36 semanas de gravidez: sintomas, dicas e muito mais
Contente
- Mudanças em seu corpo
- Seu bebê
- Desenvolvimento de gêmeos na semana 36
- Sintomas de gravidez de 36 semanas
- Seios vazando
- Contrações
- Coisas a fazer esta semana para uma gravidez saudável
- Escolha seu pediatra
- Faça uma mala de parto
- Quando chamar o médico
- Você completou 36 semanas!
visão global
Você completou 36 semanas! Mesmo que os sintomas da gravidez a estejam deixando para baixo, como correr para o banheiro a cada 30 minutos ou sentir-se constantemente cansada, tente aproveitar este último mês de gravidez. Mesmo se você planeja ter uma gravidez futura, ou se esta não for a primeira, cada gravidez é única, então você deve tentar valorizar cada momento dela. Continue lendo para saber mais sobre o que esperar esta semana.
Mudanças em seu corpo
Parece que não há mais espaço na pousada para bebês? Pode parecer assim, mas seu bebê continuará a crescer até que chegue a data do parto, uma data que só ele conhece, o que provavelmente está deixando você louca de incerteza.
Sempre que se sentir cansada com a gravidez, lembre-se de que seu bebê se beneficiará com cada momento que passar em seu útero. A partir da próxima semana, seu bebê será considerado prematuro, de acordo com o American College of Obstetricians and Gynecologists. O período completo agora é considerado 40 semanas. Tente aproveitar essas últimas semanas especiais de sua gravidez. Seu bebê estará aqui antes que você perceba.
Você está, sem dúvida, exausto de carregar sua barriga crescendo e provavelmente está cansado de preocupação. Mesmo que esta não seja sua primeira gravidez, cada gravidez e cada bebê são diferentes, então sentir-se um pouco ansioso com o desconhecido é perfeitamente normal. Se você achar que sua ansiedade está afetando sua vida diária ou seus relacionamentos, converse com seu médico na próxima consulta.
Seu bebê
Com cerca de 45 centímetros de comprimento, com 36 semanas seu bebê pesa entre 2,5 e 6 libras. Em breve, seu médico provavelmente verificará se seu bebê está se preparando para o parto.
Para verificar isso, seu médico irá verificar se a cabeça do seu bebê está abaixada pelo colo do útero. Seu bebê deve se mover para esta posição por volta da 36 semanas, mas não se preocupe se ele ainda não tiver virado. A maioria dos bebês se virará em direção ao canal do parto nas últimas semanas de gravidez, mas 1 em cada 25 gestações permanecerá pélvica ou com os pés virados primeiro.A apresentação pélvica é sempre de alto risco e a maioria dos casos resulta em parto cesáreo.
Se o seu médico suspeitar que o seu bebê é culatra, você provavelmente será enviado para uma ultrassonografia para confirmar. Depois disso, seu médico pode recomendar uma das várias maneiras de ajudar um bebê a se mover para baixo, como a versão cefálica externa (ECV).
ECV é um método não cirúrgico às vezes usado para tentar virar o bebê. Se você está preocupado com o potencial de um parto pélvico, compartilhe suas preocupações com seu médico. Seu médico deve ser capaz de aliviar suas preocupações com todos os recursos disponíveis para gestações pélvicas.
Desenvolvimento de gêmeos na semana 36
Você está se sentindo esgotado? Não há muito espaço sobrando em seu útero. Os movimentos fetais podem diminuir esta semana. Anote todas as alterações e compartilhe-as com seu médico na próxima consulta.
Sintomas de gravidez de 36 semanas
Um sintoma a ser observado durante a 36ª semana são as contrações. Isso pode significar que seu bebê está nascendo mais cedo ou apenas contrações de Braxton-Hicks. Mas, no geral, você provavelmente continuará experimentando muitos dos mesmos sintomas que encontrou durante o terceiro trimestre, como:
- fadiga
- micção frequente
- azia
- seios furados
Seios vazando
Muitas mulheres apresentam perda de mama no terceiro trimestre. Este líquido fino e amarelado, chamado colostro, fornecerá nutrientes ao seu bebê nos primeiros dias de vida. Mesmo que você não planeje amamentar, seu corpo ainda produzirá colostro.
Se você estiver achando o vazamento desconfortável, tente usar absorventes internos. Você deve estocar estes de qualquer maneira, pois você vai precisar deles após o parto (amamentando ou não), e não há razão para que você não possa usá-los agora.
Algumas mulheres adicionam pensos para amamentar ao registro do bebê, mas se você não recebeu nenhum do chá de bebê, ou se não se sente confortável para pedir a amigos e familiares que os comprem para você, os pensos para amamentar são relativamente baratos. Você pode encontrá-los na maioria dos grandes varejistas que vendem produtos para bebês e pode comprá-los a granel. Eles serão úteis após o nascimento do bebê e a amamentação.
Contrações
Às vezes, os bebês decidem vir mais cedo, então você deve estar atento para contrações. As contrações podem ser parecidas com um aperto ou cólicas no útero, semelhantes às cólicas menstruais. Algumas mulheres também os sentem nas costas. Seu estômago ficará duro ao toque durante uma contração.
Cada contração aumentará em intensidade, pico e então diminuirá lentamente. Pense nisso como uma onda, rolando para a costa e, em seguida, voltando suavemente para o mar. À medida que suas contrações se tornam mais próximas, os picos ocorrerão mais cedo e durarão mais.
Algumas mulheres confundem as contrações com as contrações de Braxton-Hicks, que às vezes são chamadas de "falso trabalho de parto". As contrações de Braxton-Hicks são intermitentes, não têm um padrão e não aumentam de intensidade.
