Autor: Mark Sanchez
Data De Criação: 4 Janeiro 2021
Data De Atualização: 28 Junho 2024
Anonim
CONDROITÍN SULFATO | Qué es, uso, dónde se obtiene, propiedades y efectos secundarios
Vídeo: CONDROITÍN SULFATO | Qué es, uso, dónde se obtiene, propiedades y efectos secundarios

Contente

O sulfato de condroitina é uma substância química normalmente encontrada na cartilagem ao redor das articulações do corpo. O sulfato de condroitina é geralmente fabricado a partir de fontes animais, como cartilagem de tubarão e vaca. Também pode ser feito em laboratório.

Alguns produtos de sulfato de condroitina não são rotulados com precisão. Em alguns casos, a quantidade de condroitina variou de nenhum a mais de 100% da quantidade indicada no rótulo do produto. Além disso, alguns produtos contêm condroitina retirada de vários animais diferentes, embora isso nem sempre seja declarado no rótulo.

Sulfato de condroitina é usado para osteoartrite e catarata. É frequentemente usado em combinação com outros ingredientes, incluindo ascorbato de manganês, ácido hialurônico, peptídeos de colágeno ou glucosamina. O sulfato de condroitina também é ingerido por via oral, aplicado na pele e administrado como injeção para muitas outras condições, mas não há boas evidências científicas que apóiem ​​esses usos.

Banco de dados abrangente de medicamentos naturais avalia a eficácia com base em evidências científicas de acordo com a seguinte escala: Eficaz, Provavelmente eficaz, Possivelmente eficaz, Possivelmente ineficaz, Provavelmente ineficaz, Ineficaz e Evidência insuficiente para classificar.

As classificações de eficácia para SULFATO DE CONDROITINA são como segue:


Possivelmente eficaz para ...

  • Cataratas. A pesquisa mostra que injetar uma solução que contém sulfato de condroitina e hialuronato de sódio no olho protege o olho durante a cirurgia de catarata. Muitos produtos diferentes contendo sulfato de condroitina e hialuronato de sódio foram revisados ​​pela Food and Drug Administration (FDA) dos EUA para uso durante cirurgia de catarata. No entanto, não está claro se a adição de sulfato de condroitina às soluções de hialuronato de sódio ajuda a reduzir a pressão dentro do olho após a cirurgia de catarata em comparação com outros tratamentos semelhantes. Alguns estudos iniciais sugerem que uma solução ocular específica contendo sulfato de condroitina e hialuronato (Viscoat, Alcon Laboratories) pode diminuir a pressão no olho e melhorar a saúde geral dos olhos após a remoção da catarata. No entanto, as gotas não parecem ser melhores do que as gotas contendo hialuronato sozinho ou outro produto químico chamado hidroxipropilmetilcelulose. O efeito de soluções contendo apenas sulfato de condroitina na cirurgia de catarata não é conhecido.
  • Osteoartrite. Pesquisas clínicas mostram que tomar sulfato de condroitina por via oral melhora modestamente a dor e a função em algumas pessoas com osteoartrite quando usado por até 6 meses. Parece funcionar melhor em pessoas com dores mais fortes e quando uma preparação de grau farmacêutico é usada. Produtos específicos que mostraram benefícios em pacientes com osteoartrite incluem Chondrosulf (IBSA Institut Biochimique SA), Chondrosan (Bioibérica, S.A.) e Structrum (Laboratoires Pierre Fabre). Mas o alívio da dor provavelmente será pequeno, na melhor das hipóteses. Outra pesquisa mostra que tomar sulfato de condroitina por até 2 anos pode retardar a progressão da osteoartrite.
    Algumas pesquisas avaliaram os efeitos do sulfato de condroitina quando tomado por via oral em combinação com a glucosamina. Algumas pesquisas mostram que tomar produtos específicos contendo sulfato de condroitina e glucosamina ajuda a reduzir os sintomas da osteoartrite. Outra pesquisa não mostra nenhum benefício quando preparações não comerciais são usadas. Tomar sulfato de condroitina mais glucosamina a longo prazo parece retardar a progressão da osteoartrite.
    Há algumas evidências de que um creme para a pele contendo sulfato de condroitina em combinação com sulfato de glucosamina, cartilagem de tubarão e cânfora pode reduzir os sintomas de osteoartrite. No entanto, qualquer alívio dos sintomas provavelmente se deve à cânfora e não aos outros ingredientes. Não há pesquisas mostrando que a condroitina é absorvida pela pele.

Evidência insuficiente para avaliar a eficácia de ...

