5 alimentos que aumentam sua memória
Contente
Você já esbarrou em alguém que conhece bem, mas não consegue se lembrar do nome? Freqüentemente se esquece onde você colocou suas chaves? Entre o estresse e a privação de sono, todos nós vivemos aqueles momentos de distração, mas outro culpado pode ser a falta de nutrientes essenciais ligados à memória. Esses cinco alimentos podem ajudá-lo a preencher as lacunas:
Salsão
Este alimento básico crocante pode parecer um desperdício nutricional, mas na verdade contém um mineral importante, o potássio, que desempenha um papel fundamental na manutenção da condutividade elétrica do cérebro. O potássio também está envolvido nas funções cerebrais superiores, como memória e aprendizado.
Como comer: Espalhe um pouco de manteiga de amendoim natural e polvilhe com passas (formigas da velha escola em um tronco) para um lanche rápido que irá satisfazer seus dentes crocantes. Quer dar uma nova guinada nas formigas em um tronco? Experimente com morangos em vez de passas.
Canela
A canela melhora a capacidade do corpo de regular o açúcar no sangue e esta especiaria aromática também aumenta a atividade cerebral. A pesquisa mostra que apenas cheirar a canela melhora o processamento cognitivo e que a canela melhora as pontuações em tarefas relacionadas à atenção, memória e velocidade viso-motora.
Como comer: Eu coloco um pouco no meu café todas as manhãs, mas é ótimo em tudo, desde um smoothie até uma sopa de lentilha.
Espinafre
Sabemos que o desempenho mental normalmente diminui com a idade, mas os resultados do Chicago Health and Aging Project sugerem que comer apenas 3 porções de vegetais com folhas verdes, amarelas e crucíferas por dia pode retardar esse declínio em 40 por cento, o equivalente a um cérebro com cerca de cinco anos mais jovem. Dos diferentes tipos de vegetais estudados, os vegetais com folhas verdes tiveram a associação mais forte com a proteção do cérebro.
Como comer: Misture folhas frescas de bebê com vinagrete balsâmico para um prato simples de dois ingredientes ou cama para frango grelhado, frutos do mar, tofu ou feijão. Quer algo um pouco diferente?
Feijões pretos
Eles são uma boa fonte de tiamina. Esta vitamina B é crítica para células cerebrais saudáveis e função cognitiva porque é necessária para a síntese de acetilcolina, o importante neurotransmissor essencial para a memória. O baixo teor de acetilcolina tem sido associado ao declínio mental relacionado à idade e à doença de Alzheimer.
Como comer: Combine uma salada com sopa de feijão preto ou aprecie-os no lugar da carne em tacos e burritos ou adicione-os a hambúrgueres magros.
Espargos
Este vegetariano de primavera é uma boa fonte de ácido fólico. Um estudo conduzido na Tufts University acompanhou cerca de 320 homens por três anos e descobriu que aqueles que tinham níveis elevados de homocisteína no sangue mostraram perda de memória, mas os homens que comeram alimentos ricos em folato (que reduz diretamente os níveis de homocisteína) protegeram suas memórias. Outro estudo australiano descobriu que comer alimentos ricos em folato foi associado a um processamento mais rápido de informações e recuperação da memória. Depois de apenas cinco semanas de folato adequado, as mulheres no estudo mostraram melhorias gerais na memória.
Como comer: Cozinhe os aspargos no vapor em água com limão ou vaporize com azeite de oliva extra virgem com alho e grelhe em papel alumínio.
Cynthia Sass é uma nutricionista registrada com mestrado em ciência da nutrição e saúde pública. Frequentemente vista na TV nacional, ela é editora colaboradora do SHAPE e consultora de nutrição do New York Rangers e do Tampa Bay Rays. Seu mais recente best-seller do New York Times é Cinch! Conquiste desejos, solte quilos e perca polegadas.