5 razões estranhas para você ter um pesadelo
Contente
Pesadelos não são apenas uma coisa de criança: de vez em quando, todos nós os pegamos - eles são super comuns. Na verdade, a American Sleep Association sugere que entre 80 e 90 por cento de nós experimentaremos pelo menos um ao longo de nossas vidas. E os filmes de terror não são os únicos culpados. Conversamos com especialistas sobre cinco (surpreendentes) razões que podem estar por trás de você ter acordado em pânico.
Você bebeu
Uma noite na cidade pode levar a uma noite bizarra entre os lençóis (... e não esse tipo de bizarra). O álcool é uma grande causa de pesadelos, diz W. Christopher Winter, M.D., especialista em sono e diretor médico do centro de medicina do sono no Hospital Martha Jefferson em Charlottesville, VA. Por um lado, a bebida suprime o sono de movimento rápido dos olhos (REM) - que é quando sonhamos, diz ele. Então, conforme seu corpo metaboliza suas bebidas, os sonhos voltam rugindo - às vezes causando pesadelos intensos, explica ele.
O álcool também relaxa as vias respiratórias superiores. Quando você bebe antes de dormir, suas vias aéreas querem colapsar mais, diz ele. “A combinação de sonhar e não ser capaz de respirar regularmente pode criar uma situação em que você tem um pesadelo - geralmente envolvendo afogamento, sendo perseguido ou uma sensação de sufocamento”, diz ele. Seu corpo basicamente pega aquela sensação de luta para respirar (o que pode realmente estar acontecendo) e cria uma história em torno dele, como se um lobo estivesse perseguindo você. (Descubra de que outra forma o álcool atrapalha seu sono.)
Você dormiu em um lugar novo
Todos nós acordamos em uma cama de hotel no meio da noite sem saber onde diabos estamos. Uma mudança no ambiente pode induzir à ansiedade - e esse elemento de confusão pode invadir seus sonhos, diz Winter. Dormir em lugares estrangeiros às vezes também pode significar que você está acordando mais no meio da noite, o que pode atrapalhar sua soneca e levar a pesadelos, acrescenta.
Você jantou às 22h.
Deitar com a barriga cheia pode desencadear o refluxo ácido, o que pode atrapalhar o sono, diz Winter. E embora algumas pesquisas sugiram que certos alimentos (como os apimentados) são os culpados pelos sonhos ruins, o motivo mais provável para sonhos bizarros é que seu sono está simplesmente sendo perturbado. Na verdade, nada que causa interrupções no sono - crianças acordando você, um quarto muito quente ou um cachorro como parceiro de sono - pode causar pesadelos, diz Winter. Quando seu corpo está ocupado tentando se resfriar, digerir alimentos ou filtrar um cônjuge que ronca, seu sono é perturbado, o que pode causar sonhos assustadores e mais despertares durante a noite. (Certifique-se de encher sua despensa com Os melhores alimentos para um sono profundo.)
Você está super estressado
Se você for para a cama com medos e preocupações, provavelmente descobrirá que seu sonho está repleto de conteúdos semelhantes, diz Winter. Na verdade, algumas pesquisas sugerem que 71 a 96 por cento das pessoas com transtorno de estresse pós-traumático (PTSD) podem ter pesadelos. Mas outros estudos também nos mostram que pequenos fatores de estresse, como uma próxima apresentação, uma competição atlética ou a exposição a traumas por meio da mídia, podem perturbar nossas mentes enquanto dormimos. (A melatonina realmente ajudará você a dormir melhor?)
Você dormiu de costas
Se você cochilar de costas, pode ter mais distúrbios respiratórios - e, portanto, a possibilidade de mais pesadelos, diz Winter. "Geralmente, dormir de costas cria uma posição em que as vias respiratórias são menos estáveis e têm maior probabilidade de colapsar", diz ele. E, assim como acontece com a bebida, essa necessidade de ar pode ser traduzida em imagens assustadoras em sua mente. (Existem maneiras mais estranhas de as posições de dormir afetarem sua saúde também.)