  • Dor nas articulações causada por medicamentos chamados inibidores da aromatase (artralgias induzidas pelo inibidor da aromatase). Pesquisas iniciais sugerem que tomar uma combinação de sulfato de glucosamina e sulfato de condroitina em duas ou três doses divididas diariamente por 24 semanas melhora a dor nas articulações e os sintomas causados ​​por medicamentos usados ​​para tratar o câncer de mama.
  • Olho seco. As primeiras pesquisas mostram que o uso de colírios de sulfato de condroitina pode diminuir a secura dos olhos. Outra pesquisa mostra que o uso de colírios contendo sulfato de condroitina e goma de xantana pode melhorar os olhos secos tão bem quanto o uso de lágrimas artificiais. Mas outras pesquisas anteriores não mostram nenhum benefício.
  • Dor muscular causada por exercícios. As primeiras pesquisas mostram que tomar sulfato de condroitina diariamente não reduz a dor muscular após o exercício em homens.
  • Inchaço (inflamação) do estômago (gastrite). As primeiras pesquisas mostram que beber um líquido específico contendo sulfato de condroitina e ácido hialurônico pode diminuir a dor abdominal em pessoas com gastrite.
  • Síndrome da bexiga dolorosa (cistite intersticial). Algumas pesquisas mostram que colocar líquido com sulfato de condroitina na bexiga pode melhorar os sintomas dolorosos da bexiga. Mas a maioria desses estudos é de baixa qualidade. Alguns estudos de alta qualidade sugerem que o uso de sulfato de condroitina dentro da bexiga não é benéfico. Algumas pesquisas anteriores mostram que tomar um produto contendo sulfato de condroitina e outros ingredientes por via oral pode melhorar a dor na bexiga. Mas não está claro se o benefício vem do sulfato de condroitina ou dos outros ingredientes.
  • Um distúrbio que afeta os ossos e as articulações, geralmente em pessoas com deficiência de selênio (doença de Kashin-Beck). As primeiras pesquisas sugerem que o sulfato de condroitina, com ou sem cloridrato de glucosamina, pode reduzir a dor em pessoas com doença de Kashin-Beck. Além disso, tomar sulfato de condroitina com sulfato de glucosamina pode retardar o estreitamento do espaço articular em pessoas com essa doença óssea. No entanto, não está claro se tomar sulfato de condroitina sozinho retarda o estreitamento do espaço articular.
  • Ataque cardíaco. Algumas pesquisas anteriores mostram que tomar sulfato de condroitina por via oral pode diminuir o risco de um primeiro ataque cardíaco ou de um ataque cardíaco recorrente.
  • Pele escamosa e coceira (psoríase). Pesquisas iniciais sugerem que tomar sulfato de condroitina por 2-3 meses diminui a dor e melhora as condições da pele em pessoas com psoríase. Mas outra pesquisa sugere que tomar sulfato de condroitina (Condrosan, CS Bio-Active, Bioiberica S.A., Barcelona, ​​Espanha) diariamente por 3 meses não reduz a gravidade da psoríase em pessoas com psoríase e osteoartrite do joelho.
  • Perda do controle da bexiga (incontinência urinária). As primeiras pesquisas sugerem que a inserção de sulfato de condroitina de sódio na bexiga por meio de um cateter urinário melhora a qualidade de vida em pessoas com bexiga hiperativa.
  • Infecções do rim, bexiga ou uretra (infecções do trato urinário ou ITUs). As primeiras pesquisas mostram que a administração de uma solução contendo sulfato de condroitina e ácido hialurônico na bexiga por meio de um cateter reduz o número de ITUs em mulheres com histórico de ITUs.
  • Pele envelhecida.
  • Azia persistente.
  • Doença cardíaca.
  • Colesterol alto.
  • Ossos fracos e quebradiços (osteoporose).
  • Pele enrugada.
  • Outras condições.
Mais evidências são necessárias para classificar o sulfato de condroitina para esses usos.

Na osteoartrite, a cartilagem nas articulações se quebra. Tomar sulfato de condroitina, um dos blocos de construção da cartilagem, pode retardar esse colapso.

Quando tomado por via oral: O sulfato de condroitina é PROVÁVELMENTE SEGURO. O sulfato de condroitina tem sido ingerido por via oral com segurança por até 6 anos. Pode causar algumas dores de estômago leves e náuseas. Outros efeitos colaterais relatados são inchaço, diarréia, constipação, dor de cabeça, pálpebras inchadas, inchaço nas pernas, queda de cabelo, erupção cutânea e batimento cardíaco irregular.

Quando colocado no olho: O sulfato de condroitina é PROVÁVELMENTE SEGURO quando usado como uma solução ocular durante a cirurgia de catarata.

Quando administrado como um tiro: O sulfato de condroitina é POSSIVELMENTE SEGURO quando injetado no músculo como um tiro, a curto prazo.

Existe alguma preocupação com a segurança do sulfato de condroitina porque ele vem de origem animal. Algumas pessoas estão preocupadas que práticas de fabricação inseguras possam levar à contaminação de produtos de condroitina com tecidos de animais doentes, incluindo aqueles que podem transmitir encefalopatia espongiforme bovina (doença da vaca louca). Até o momento, não há relatos de doenças causadas pela condroitina em humanos e acredita-se que o risco seja baixo.

Alguns produtos de condroitina contêm quantidades excessivas de manganês. Pergunte ao seu profissional de saúde sobre marcas confiáveis.

Precauções e avisos especiais:

Gravidez e amamentação: Não há informações confiáveis ​​o suficiente para saber se o sulfato de condroitina é seguro para uso durante a gravidez ou amamentação. Fique do lado seguro e evite o uso.

Asma: Há alguma preocupação de que o sulfato de condroitina possa piorar a asma. Se você tem asma, use o sulfato de condroitina com cautela.

Distúrbios de coagulação do sangue: Em teoria, a administração de sulfato de condroitina pode aumentar o risco de sangramento em pessoas com distúrbios de coagulação do sangue.

Câncer de próstata: Pesquisas iniciais sugerem que a condroitina pode causar a disseminação ou recorrência do câncer de próstata. Este efeito não foi demonstrado com suplementos de sulfato de condroitina. No entanto, até que se saiba mais, não tome sulfato de condroitina se você tiver câncer de próstata ou se estiver em alto risco de desenvolvê-lo (você tem um irmão ou pai com câncer de próstata).

Moderado
Seja cauteloso com esta combinação.
Varfarina (Coumadin)
Warfarin (Coumadin) é usado para retardar a coagulação do sangue. Existem vários relatórios que mostram que a ingestão de condroitina com glucosamina aumenta o efeito da varfarina (Coumadin) na coagulação do sangue. Isso pode causar hematomas e sangramento que podem ser graves. Não tome condroitina se estiver tomando warfarina (Coumadin).
Não há interações conhecidas com ervas e suplementos.
Não há interações conhecidas com alimentos.
As seguintes doses foram estudadas em pesquisas científicas:

