Lipase
Autor:
Sara Rhodes
Data De Criação:
13 Fevereiro 2021
Data De Atualização:
23 Novembro 2024
Contente
A lipase é um composto envolvido na quebra das gorduras durante a digestão. Pode ser encontrada em muitas plantas, animais, bactérias e fungos. Algumas pessoas usam a lipase como medicamento.A lipase é mais comumente usada para indigestão (dispepsia), azia e outros problemas gastrointestinais, mas não há boas evidências científicas para apoiar esses usos.
Não confunda lipase com produtos de enzimas pancreáticas. Os produtos de enzimas pancreáticas contêm vários ingredientes, incluindo lipase. Alguns desses produtos são aprovados pelo FDA dos EUA para problemas de digestão devido a um distúrbio do pâncreas (insuficiência pancreática).
Banco de dados abrangente de medicamentos naturais avalia a eficácia com base em evidências científicas de acordo com a seguinte escala: Eficaz, Provavelmente eficaz, Possivelmente eficaz, Possivelmente ineficaz, Provavelmente ineficaz, Ineficaz e Evidência insuficiente para classificar.
As classificações de eficácia para LIPASE são como segue:
Evidência insuficiente para avaliar a eficácia de ...
- Indigestão (dispepsia). Algumas evidências iniciais mostram que tomar lipase não reduz o desconforto gástrico em pessoas que têm indigestão após comer uma refeição rica em gordura.
- Crescimento e desenvolvimento em bebês prematuros. O leite materno contém lipase. Mas o leite materno e a fórmula infantil doados não contêm lipase. Pesquisas anteriores mostram que adicionar lipase a esses produtos não ajuda a maioria dos bebês prematuros a crescer mais rápido. Pode ajudar a aumentar o crescimento dos bebês menores. Mas os efeitos colaterais como gases, cólicas, dor de estômago e sangramento também podem ser aumentados.
- Doença celíaca.
- Doença de Crohn.
- Azia.
- Fibrose cística.
- Outras condições.
A lipase parece funcionar quebrando a gordura em pedaços menores, tornando a digestão mais fácil.
Quando tomado por via oral: Não há informações confiáveis o suficiente para saber se a lipase é segura ou quais podem ser os efeitos colaterais.
Precauções e avisos especiais:
Gravidez e amamentação: Não há informações confiáveis o suficiente para saber se a lipase é segura para uso durante a gravidez ou amamentação. Fique do lado seguro e evite o uso.Crianças: Uma forma específica de lipase, chamada lipase estimulada por sais biliares, é POSSIVELMENTE INSEGURO em bebês prematuros quando adicionado à fórmula. Pode aumentar os efeitos colaterais no intestino. Não há informações confiáveis o suficiente para saber se outras formas de lipase são seguras em bebês ou crianças ou quais podem ser os efeitos colaterais.
- Não se sabe se este produto interage com algum medicamento.
Antes de tomar este produto, converse com seu profissional de saúde se você toma algum medicamento.
- Não há interações conhecidas com ervas e suplementos.
- Não há interações conhecidas com alimentos.
Para saber mais sobre como este artigo foi escrito, consulte o Banco de dados abrangente de medicamentos naturais metodologia.
- Casper C, Hascoet JM, Ertl T, et al. Lipase estimulada por sais biliares recombinantes na alimentação de bebês prematuros: um estudo de fase 3 randomizado. PLoS One. 2016; 11: e0156071. Veja o resumo.
- Levine ME, Koch SY, Koch KL. A suplementação de lipase antes de uma refeição rica em gordura reduz a percepção de saciedade em indivíduos saudáveis. Gut Liver. 2015; 9: 464-9. Veja o resumo.
- Stern RC, Eisenberg JD, Wagener JS, et al. Uma comparação da eficácia e tolerância da pancrelipase e do placebo no tratamento da esteatorreia em pacientes com fibrose cística com insuficiência pancreática exócrina clínica. Am J Gastroenterol 2000; 95: 1932-8. Veja o resumo.
- Owen G, Peters TJ, Dawson S, Goodchild MC. Dosagem de suplemento de enzimas pancreáticas na fibrose cística. Lancet 1991; 338: 1153.
- Thomson M., Clague A, Cleghorn GJ, Shepherd RW. Estudos comparativos in vitro e in vivo de preparações de pancrelipase com revestimento entérico para insuficiência pancreática. J Pediatr Gastroenterol Nutr 1993; 17: 407-13. Veja o resumo.
- Tursi JM, Phair PG, Barnes GL. Fontes vegetais de lipases estáveis em ácido: potencial terapia para fibrose cística. J Paediatr Child Health 1994; 30: 539-43. Veja o resumo.