37 semanas de gravidez: sintomas, dicas e muito mais
Contente
- Visão geral
- Mudanças no seu corpo
- Seu bebê
- Desenvolvimento de gêmeos na semana 37
- 37 semanas de sintomas de gravidez
- Coisas a fazer nesta semana para uma gravidez saudável
- Quando ligar para o médico
- O homestretch
Visão geral
Quando seu bebê era do tamanho de uma semente de papoula, você provavelmente se perguntou como seria estar grávida de oito ou nove meses. Agora você sabe. A vida pode não parecer tão confortável hoje em dia. Você pode ter inchaço e várias outras dores ou dores, mas uma verdade permanece: você está chegando muito perto de finalmente conhecer seu bebê.
Mudanças no seu corpo
Você caiu? Seus amigos, familiares e até estranhos completos podem estar avaliando sua barriga para obter a resposta para essa pergunta muito comum. Cair refere-se à cabeça do seu bebê descendo para o canal do parto em preparação para o parto. Esse processo também é chamado de mitigação ou engajamento e pode ser um sinal de que o trabalho é iminente ou, no máximo, quatro semanas depois.
Quando o bebê cai, a cabeça pressiona a bexiga. Você pode sentir que precisa urinar constantemente ou sentir dores nas costas. Sentar-se em uma posição de quatro ou com os braços estendidos sobre uma bola de exercícios pode aliviar a pior das dores. A boa notícia é que, quando sua barriga cair, você terá espaço de volta no peito para poder respirar fundo novamente.
Seu bebê
Em 37 semanas, seu bebê tem cerca de 50 cm de comprimento e mais de 13 kg. Seus principais órgãos estão prontos para trabalhar no mundo real. O cérebro e os pulmões ainda precisam de mais tempo para amadurecer completamente, mas se o seu bebê nascer hoje, é bem provável que eles estejam bem. Alguma sugestão sobre qual pode ser a cor do cabelo do seu filho? Você aprenderá a resposta em breve, pois muitos bebês nascem com mechas de uma polegada ou mais.
Desenvolvimento de gêmeos na semana 37
Mães gêmeas têm seis vezes mais chances de dar à luz cedo. Existem várias razões pelas quais o seu médico pode optar por induzir ou agendar uma cesariana. De fato, pesquisadores da Universidade de Adelaide sugerem que mães de múltiplos optam por dar à luz na semana 37 para evitar complicações.
37 semanas de sintomas de gravidez
Para a semana 37, seus sintomas no final da gravidez podem ser muitos familiares, incluindo:
- inchaço nas extremidades
- náusea
- Dificuldade em dormir
- Contrações de Braxton-Hicks
E essas contrações de Braxton-Hicks podem estar em alta velocidade agora. No início da gravidez, as contrações de Braxton-Hicks provavelmente não produziram muita mudança em seu corpo. Agora, mesmo em intervalos irregulares, eles podem estar afinando o colo do útero (chamado apagamento) em preparação para o dia do parto.
Tente mudar de posição, beber água ou descansar para ajudar a acalmar um feitiço particularmente ruim. Se você puder cronometrar as contrações ou elas ficarem mais fortes, poderá estar em trabalho de parto precoce.
Entre todos os seus sintomas, reserve um tempo extra para se locomover. Peça ajuda se você tiver ofertas. Sentir-se desconfortável e como se não tivesse muito controle sobre seu corpo pode ser desanimador, mas você está fazendo um trabalho importante.
Coisas a fazer nesta semana para uma gravidez saudável
Se essa gravidez não for a sua primeira, você pode se surpreender ao saber que 37 semanas não são mais consideradas "período integral" no mundo da medicina. Essa designação mudou em 2013, quando o Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas e a Sociedade de Medicina Materno-Fetal emitiram quatro novas definições de partos “a termo”:
Termo inicial | 37 semanas a 38 semanas, 6 dias |
Termo completo | 39 semanas a 40 semanas, 6 dias |
Prazo final | 41 semanas a 41 semanas, 6 dias |
Pós-termo | 42 semanas e além |
O final da gravidez pode ser longo e estressante. Você pode se sentir empolgado e querer que seu filho entre no mundo algumas semanas antes. Paciência é o melhor presente que você pode dar a si e ao seu bebê.
Essas diretrizes foram alteradas em resposta às tendências de induções programadas e cesarianas. Os resultados dos bebês de 39 semanas são muito melhores do que os nascidos mais cedo, pois os órgãos continuam a se desenvolver durante esse período. Os bebês estavam precisando de mais cuidados na UTIN, com efeitos sobre a saúde e o funcionamento ao longo da vida. A menos que exista um risco à saúde da mãe ou do bebê, é melhor deixar o bebê cozinhar até 40 semanas.
Enquanto você espera o trabalho de parto começar, há muito o que fazer para se preparar para a chegada do seu filho. Instale a cadeirinha e verifique-a pelo inspetor local. Anote todas as perguntas restantes que você tiver sobre o trabalho de parto e leve-as à sua consulta médica semanal. Também nunca é cedo para praticar os exercícios respiratórios que você aprendeu em sua aula de parto.
Quando ligar para o médico
Você provavelmente anotou os momentos ativos e tranquilos do seu bebê. Tire alguns minutos do seu dia para contar chutes e registrar outros movimentos. Se, após o rastreamento regular, você perceber que seu bebê não está se mexendo muito, é uma boa ideia ligar para o seu médico. Seu bebê pode estar tendo um dia lento. Muito raramente, a redução do movimento fetal pode indicar um acidente no cordão umbilical ou outro problema que precise de atenção médica de emergência.
O homestretch
O aniversário do seu bebê pode ser qualquer dia ou daqui a algumas semanas. A incerteza pode ser imensamente difícil de suportar. Tente se concentrar em relação a quando o trabalho de parto começará. Faça as malas do hospital, termine os últimos itens da sua lista de tarefas, vá jantar e assistir a um filme e mergulhe em algumas horas extras de sono. Sua vida logo mudará em um instante, então cuide-se.