PELA BOCA:
  • Para osteoartrite: A dose típica de sulfato de condroitina é de 800-2000 mg, tomada como dose única ou em duas ou três doses divididas diariamente por até 3 anos.
APLICADO À PELE:
  • Para osteoartrite: Um creme contendo 50 mg / grama de sulfato de condroitina, 30 mg / grama de sulfato de glucosamina, 140 mg / grama de cartilagem de tubarão e 32 mg / grama de cânfora foi usado conforme necessário para articulações doloridas por até 8 semanas.
INJETADO NO MÚSCULO:
  • Para osteoartrite: Sulfato de condroitina (Matrix) foi injetado no músculo diariamente ou duas vezes por semana durante 6 meses.
APLICADO AO OLHO:
  • Para cataratas: Vários colírios diferentes contendo hialuronato de sódio e sulfato de condroitina (DisCoVisc, Alcon Laboratories; Viscoat, Alcon Laboratories; DuoVisc, Alcon Laboratories; Viscoat, Alcon Laboratories; Provisc, Alcon Laboratories) foram usados ​​durante a cirurgia de catarata.
Sulfato de condroitina de cálcio, CDS, condroitina, polissulfato de condroitina, polissulfato de condroitina, sulfato de condroitina A, sulfatos de condroitina, sulfato de condroitina B, sulfato de condroitina Condroitina sulfatos de condroitina, sulfato de condroitina sulfato de condroitina A, sulfatos de condroitina, sulfato de condroitina B, sulfato de condroitina C, sulfatos de condroitina, sulfato de condroitina sulfato de condroitina sulfato de condroitina , 4-sulfato de condroitina, 4- et 6-sulfato de condroitina, condroitina, CPS, CS, CSA, CSC, GAG, sulfato de galactosaminoglucuronoglicano, 4-sulfato de condroitina, 4- e 6-sulfato de condroitina, poli (1-> 3) -N-Aceltyl-2-Amino-2-Desoxi-3-O-Beta-D-Glucopiranurosil-4- (ou 6-), Polissulfato de condroitina, Sulfato de condroitina, Sulfato de Galactosaminoglucuronoglicano, Sulfato de condroitina, .

Para saber mais sobre como este artigo foi escrito, consulte o Banco de dados abrangente de medicamentos naturais metodologia.


