P&R: É seguro beber água da torneira?
Contente
A água da sua torneira é segura? Você precisa de um filtro de água? Para respostas, FORMA Recorreu à Dra. Kathleen McCarty, professora assistente da Escola de Saúde Pública da Universidade de Yale, que é especialista em água potável e efeitos na saúde humana e consultora da EPA dos EUA sobre saúde infantil e contaminantes da água potável.
P: Existe alguma diferença entre água da torneira e água engarrafada?
UMA: Tanto a água engarrafada como a da torneira são seguras para consumo. A água da torneira é regulamentada (pela EPA) para ser segura quando vinda da torneira, e a água engarrafada é regulamentada (pelo FDA) para ser segura quando engarrafada. Os padrões de segurança da água encanada levam em consideração os processos entre o momento em que a água sai da estação de tratamento e chega ao consumidor em casa. Em outras palavras, a água da torneira é regulada para segurança através do ponto em que sai da torneira. A água engarrafada é regulamentada para atender aos padrões de segurança quando é engarrafada e lacrada. Não há regulamentos que exijam que a indústria de água engarrafada teste a qualidade da água depois de engarrafada, e BPA e outros compostos usados em plásticos foram detectados em humanos após o consumo de água engarrafada.
P: Quais são as outras questões em que devemos estar pensando com qualquer tipo de água?
UMA: A água da torneira é muito mais barata do que a água engarrafada e é tratada com flúor para proteger os dentes em muitos municípios. No entanto, algumas pessoas preferem o sabor da água engarrafada do que da torneira devido ao sabor ou cheiro do cloro, e com a água da torneira existe um ligeiro risco de excesso de fluoração e de subprodutos da desinfecção formados no processo de cloração. E há o impacto ambiental das garrafas de plástico - em sua produção e depois de usadas.
P: Você recomendaria um filtro de água?
UMA: Eu recomendaria filtração para pessoas que não gostam do sabor da água da torneira, com algum cuidado com relação à manutenção.Filtros como o Brita são filtros de carbono, responsáveis por absorver as partículas da água. Os filtros Brita reduzem os níveis de alguns metais e podem ser usados para melhorar o sabor da água da torneira ou para reduzir o odor (de cloração). Outra opção é manter a água em um jarro; o gosto de cloro desaparecerá. O único cuidado com o filtro Brita é que não manter o filtro úmido e o jarro cheio até o nível apropriado pode causar o crescimento de bactérias no filtro. Siga as orientações para trocar o filtro; caso contrário, você pode aumentar os níveis de bactérias na água além dos níveis seguros.
P: De que outra forma podemos garantir ou assumir o controle da qualidade de nossa água?
UMA: Se você mora em uma casa antiga onde pode haver solda de chumbo, deixe a torneira aberta cerca de um minuto antes de usar a água. Use também água fria em vez de água morna para ferver ou beber. Em áreas onde a água de poço é usada, eu recomendaria testar regularmente a água potável. Os departamentos de saúde locais e estaduais podem ajudá-lo a determinar quais exames devem ser concluídos, com base em fatores locais. Os municípios enviam anualmente um relatório da qualidade da água potável para as residências e vale a pena ler este documento. A EPA exige esses relatórios, que descrevem a segurança da água da torneira, anualmente. Se você está preocupado com a exposição ao BPA e água potável, eu recomendaria não reutilizar garrafas, ou então investir em garrafas de vidro ou outras garrafas de água alternativas sem BPA. Pessoalmente, bebo água engarrafada e de torneira regularmente e considero as duas opções saudáveis.
Melissa Pheterson é redatora de saúde e fitness e lançadora de tendências. Siga-a em preggersaspie.com e no Twitter @preggersaspie.