De 14 meses de idade, não anda: você deve se preocupar?
Contente
- visão global
- Você deve se preocupar se seu bebê não estiver andando?
- Como os bebês aprendem a andar?
- Como ajudar seu bebê a andar
- Quando ver um médico
visão global
Seu bebê atingirá muitos marcos de desenvolvimento durante o primeiro ano de vida. Isso inclui aprender a segurar a mamadeira, rolar, engatinhar, sentar e, eventualmente, andar sem ajuda.
Se você leu livros sobre desenvolvimento infantil, ou se tem outros filhos, pode esperar que seu bebê dê os primeiros passos em algum lugar entre 10 e 12 meses. Portanto, se seu bebê não começar a andar aos 14 meses, você pode se preocupar.
É importante lembrar que os bebês se desenvolvem e alcançam marcos em diferentes idades. O fato de seu bebê não estar andando aos 14 meses nem sempre indica um problema.
Você deve se preocupar se seu bebê não estiver andando?
Se seu bebê não anda aos 14 meses, suas preocupações são compreensíveis. Você quer que seu filho alcance marcos históricos e não quer que seu bebê fique atrás de outras crianças da mesma idade. Mas um bebê incapaz de andar aos 14 meses geralmente não é indicativo de um problema. Enquanto alguns bebês começam a andar antes dos 12 meses, outros não andam antes dos 16 ou 17 meses.
Para determinar se a incapacidade de seu bebê de andar é motivo de preocupação, considere o quadro geral. Por exemplo, embora seu bebê não consiga andar aos 14 meses, você pode perceber que ele é capaz de realizar outras habilidades motoras sem problemas, como ficar sozinho, puxar os móveis e saltar para cima e para baixo.
Estes são sinais de que as habilidades motoras do seu bebê estão se desenvolvendo. Portanto, você poderá testemunhar seus primeiros passos em breve. Continue monitorando o progresso do seu bebê. Se seu bebê não anda aos 18 meses, converse com seu médico.
Você também deve falar com seu médico se sentir que as habilidades motoras de seu bebê não estão se desenvolvendo adequadamente. Esse pode ser o caso se seu filho de 14 meses não for capaz de se levantar, se levantar ou pular.
Também é importante perceber que alguns bebês nascidos prematuramente começam a andar mais tarde do que crianças da mesma idade. Se o seu bebê era prematuro, não entre imediatamente em pânico com a incapacidade de andar. Use a idade ajustada de seu filho ao monitorar marcos de desenvolvimento. A idade ajustada é baseada na data de vencimento original do seu bebê.
Se você tem um filho de 14 meses, mas deu à luz três meses antes, a idade ajustada do seu bebê é 11 meses. Nesse caso, o bebê pode levar mais dois a três meses para aprender a se equilibrar e andar, o que é normal. Não se preocupe. Muito provavelmente, seu bebê vai alcançá-lo.
Como os bebês aprendem a andar?
Os bebês aprendem a andar gradualmente à medida que ficam maiores e os músculos das pernas ficam mais fortes. Por causa dos músculos fracos, as pernas de um recém-nascido não conseguem suportar seu peso. Normalmente, os bebês começam a engatinhar ou engatinhar por volta dos 7 meses de idade. Por volta dessa idade, eles também começam a pular para cima e para baixo enquanto são mantidos em pé. Esta ação ajuda a fortalecer os músculos das pernas do seu bebê na preparação para os primeiros passos.
Por volta dos 8 aos 9 meses de idade, seu bebê pode começar a puxar objetos, como cadeiras e mesas. Alguns bebês até levantam e abaixam os pés enquanto seguram um objeto, como se estivessem prestes a andar.
Caminhar envolve equilíbrio e confiança. Seu bebê não apenas aprende a se levantar sozinho, mas também o desafio de aprender a coordenar os passos sem cair. Isso leva tempo.
Como os bebês desenvolvem força nas pernas em diferentes idades, é normal que alguns bebês andem mais cedo do que outros. Alguns bebês dão os primeiros passos aos 9 ou 10 meses.
Como ajudar seu bebê a andar
Alguns bebês que não começam a andar aos 14 meses simplesmente precisam de mais prática. Para ajudar os bebês a dar os primeiros passos, os pais e responsáveis podem ficar no chão e segurar suas mãos enquanto estão em pé. Guie lentamente o bebê pelo chão. Este exercício ensina os bebês a levantar as pernas e mover-se pela sala. Também ajuda os bebês a desenvolver músculos das pernas mais fortes e melhora o equilíbrio.
Como pai, você pode sentir uma necessidade natural de segurar ou carregar seu bebê enquanto está em casa. Mas quanto mais tempo de chão seu bebê recebe, mais oportunidade ele tem de se movimentar e andar sozinho. Permita que seu bebê se movimente, engatinhe e puxe o mais rápido possível.
Os andadores para bebês costumam ser usados como ferramenta de ensino para bebês que estão aprendendo a andar. Mas essas não são uma escolha segura. Surpreendentemente, os andadores de bebês podem atrasar a caminhada dos bebês. Alguns bebês também se machucaram como resultado de andar. Você pode considerar o uso de um brinquedo de empurrar, mas você deve sempre supervisionar seu bebê com eles para se certificar de que não tombe.
Alguns pais também acham que colocar sapatos nos pés dos bebês pode ajudá-los a andar mais rápido. A verdade é que os sapatos muitas vezes tornam mais difícil para os bebês dar os primeiros passos. Sapatos são recomendados para caminhadas ao ar livre, mas muitos bebês aprendem a andar mais rápido quando estão descalços dentro de casa.
Ao ajudar seu bebê a aprender a andar, certifique-se de criar um ambiente seguro dentro de casa. Isso inclui a remoção de tapetes que podem fazer seu bebê tropeçar e causar ferimentos. Você também pode instalar portas de segurança perto de escadas e remover mesas ou prateleiras com arestas vivas.
Quando ver um médico
Embora você não deva entrar em pânico se seu bebê anda atrasado, não há mal nenhum em falar com seu médico se seu bebê não estiver andando por 1 1/2, ou antes, se você suspeitar de um problema. Às vezes, o atraso na caminhada é causado por um problema nos pés ou nas pernas, como displasia do desenvolvimento do quadril, raquitismo (amolecimento ou enfraquecimento dos ossos) ou condições que afetam o tônus muscular, como paralisia cerebral e distrofia muscular. Verifique com seu médico se seu bebê parece mancar ou se as pernas parecem fracas ou desiguais.
Lembre-se de que não há duas crianças iguais, então não compare o progresso de seu bebê com o de outras crianças, ou fique ansioso demais se seu bebê não andar até os 14 meses. Quando se trata de caminhar, algumas crianças aprendem devagar - mas não ficam muito para trás.