  1. Bruyere O, Honvo G, Veronese N, et al. Uma recomendação de algoritmo atualizada para o tratamento da osteoartrite do joelho da Sociedade Europeia de Aspectos Clínicos e Econômicos da Osteoporose, Osteoartrite e Doenças Musculoesqueléticas (ESCEO). Semin Arthritis Rheum. Dezembro de 2019; 49: 337-50. Veja o resumo.
  2. Navarro SL, Levy L, Curtis KR, Lampe JW, Hullar MAJ. Modulation of Gut Microbiota by Glucosamine and Chondroitin in a Randomized, Double-Blind Pilot Trial in Humans. Microorganismos. 23 de novembro de 2019; 7. pii: E610. Veja o resumo.
  3. Restaino OF, Finamore R, Stellavato A, et al. Suplementos alimentares europeus de sulfato de condroitina e glucosamina: Uma avaliação sistemática de qualidade e quantidade em comparação com produtos farmacêuticos. Carbohydr Polym. 15 de outubro de 2019; 222: 114984. Veja o resumo.
  4. Kolasinski SL, Neogi T, Hochberg MC, et al. 2019 Diretrizes do American College of Rheumatology / Arthritis Foundation para o tratamento da osteoartrite da mão, quadril e joelho. Arthritis Rheumatol. Fevereiro de 2020; 72: 220-33. Veja o resumo.
  5. Savarino V, Pace F2, Scarpignato C; Esoxx Study Group. Ensaio clínico randomizado: proteção da mucosa combinada com supressão ácida no tratamento da doença do refluxo não erosiva - eficácia do Esoxx, uma formulação bioadesiva à base de ácido hialurônico-sulfato de condroitina. Aliment Pharmacol Ther. 2017; 45: 631-642. Veja o resumo.
  6. Goddard JC, Janssen DAW. Ácido hialurônico intravesical e sulfato de condroitina para infecções recorrentes do trato urinário: revisão sistemática e meta-análise. Int Urogynecol J. 2018 Jul; 29: 933-942. Epub 27 de novembro de 2017. Revisão. Veja o resumo.
  7. Iannitti T, Morales-Medina JC, Merighi A, et al. Um dispositivo médico à base de ácido hialurônico e sulfato de condroitina melhora a dor, o desconforto e as características endoscópicas da gastrite. Drug Deliv Transl Res. Outubro de 2018; 8: 994-999. Veja o resumo.
  8. Tsuruta A, Horiike T, Yoshimura M, Nagaoka I. Avaliação do efeito da administração de um suplemento contendo glucosamina em biomarcadores para o metabolismo da cartilagem em jogadores de futebol: Um estudo duplo cego randomizado controlado com placebo. Mol Med Rep. Out. 2018; 18: 3941-3948. Epub 2018 em 17 de agosto. Veja o resumo.
  9. Simental-Mendía M, Sánchez-García A, Vilchez-Cavazos F, Acosta-Olivo CA, Peña-Martínez VM, Simental-Mendía LE. Efeito da glucosamina e do sulfato de condroitina na osteoartrite sintomática do joelho: uma revisão sistemática e meta-análise de ensaios clínicos randomizados controlados por placebo. Rheumatol Int. Agosto de 2018; 38: 1413-1428. Epub 2018 11 de junho. Revisão. Veja o resumo.
  10. Ogata T, Ideno Y, Akai M, et al. Efeitos da glucosamina em pacientes com osteoartrite do joelho: uma revisão sistemática e meta-análise. Clin Rheumatol. Setembro de 2018; 37: 2479-2487. Epub 2018 abr. 30 de abril. Ver resumo.
  11. Pyo JS, Cho WJ. Revisão sistemática e meta-análise de ácido hialurônico intravesical e instilação de ácido hialurônico / sulfato de condroitina para cistite intersticial / síndrome da bexiga dolorosa. Cell Physiol Biochem. 2016; 39: 1618-25. Veja o resumo.
  12. Lopez HL, Ziegenfuss TN, Park J. Evaluation of the Effects of BioCell Collagen, a Novel Cartilage Extract, on Connective Tissue Support and Functional Recovery From Exercise. Integr Med (Encinitas). 2015; 14: 30-8. Veja o resumo.
  13. Pérez-Balbuena AL, Ochoa-Tabares JC, Belalcazar-Rey S, et al. Eficácia de uma combinação fixa de goma xantana 0,09% / sulfato de condroitina 0,1% sem conservante vs polietilenoglicol / propilenoglicol em indivíduos com olho seco: um ensaio clínico randomizado controlado multicêntrico. BMC Ophthalmol. Setembro de 2016; 16: 164.Veja o resumo.
  14. Zeng C, Wei J, Li H, et al. Eficácia e segurança da glucosamina, condroitina, os dois em combinação ou celecoxib no tratamento da osteoartrite do joelho. Sci Rep. 2015; 5: 16827. Veja o resumo.
  15. Roman-Blas JA, Castañeda S, Sánchez-Pernaute O, et al. O tratamento combinado com sulfato de condroitina e sulfato de glucosamina não mostra superioridade sobre o placebo para redução da dor nas articulações e prejuízo funcional em pacientes com osteoartrite do joelho: um ensaio clínico multicêntrico, randomizado, duplo-cego e controlado por placebo de seis meses. Arthritis Rheumatol. 2017; 69: 77-85. Veja o resumo.
  16. Pelletier JP, Raynauld JP, Beaulieu AD, et al. Eficácia do sulfato de condroitina versus celecoxib nas alterações estruturais da osteoartrite do joelho usando ressonância magnética: um estudo exploratório multicêntrico de 2 anos. Arthritis Res Ther. 2016; 18: 256. Veja o resumo.
  17. Singh JA, Noorbaloochi S, MacDonald R, Maxwell LJ. Condroitina para osteoartrite. Cochrane Database Syst Rev. 28 de janeiro de 2015; 1: CD005614. Veja o resumo.
  18. Bruyère O, Cooper C, Pelletier JP, et al. Uma declaração de consenso sobre o algoritmo da Sociedade Europeia para Aspectos Clínicos e Econômicos da Osteoporose e Osteoartrite (ESCEO) para o tratamento da osteoartrite do joelho - da medicina baseada em evidências ao ambiente da vida real. Semin Arthritis Rheum. 2016; 45 (4 Supl): S3-11. Veja o resumo.
  19. Reginster JY, Dudler J, Blicharski T, Pavelka K. O sulfato de condroitina de grau farmacêutico é tão eficaz quanto o celecoxibe e superior ao placebo na osteoartrite sintomática do joelho: o ChONdroitin versus CElecoxibe versus Placebo Trial (CONCEPT). Ann Rheum Dis. 22 de maio de 2017. pii: annrheumdis-2016-210860. Veja o resumo.
  20. Volpi N. Qualidade de diferentes preparações de sulfato de condroitina em relação à sua atividade terapêutica. J Pharm Pharmacol 2009; 61: 1271-80. Veja o resumo.
