2 exercícios fáceis para prevenir a dor nos pés (ou pior)
Contente
Quando você planeja um treino, provavelmente pensa em atingir todos os seus principais músculos. Mas você pode estar ignorando um grupo super-crucial: os pequenos músculos em seu pé que controlam como ele funciona. E se você caminhar, correr ou nadar, você precisa que os músculos sejam fortes para se exercitar adequadamente, diz o médico de medicina esportiva Jordan Metzl, M.D., autor de Dr. Jordan Metzl's Running Strong.
Os pés fracos ficam doloridos, cansados e machucados ... fazendo você diminuir seu treino antes que o resto de você (pulmões, pernas, etc.) se sinta pronto para parar, diz Metzl. E se você tem dor na canela, dores nas canelas ou fascite plantar, você definitivamente deveria prestar mais atenção aos seus dedos dos pés.
Se isso soa como você, algum fortalecimento do pé é necessário. Mas, uma vez que você não pode exatamente levantar halteres com os dedos dos pés, Metzl sugere estes dois movimentos para seus pacientes:
1. Tire os sapatos. Quando estiver em casa, ande descalço tanto quanto possível. Parece bastante simples, mas Metzl diz que isso ajudará a fortalecer seus músculos sem nenhum trabalho extra.
2. Jogue bolinhas de gude. Se você tiver uma lesão no pé, esta é especialmente útil para recuperar a força. Pegue um saco de bolinhas de gude e derrame-as no chão. Em seguida, usando os dedos dos pés, pegue-os um de cada vez e jogue-os no pote. Continue até ficar cansado, repita todos os dias e, em algumas semanas, você obterá ganhos de força significativos.
Quanto aos seus outros exercícios, Metzl diz que não há necessidade de fazer uma pausa enquanto aumenta a força do pé, com uma exceção: se a dor mudar a maneira como você corre, relaxe até que você consiga recuperar a forma adequada.