Se você estiver sentindo contrações, é importante cronometrá-las. Existem muitos aplicativos móveis disponíveis que tornam mais fácil cronometrar e registrar suas contrações. Você pode baixar um agora e familiarizar-se com ele para estar preparado quando suas contrações começarem. Você também pode rastreá-los da maneira antiga, usando um relógio ou cronômetro (ou contando os segundos em voz alta) e caneta e papel.
Para monitorar suas contrações, registre a hora em que começam e quando terminam. O período de tempo entre o início de um e o início do próximo é a frequência das contrações. Leve este registro com você quando for ao hospital. Se você regar, anote o horário e vá para o hospital.
Se você não tiver certeza sobre quais dores devem justificar uma chamada para o seu médico ou uma viagem ao hospital, você deve perguntar ao seu médico agora. Se alguma vez você sentir contrações que duram cerca de um minuto e vêm a cada cinco minutos por pelo menos uma hora, você provavelmente está a caminho do aniversário do seu bebê.
Coisas a fazer esta semana para uma gravidez saudável
Em um mundo ideal, você provavelmente gostaria de já ter tudo pronto para a chegada do seu bebê. Porém, realisticamente, pode haver várias coisas restantes em sua lista de tarefas e tudo bem. Você ainda tem tempo. Aqui estão algumas coisas para focar esta semana.
Escolha seu pediatra
Se você ainda não escolheu um pediatra para seu bebê, você vai querer escolher um em breve. Embora você provavelmente tenha mais algumas semanas antes de seu bebê chegar, esse tempo não é garantido.
Peça referências a amigos ou familiares locais e certifique-se de ligar com antecedência para agendar um tour com pediatras em potencial. Não é apenas mais fácil avaliar seu conforto com um médico e o ambiente do escritório cara a cara, mas provavelmente você se sentirá menos estressado agora que verificou mais uma coisa de sua lista de tarefas para bebês.
Faça uma mala de parto
Outro item da lista de tarefas que você provavelmente deve verificar em breve é fazer a mala de parto. Existem inúmeras recomendações baseadas nas mães que já passaram por isso antes. Para descobrir o que é melhor para você, peça conselhos aos entes queridos e, em seguida, atenha-se ao que você considera mais importante.
Em geral, você vai querer embalar itens que deixarão você, seu parceiro e seu bebê confortáveis. Algumas coisas que você pode querer embalar para si incluem:
- informação de seguro
- uma cópia do seu plano de parto
- uma escova de dentes
- Desodorante
- pijamas e chinelos confortáveis
- coisas que irão ajudá-lo a relaxar durante o parto
- livro ou revistas
Para o seu bebê, uma cadeirinha é obrigatória. Ligue para a polícia local ou para o corpo de bombeiros, caso ainda não o tenha feito, para ver se eles fazem verificações no assento do carro. Instalar uma cadeirinha de carro pode ser complicado, e é a última coisa com que você vai querer se preocupar durante o trabalho de parto.
Compre uma nova cadeirinha para ter certeza de que foi fabricada com as diretrizes de segurança mais atuais. Assentos de carro destinam-se a proteger a criança de um acidente e, em seguida, ser descartados. Compre um em uma liquidação de garagem e você não terá certeza se foi em um acidente de veículo.
Leve uma roupa para trazer o bebê para casa, mas evite os enfeites. Escolha algo que seja fácil de colocar e tirar. Você pode precisar fazer uma troca rápida de fralda. Por falar em troca de fraldas, você pode considerar levar uma roupa reserva, apenas para o caso de seu bebê sofrer um acidente que saia da fralda.
Pense no conforto do seu bebê ao escolher uma roupa também. Se você fizer o parto no inverno, escolha algo que mantenha seu bebê aquecido. Se for nos anos 90, considere uma roupa mais leve. O hospital deve fornecer a maioria dos outros itens básicos para o bebê, como fraldas.
E não se esqueça do seu parceiro! O conforto deles provavelmente estará longe de sua mente quando você estiver respirando durante as dores do parto, mas agora é quando você pode mostrar a eles que o conforto deles também é importante. Considere embalar:
- lanches que você pode compartilhar
- uma câmera
- um carregador para o seu telefone e outros eletrônicos para que seu parceiro possa enviar mensagens de texto ou e-mail para todos quando seu bebê chegar
- fones de ouvido, para o que pode ser um longo dia ou noite
- lista de contatos para que seu parceiro saiba para quem ligar ou enviar e-mail assim que seu bebê chegar
- um casaco ou suéter para o seu parceiro (hospitais podem ficar frios)
Quando chamar o médico
Se você estiver sentindo contrações ou achar que pode estar sentindo contrações, ligue para seu médico ou dirija-se ao hospital. Você também deve chamar seu médico se sentir sangramento vaginal, vazamento de fluido ou dor abdominal intensa.
Conforme seu bebê continua a crescer, há menos espaço para ele se mover. Embora os movimentos do seu bebê provavelmente tenham diminuído um pouco, você ainda deve senti-los. Se você notar uma diminuição no movimento (pense menos de 10 movimentos em uma hora), ou se estiver preocupado com os movimentos do seu bebê, entre em contato com o seu médico. Embora uma diminuição nos movimentos possa não significar nada, também pode ser um sinal de que seu bebê está sofrendo. É sempre melhor jogar pelo seguro e entrar em contato com seu médico.
Você completou 36 semanas!
Você está quase na linha de chegada. Lembre-se de aproveitar as últimas semanas. Tire cochilos sempre que puder e continue comendo refeições saudáveis e balanceadas. Você ficará grato pelos nutrientes e energia extras assim que seu grande dia chegar.