  21. Lauder RM. Sulfato de condroitina: uma molécula complexa com impactos potenciais em uma ampla gama de sistemas biológicos. Complement Ther Med 2009; 17: 56-62. Veja o resumo.
  22. Barnhill JG, Fye CL, Williams DW, Reda DJ, Harris CL, Clegg DO. Seleção de produtos de condroitina para o ensaio de intervenção com artrite glucosamina / condroitina. J Am Pharm Assoc 2006; 46: 14-24. Veja o resumo.
  23. Zegels B, Crozes P, Uebelhart D, Bruyère O, Reginster JY. Equivalência de uma dose única (1200 mg) em comparação com uma dose três vezes ao dia (400 mg) de sulfato de condroitina 4 e 6 em pacientes com osteoartrite de joelho. Resultados de um estudo randomizado duplo-cego controlado por placebo. Osteoarthritis Cartilage 2013; 21: 22-7. Veja o resumo.
  24. Vigan M. Dermatite de contato alérgica causada por sulfato de condroitina de sódio contido em um creme cosmético. Contact Dermatitis 2014; 70: 383-4. Veja o resumo.
  25. Torella M, Schettino MT, Salvatore S, Serati M, De Franciscis P, Colacurci N. Terapia intravesical na cistite recorrente: uma experiência multicêntrica. J Infect Chemother 2013; 19: 920-5. Veja o resumo.
  26. Schneider H, Maheu E, Cucherat M. Efeito modificador de sintomas do sulfato de condroitina na osteoartrite do joelho: uma meta-análise de ensaios clínicos randomizados controlados por placebo realizados com structum (®). Open Rheumatol J. 2012; 6: 183-9. Veja o resumo.
  27. Palmieri B, Merighi A, Corbascio D, Rottigni V, Fistetto G, Esposito A. Combinação fixa de ácido hialurônico e formulação oral de sulfato de condroitina em um estudo duplo cego randomizado, controlado por placebo para o tratamento de sintomas em pacientes com gastroesofágico não erosivo refluxo. Eur Rev Med Pharmacol Sci 2013; 17: 3272-8. Veja o resumo.
  28. Llamas-Moreno JF, Baiza-Durán LM, Saucedo-Rodríguez LR, Alaníz-De la O JF. Eficácia e segurança do sulfato de condroitina / goma xantana versus polietilenoglicol / propilenoglicol / hidroxipropilguar em pacientes com olho seco. Clin Ophthalmol 2013; 7: 995-9. Veja o resumo.
  29. De Vita D, Antell H, Giordano S. Eficácia do ácido hialurônico intravesical com ou sem sulfato de condroitina para cistite bacteriana recorrente em mulheres adultas: uma meta-análise. Int Urogynecol J 2013; 24: 545-52. Veja o resumo.
  30. Greenlee H, Crew KD, Shao T, Kranwinkel G, Kalinsky K, Maurer M, Brafman L, Insel B, Tsai WY, Hershman DL. Estudo de fase II da glucosamina com condroitina sobre os sintomas articulares associados ao inibidor da aromatase em mulheres com câncer de mama. Support Care Cancer 2013; 21: 1077-87. Veja o resumo.
  31. Fransen M, Agaliotis M, Nairn L, Votrubec M, Bridgett L, Su S, Jan S, março L, Edmonds J, Norton R, Woodward M, Dia R; Grupo colaborativo de estudos LEGS. Glucosamina e condroitina para osteoartrite de joelho: um ensaio clínico duplo-cego, randomizado, controlado por placebo, avaliando regimes simples e combinados. Ann Rheum Dis 2015; 74: 851-8. Veja o resumo.
  32. Provenza JR, Shinjo SK, Silva JM, Peron CR, Rocha FA. A combinação de glucosamina e sulfato de condroitina, uma ou três vezes ao dia, fornece analgesia clinicamente relevante na osteoartrite do joelho. Clin Rheumatol 2015; 34: 1455-62. Ver resumo.
  33. von Felden J, Montani M, Kessebohm K, Stickel F. Lesão hepática aguda induzida por drogas que mimetiza hepatite autoimune após ingestão de suplementos dietéticos contendo glucosamina e sulfato de condroitina. Int J Clin Pharmacol Ther 2013; 51: 219-23. Veja o resumo.
  34. Hochberg MC, Martel-Pelletier J, Monfort J, Möller I, Castillo JR, Arden N, Berenbaum F, Blanco FJ, Conaghan PG, Doménech G, Henrotin Y, Pap T, Richette P, Sawitzke A, du Souich P, Pelletier JP ; em nome do MOVES Investigation Group. Sulfato de condroitina e glucosamina combinados para osteoartrite dolorosa do joelho: um estudo multicêntrico, randomizado, duplo-cego, de não inferioridade versus celecoxibe. Ann Rheum Dis 2016; 75: 37-44. Veja o resumo.
  35. Cerda C, Bruguera M, Parés A. Hepatotoxicidade associada à glucosamina e sulfato de condroitina em pacientes com doença hepática crônica. World J Gastroenterol 2013; 19: 5381-4. Veja o resumo.
  36. Bray HG, Gregory JE, Stacey M. Chemistry of Tissues. 1. Condroitina da cartilagem. Biochem J 1944; 38: 142-146.
  37. FDA. Aprovação pré-venda (PMA). Disponível em: http://www.accessdata.fda.gov/scripts/cdrh/cfdocs/cfpma/pma.cfm?id=20196.
  38. FDA concede aprovação pré-comercialização para Viscoat. Biomed Safety Standards 1986; 16: 82.
  39. Blotman F e Loyau G. Ensaio clínico com sulfato de condroitina na gonartrose [resumo]. Osteoarthritis Cart 1993; 1: 68.
  40. Adebowale AO, Cox DS Liang Z Eddington ND. Análise do conteúdo de glucosamina e sulfato de condroitina em produtos comercializados e a permeabilidade de caco-2 das matérias-primas de sulfato de condroitina. J Am Nutraceutical Assoc. 2000; 3: 37-44.
  41. Pavelka e et al. Estudo duplo-cego do efeito da dose de cs 4 e 6 orais 1200mg, 800mg, 200mg contra placebo no tratamento da osteoartrite femorotibial. Wular Rheumatol Liter 1998; 27 (suppl 2): ​​63.
  42. L'Hirondel JL. LILACS-Estudo clínico duplo-cego com aplicação oral de sulfato de condroitina vs. placebo para o tratamento da gonartrose tíbio-femoral em 125 pacientes; Litera Rheumatologica 1992; 14: 77-84.
  43. Fleisch, AM, Merlin C, Imhoff A e et al. Um estudo randomizado, duplo-cego, controlado por placebo de um ano com sulfato de condroitina oral em pacientes com osteoartrite de joelho. Osteoarthritis and Cartilage 1997; 5: 70.
  44. Uebelhart D e Chantraine A. Efficacite clinique du sulfate de chondroitine dans la gonarthrose: Etude randomisee en double-insu versus placebo [abstract]. Rev.Rhumatisme 1994; 10: 692.
