ, Oubina P, Rodenas S, et al. Agregação plaquetária, produção de tromboxano e proporção trombogênica em mulheres na pós-menopausa que consomem óleo de girassol com alto teor de ácido oleico ou palmoleína. Eur J Nutr 2003: 42: 299-306. Veja o resumo.
  107. Kritchevsky D, Tepper SA, Czarnecki SK, Sundram K. Red palm oil in experimental atherosclerosis. Asia Pac J Clin Nutr 2002; 11: S433-7. Veja o resumo.
  108. Jackson KG, Wolstencroft EJ, Bateman PA, et al. Maior enriquecimento de lipoproteínas ricas em triacilglicerol com apolipoproteínas E e C-III após refeições ricas em ácidos graxos saturados do que após refeições ricas em ácidos graxos insaturados. Am J Clin Nutr 2005; 81: 25-34. Veja o resumo.
  109. Cooper KA, Adelekan DA, Esimai AO, et al. Ausência de influência do óleo de palma vermelha na gravidade da infecção por malária em crianças pré-escolares nigerianas. Trans R Soc Trop Med Hyg 2002; 96; 216-23. Veja o resumo.
  110. Clandinin MT, Larsen B, Van Aerde J. Mineralização óssea reduzida em bebês alimentados com fórmula contendo oleína de palma: um estudo prospectivo, duplo-cego, randomizado. Pediatrics 2004; 114: 899-900. Veja o resumo.
  111. Lietz G, Henry CJ, Mulokozi G, et al. Comparação dos efeitos da suplementação com óleo de palma vermelha e óleo de girassol sobre o status de vitamina A materno. Am J Clin Nutr 2001; 74: 501-9. Veja o resumo.
  112. Zagre NM, Delpeuch F, Traissac P, Delisle H. Óleo de palma vermelha como fonte de vitamina A para mães e crianças: impacto de um projeto piloto em Burkina Faso. Public Health Nutr 2003; 6: 733-42. Veja o resumo.
  113. Radhika MS, Bhaskaram P, Balakrishna N, Ramalakshmi BA. Suplementação de óleo de palma vermelha: uma abordagem viável baseada na dieta para melhorar o status de vitamina A de mulheres grávidas e seus bebês. Food Nutr Bull 2003; 24: 208-17. Veja o resumo.
  114. Scholtz SC, Pieters M, Oosthuizen W, et al. O efeito da oleína de palma vermelha e oleína de palma refinada em lipídios e fatores hemostáticos em indivíduos hiperfibrinogenaêmicos. Thromb Res 2004; 113: 13-25. Veja o resumo.
  115. Zhang J, Wang CR, Xue AN, Ge KY. Efeitos do óleo de palma vermelha nos níveis séricos de lipídios e carotenóides plasmáticos em adultos chineses do sexo masculino. Biomed Environ Sci 2003; 16: 348-54. Veja o resumo.
  116. Bautista LE, Herran OF, Serrano C. Efeitos do óleo de palma e colesterol da dieta nas lipoproteínas plasmáticas: resultados de um estudo cruzado da dieta em indivíduos de vida livre. Eur J Clin Nutr 2001; 55: 748-54. Veja o resumo.
  117. Solomons NW, Orozco M. Alívio da deficiência de vitamina A com frutos de palma e seus produtos. Asia Pac J Clin Nutr 2003; 12: 373-84. Veja o resumo.
  118. Benade AJ. Um local para o óleo de palma para eliminar a deficiência de vitamina A. Asia Pac J Clin Nutr 2003; 12: 369-72. Veja o resumo.
  119. Sundram K, Sambanthamurthi R, Tan YA. Química e nutrição do fruto da palma. Asia Pac J Clin Nutr 2003; 12: 369-72. Veja o resumo.
  120. Wattanapenpaiboon N, Wahlqvist MW. Deficiência de fitonutrientes: o lugar da fruta da palma. Asia Pac J Clin Nutr 2003; 12: 363-8. Veja o resumo.
  121. Atinmo T, Bakre AT. A fruta da palma na cultura tradicional africana. Asia Pac J Clin Nutr 2003; 12: 350-4. Veja o resumo.
  122. Ong AS, Goh SH. Óleo de palma: um componente alimentar saudável e de baixo custo. Food Nutr Bull 2002; 23; 11-22. Veja o resumo.
  123. Edem DO. Óleo de palma: aspectos bioquímicos, fisiológicos, nutricionais, hematológicos e toxicológicos: uma revisão. Plant Foods Hum Nutr 2002; 57: 319-41. Veja o resumo.
  124. Tomeo AC, Geller M., Watkins TR, et al. Efeitos antioxidantes dos tocotrienóis em pacientes com hiperlipidemia e estenose carotídea. Lipids 1995; 30: 1179-83. Veja o resumo.
  125. Qureshi AA, Qureshi N, Wright JJ, et al. Redução do colesterol sérico em humanos hipercolesterolêmicos por tocotrienóis (palmvitee). Am J Clin Nutr 1991; 53: 1021S-6S. Veja o resumo.
Última revisão - 18/11/2020

Recomendado

Como o fato de ser um policial me ensinou a valorizar meu corpo forte e curvilíneo

Como o fato de ser um policial me ensinou a valorizar meu corpo forte e curvilíneo

Cre cendo, Cri tina DiPiazza teve muita experiência com dieta . Graça a uma vida domé tica caótica (ela diz que foi criada em uma família onde o abu o fí ico, verbal e p ...
Os melhores novos exercícios e aulas de ginástica

Os melhores novos exercícios e aulas de ginástica

Bootcamp internoOnde tentamo : Barry' Bootcamp NYCMedidor de uor: 7Medidor de diver ão: 6Medidor de dificuldade: 6Você nunca vai ficar entediado com e te bootcamp coberto de alta energia...