  45. Verbruggen, G., Goemaere, S., e Veys, E. M. Chondroitin sulfate: S / DMOAD (medicamento anti-osteoartrite modificador de estrutura / doença) no tratamento da OA da articulação do dedo. Osteoarthritis Cartilage 1998; 6 Suppl A: 37-38. Veja o resumo.
  46. Nakazawa, K., Murata, K., Izuka, K., e Oshima, Y. Os efeitos de curto prazo dos sulfatos de condroitina A e C em sujeitos ateroscleróticos coronários: Com referência às suas atividades anti-trombogênicas. Jpn.Heart J 1969; 10: 289-296. Veja o resumo.
  47. Nakazawa, K. e Murata, K. Estudo comparativo dos efeitos dos isômeros de sulfato de condroitina em indivíduos ateroscleróticos. ZFA. 1979; 34: 153-159. Veja o resumo.
  48. Thilo, G. [Um estudo de 35 casos de artrose tratada com ácido sulfúrico condrotiina (tradução do autor)]. Schweizerische Rundschau fur Medizin Praxis 12-27-1977; 66: 1696-1699. Veja o resumo.
  49. Embriano, P. J. Pressões pós-operatórias após facoemulsificação: hialuronato de sódio vs. sulfato de condroitina de sódio-hialuronato de sódio. Ann.Ophthalmol. 1989; 21: 85-88, 90. Ver resumo.
  50. Railhac, JJ, Zaim, M., Saurel, AS, Vial, J., e Fournie, B. Efeito de 12 meses de tratamento com sulfato de condroitina no volume da cartilagem em pacientes com osteoartrite de joelho: um piloto randomizado, duplo-cego, controlado por placebo estudo usando ressonância magnética. Clin.Rheumatol. 2012; 31: 1347-1357. Veja o resumo.
  51. De, Vita D. e Giordano, S. Efetividade do ácido hialurônico intravesical / sulfato de condroitina na cistite bacteriana recorrente: um estudo randomizado. Int.Urogynecol.J. 2012; 23: 1707-1713. Veja o resumo.
  52. Níquel, JC, Hanno, P., Kumar, K., e Thomas, H. Segunda avaliação multicêntrica, randomizada, duplo-cega, de grupo paralelo da eficácia e segurança do sulfato de condroitina de sódio intravesical em comparação com o controle de veículo inativo em indivíduos com intersticial síndrome de cistite / dor na bexiga. Urology 2012; 79: 1220-1224. Veja o resumo.
  53. Yue, J., Yang, M., Yi, S., Dong, B., Li, W., Yang, Z., Lu, J., Zhang, R., e Yong, J. Sulfato de condroitina e / ou cloridrato de glucosamina para a doença de Kashin-Beck: um estudo randomizado por grupo, controlado por placebo. Osteoartrite.Cartilagem. 2012; 20: 622-629. Veja o resumo.
  54. Kanzaki, N., Saito, K., Maeda, A., Kitagawa, Y., Kiso, Y., Watanabe, K., Tomonaga, A., Nagaoka, I., e Yamaguchi, H. Efeito de um suplemento dietético contendo cloridrato de glucosamina, sulfato de condroitina e glicosídeos de quercetina na osteoartrite sintomática do joelho: um estudo randomizado, duplo-cego, controlado por placebo. J.Sci.Food Agric. 3-15-2012; 92: 862-869. Veja o resumo.
  55. Wildi, LM, Raynauld, JP, Martel-Pelletier, J., Beaulieu, A., Bessette, L., Morin, F., Abram, F., Dorais, M. e Pelletier, JP O sulfato de condroitina reduz o volume da cartilagem perda e lesões da medula óssea em pacientes com osteoartrite de joelho começando logo em 6 meses após o início da terapia: um estudo piloto randomizado, duplo-cego, controlado por placebo usando ressonância magnética. Ann.Rheum.Dis. 2011; 70: 982-989. Veja o resumo.
  56. Damiano, R., Quarto, G., Bava, I., Ucciero, G., De, Domenico R., Palumbo, MI e Autorino, R. Prevenção de infecções recorrentes do trato urinário por administração intravesical de ácido hialurônico e sulfato de condroitina : um ensaio randomizado controlado por placebo. Eur.Urol. 2011; 59: 645-651. Veja o resumo.
  57. Zhou, Q., Chen, H., Qu, M., Wang, Q., Yang, L. e Xie, L. Desenvolvimento de um novo modelo ex vivo de aderência fúngica da córnea. Graefes Arch.Clin.Exp.Ophthalmol. 2011; 249: 693-700. Veja o resumo.
  58. Liesegang, T. J. Substâncias viscoelásticas em oftalmologia. Surv.Ophthalmol. 1990; 34: 268-293. Veja o resumo.
  59. Furer, V., Wieczorek, R. L., e Pillinger, M. H. Bilateral pinna condritis precedida por glucosamina condroitina suplemento iniciação. Scand.J.Rheumatol. 2011; 40: 241-243. Veja o resumo.
  60. Chen, W. C., Yao, C. L., Chu, I. M., e Wei, Y. H. Compare os efeitos da condrogênese por cultura de células-tronco mesenquimais humanas com vários tipos de sulfato de condroitina C. J.Biosci.Bioeng. 2011; 111: 226-231. Veja o resumo.
  61. Kato, D., Era, S., Watanabe, I., Arihara, M., Sugiura, N., Kimata, K., Suzuki, Y., Morita, K., Hidari, KI e Suzuki, T. Antiviral atividade do sulfato de condroitina E visando à proteína do envelope do vírus da dengue Antiviral Res. 2010; 88: 236-243. Veja o resumo.
  62. Wandel, S., Juni, P., Tendal, B., Nuesch, E., Villiger, PM, Welton, NJ, Reichenbach, S., e Trelle, S. Efeitos da glucosamina, condroitina ou placebo em pacientes com osteoartrite de quadril ou joelho: meta-análise de rede. BMJ 2010; 341: c4675. Veja o resumo.
  63. Rentsch, C., Rentsch, B., Breier, A., Spekl, K., Jung, R., Manthey, S., Scharnweber, D., Zwipp, H., e Biewener, A. Long-bone critical- defeitos de tamanho tratados com estruturas de policaprolactona-co-lactídeo criadas por engenharia de tecidos: um estudo piloto em ratos. J.Biomed.Mater.Res.A 12-1-2010; 95: 964-972. Veja o resumo.
  64. Im, A. R., Park, Y. e Kim, Y. S. Isolation and characterization of condroitin sulfates from sturgeon (Acipenser sinensis) and their effects on growth of fibroblasts. Biol.Pharm.Bull. 2010; 33: 1268-1273. Veja o resumo.
  65. Sawitzke, AD, Shi, H., Finco, MF, Dunlop, DD, Harris, CL, Singer, NG, Bradley, JD, Silver, D., Jackson, CG, Lane, NE, Oddis, CV, Wolfe, F. , Lisse, J., Furst, DE, Bingham, CO, Reda, DJ, Moskowitz, RW, Williams, HJ e Clegg, DO Eficácia clínica e segurança de glucosamina, sulfato de condroitina, sua combinação, celecoxib ou placebo tomado para tratar a osteoartrite do joelho: resultados de 2 anos do GAIT. Ann.Rheum.Dis. 2010; 69: 1459-1464. Veja o resumo.
  66. Níquel, JC, Egerdie, RB, Steinhoff, G., Palmer, B., e Hanno, P. Um multicêntrico, randomizado, duplo-cego, avaliação piloto de grupo paralelo da eficácia e segurança do sulfato de condroitina de sódio intravesical versus controle de veículo em pacientes com cistite intersticial / síndrome da bexiga dolorosa. Urology 2010; 76: 804-809. Veja o resumo.
  67. Moller, I., Perez, M., Monfort, J., Benito, P., Cuevas, J., Perna, C., Domenech, G., Herrero, M., Montell, E. e Verges, J. Eficácia do sulfato de condroitina em pacientes com osteoartrite de joelho e psoríase concomitantes: um estudo randomizado, duplo-cego e controlado por placebo. Osteoartrite.Cartilagem. 2010; 18 Suplemento 1: S32-S40. Veja o resumo.
  68. Egea, J., Garcia, A.G., Verges, J., Montell, E., e Lopez, M.G. Antioxidant, antiinflammatory and neuroprotective actions of chondroitin sulfate and proteoglycans. Osteoartrite.Cartilagem. 2010; 18 Suplemento 1: S24-S27. Veja o resumo.
  69. Hochberg, M. C. Estrutura-modificando efeitos do sulfato de condroitina na osteoartrite do joelho: uma meta-análise atualizada de ensaios clínicos randomizados controlados por placebo de 2 anos de duração. Osteoartrite.Cartilagem. 2010; 18 Suplemento 1: S28-S31. Veja o resumo.
  70. Imada, K., Oka, H., Kawasaki, D., Miura, N., Sato, T., e Ito, A. Mecanismos de ação anti-artrítica do sulfato de condroitina natural em condrócitos articulares humanos e fibroblastos sinoviais. Biol.Pharm Bull. 2010; 33: 410-414. Veja o resumo.
  71. Pavelka, K., Coste, P., Geher, P. e Krejci, G. Efficacy and safety of piascledine 300 versus sulfato de condroitina em um tratamento de 6 meses mais 2 meses de observação em pacientes com osteoartrite do joelho. Clin.Rheumatol. 2010; 29: 659-670. Veja o resumo.
  72. Tat, S. K., Pelletier, J. P., Mineau, F., Duval, N., e Martel-Pelletier, J. Variable effects of 3 diferentes condroitin sulfato compostos em humanos osteoartríticos cartilagem / condrócitos: relevância da pureza e processo de produção. J.Rheumatol. 2010; 37: 656-664. Veja o resumo.
  73. Lane, S. S., Naylor, D. W., Kullerstrand, L. J., Knauth, K., e Lindstrom, R. L. Comparação prospectiva dos efeitos de Occucoat, Viscoat e Healon na pressão intraocular e perda de células endoteliais. J Cataract Refract.Surg. 1991; 17: 21-26. Veja o resumo.
  74. Jackson, CG, Plaas, AH, Sandy, JD, Hua, C., Kim-Rolands, S., Barnhill, JG, Harris, CL e Clegg, DO A farmacocinética humana da ingestão oral de glucosamina e sulfato de condroitina tomada separadamente ou em combinação. Osteoarthritis Cartilage 2010; 18: 297-302. Veja o resumo.
  75. Black, C., Clar, C., Henderson, R., MacEachern, C., McNamee, P., Quayyum, Z., Royle, P. e Thomas, S. A eficácia clínica dos suplementos de glucosamina e condroitina na desaceleração ou parar a progressão da osteoartrite do joelho: uma revisão sistemática e avaliação econômica. Health Technol.Assess. 2009; 13: 1-148. Veja o resumo.
  76. Sasisekharan, R. e Shriver, Z. Da crise à oportunidade: uma perspectiva sobre a crise da heparina. Thromb.Haemost. 2009; 102: 854-858. Veja o resumo.
  77. Crowley, DC, Lau, FC, Sharma, P., Evans, M., Guthrie, N., Bagchi, M., Bagchi, D., Dey, DK e Raychaudhuri, SP Segurança e eficácia do colágeno tipo II não desnaturado em o tratamento da osteoartrite do joelho: um ensaio clínico. Int.J.Med.Sci. 2009; 6: 312-321. Veja o resumo.
  78. Rainsford, K. D. Importância da composição farmacêutica e evidências de ensaios clínicos e estudos farmacológicos na determinação da eficácia do sulfato de condroitina e outros glicosaminoglicanos: uma crítica. J.Pharm.Pharmacol. 2009; 61: 1263-1270. Veja o resumo.
  79. Hauser, P.J., Buethe, D.A., Califano, J., Sofinowski, T.M., Culkin, D.J. e Hurst, R.E.Recuperando a função de barreira para bexiga danificada por ácido por sulfato de condroitina intravesical. J.Urol. 2009; 182: 2477-2482. Veja o resumo.
  80. Kubo, M., Ando, ​​K., Mimura, T., Matsusue, Y., e Mori, K. Sulfato de condroitina para o tratamento da osteoartrite de quadril e joelho: status atual e tendências futuras. Life Sci. 9-23-2009; 85 (13-14): 477-483. Veja o resumo.
  81. Lee, Y. H., Woo, J. H., Choi, S. J., Ji, J. D., e Song, G. G. Effect of glucosamine or condroitin sulfato na progressão da osteoartrite: uma meta-análise. Rheumatol Int 2010; 30: 357-363. Veja o resumo.
  82. du Souich, P., Garcia, A.G., Verges, J., e Montell, E. Immunomodulatory and anti-inflamatório effects of chondroitin sulfphate. J.Cell Mol.Med. 2009; 13 (8A): 1451-1463. Veja o resumo.
  83. Fthenou, E., Zong, F., Zafiropoulos, A., Dobra, K., Hjerpe, A. e Tzanakakis, G. N. O sulfato de condroitina A regula a adesão, motilidade e migração de células de fibrossarcoma através das vias de sinalização de JNK e tirosina quinase. In Vivo 2009; 23: 69-76. Veja o resumo.
  84. Bhattacharyya, S., Solakyildirim, K., Zhang, Z., Chen, ML, Linhardt, RJ e Tobacman, JK Cell-bound IL-8 aumenta em células epiteliais brônquicas após silenciamento de arilsulfatase B devido ao sequestro com condroitina-4- sulfato. Am.J.Respir.Cell Mol.Biol. 2010; 42: 51-61. Veja o resumo.
  85. Schulz, A., Vestweber, A. M., e Dressler, D. [Ação anti-inflamatória de uma preparação de ácido hialurônico-sulfato de condroitina em um modelo de bexiga in vitro]. Aktuelle Urol. 2009; 40: 109-112. Veja o resumo.
  86. David-Raoudi, M., Deschrevel, B., Leclercq, S., Galera, P., Boumediene, K., e Pujol, JP O sulfato de condroitina aumenta a produção de hialuronano por sinoviócitos humanos através da regulação diferencial das sintases de hialuronano: Papel de p38 e Akt. Arthritis Rheum. 2009; 60: 760-770. Veja o resumo.
  87. Matsuno, H., Nakamura, H., Katayama, K., Hayashi, S., Kano, S., Yudoh, K., e Kiso, Y. Effects of an oral management of glucosamine-condroitin-quercetin glucoside on the synovial propriedades dos fluidos em pacientes com osteoartrite e artrite reumatóide. Biosci.Biotechnol.Biochem. 2009; 73: 288-292. Veja o resumo.
  88. Kahan, A., Uebelhart, D., De, Vathaire F., Delmas, P.D., e Reginster, J. Y. Efeitos de longo prazo de sulfato de condroitinas 4 e 6 na osteoartrite do joelho: o estudo sobre a prevenção da progressão da osteoartrite, um ensaio clínico randomizado, duplo-cego, controlado por placebo de dois anos. Arthritis Rheum. 2009; 60: 524-533. Veja o resumo.
  89. Rovetta, G. Galactosaminoglycuronoglycan sulfate (matrix) na terapia da osteoartrite tibiofibular do joelho. Drugs Exp Clin Res 1991; 17: 53-57. Veja o resumo.
  90. Oliviero, U., Sorrentino, GP, De Paola, P., Tranfaglia, E., D'Alessandro, A., Carifi, S., Porfido, FA, Cerio, R., Grasso, AM, Policicchio, D., e . Efeitos do tratamento com matriz em idosos com degeneração articular crônica. Drugs Exp Clin Res 1991; 17: 45-51. Veja o resumo.
  91. Bruyere, O., Burlet, N., Delmas, P. D., Rizzoli, R., Cooper, C., e Reginster, J. Y. Evaluation of Syntomatic slow-action drug in osteoarthritis using the GRADE system. BMC.Musculoskelet.Disord. 2008; 9: 165. Veja o resumo.
  92. Theoharides, T. C., Kempuraj, D., Vakali, S., e Sant, G. R. Tratamento da cistite intersticial refratária / síndrome da bexiga dolorosa com CystoProtek - um suplemento natural multiagente oral. Can J Urol 2008; 15: 4410-4414. Veja o resumo.
  93. Hochberg, M. C., Zhan, M. e Langenberg, P. A taxa de declínio da largura do espaço articular em pacientes com osteoartrite do joelho: uma revisão sistemática e meta-análise de ensaios clínicos randomizados de sulfato de condroitina controlados por placebo. Curr.Med.Res.Opin. 2008; 24: 3029-3035. Veja o resumo.
  94. Sawitzke, AD, Shi, H., Finco, MF, Dunlop, DD, Bingham, CO, III, Harris, CL, Singer, NG, Bradley, JD, Silver, D., Jackson, CG, Lane, NE, Oddis, CV, Wolfe, F., Lisse, J., Furst, DE, Reda, DJ, Moskowitz, RW, Williams, HJ e Clegg, DO O efeito da glucosamina e / ou sulfato de condroitina na progressão da osteoartrite do joelho: um relatório do estudo de intervenção em artrite com glucosamina / condroitina. Arthritis Rheum. 2008; 58: 3183-3191. Veja o resumo.
  95. Nickel, JC, Egerdie, B., Downey, J., Singh, R., Skehan, A., Carr, L. e Irvine-Bird, K. Um estudo de prática clínica multicêntrico da vida real para avaliar a eficácia e segurança de sulfato de condroitina intravesical para o tratamento da cistite intersticial. BJU.Int. 2009; 103: 56-60. Veja o resumo.
  96. Nordling, J. e van, Ophoven A. Intravesical glycosaminoglycan reabastecimento com sulfato de condroitina em formas crônicas de cistite. Um ensaio clínico observacional prospectivo, multinacional e multicêntrico. Arzneimittelforschung. 2008; 58: 328-335. Veja o resumo.
  97. Theocharis, D. A., Skandalis, S. S., Noulas, A. V., Papageorgakopoulou, N., Theocharis, A. D., e Karamanos, N. K. Hyaluronan e proteoglicanos de sulfato de condroitina na organização supramolecular do corpo vítreo de mamíferos. Connect.Tissue Res. 2008; 49: 124-128. Veja o resumo.
  98. Fosang, A. J. e Little, C. B. Drug insight: agrecanases as terapêuticas alvos para osteoartrite. Nat.Clin.Pract.Rheumatol. 2008; 4: 420-427. Veja o resumo.
  99. Praveen, M. R., Koul, A., Vasavada, A. R., Pandita, D., Dixit, N. V., e Dahodwala, F. F. DisCoVisc versus a técnica de casca mole usando Viscoat e Provisc em facoemulsificação: ensaio clínico randomizado. J.Cataract Refract.Surg. 2008; 34: 1145-1151. Veja o resumo.
  100. Dudics, V., Kunstar, A., Kovacs, J., Lakatos, T., Geher, P., Gomor, B., Monostori, E., e Uher, F. Potencial condrogênico de células-tronco mesenquimais de pacientes com reumatóide artrite e osteoartrite: medidas em um sistema de microcultura. Cells Tissues.Organs 2009; 189: 307-316. Veja o resumo.
  101. Porru, D., Cervigni, M., Nasta, L., Natale, F., Lo, Voi R., Tinelli, C., Gardella, B., Anghileri, A., Spinillo, A., e Rovereto, B Resultados do ácido hialurônico endovesical / sulfato de condroitina no tratamento da cistite intersticial / síndrome da bexiga dolorosa. Rev.Recent Clin.Trials 2008; 3: 126-129. Veja o resumo.
  102. Cervigni, M., Natale, F., Nasta, L., Padoa, A., Voi, R. L. e Porru, D. Uma terapia intravesical combinada com ácido hialurônico e condroitina para síndrome da bexiga dolorosa refratária / cistite intersticial. Int.Urogynecol.J.Pelvic.Floor.Dysfunct. 2008; 19: 943-947. Veja o resumo.
  103. Zhang, W., Moskowitz, RW, Nuki, G., Abramson, S., Altman, RD, Arden, N., Bierma-Zeinstra, S., Brandt, KD, Croft, P., Doherty, M., Dougados , M., Hochberg, M., Hunter, DJ, Kwoh, K., Lohmander, LS e Tugwell, P. OARSI recomendações para o manejo da osteoartrite do quadril e joelho, Parte II: OARSI baseado em evidências, diretrizes consensuais de especialistas. Osteoartrite.Cartilagem. 2008; 16: 137-162. Veja o resumo.
  104. Rainer, G., Stifter, E., Luksch, A., e Menapace, R. Comparison of the effect of Viscoat e DuoVisc on postoperatorios pressure intra -ocular pressure after small-incision cataract surgery. J.Cataract Refract.Surg. 2008; 34: 253-257. Veja o resumo.
  105. Laroche, L., Arrata, M., Brasseur, G., Lagoutte, F., Le Mer, Y., Lumbroso, P., Mercante, M., Normand, F., Rigal, D., Roncin, S. , e . ADOLEC-Tratamento da síndrome do olho seco com gel lacrimal: um estudo multicêntrico randomizado; J Fr.Ophtalmol. 1991; 14: 321-326. Veja o resumo.
  106. Conte, A., de Bernardi, M., Palmieri, L., Lualdi, P., Mautone, G., e Ronca, G. Metabolic fate of exogenous chondroitin sulfate in man. Arzneimittelforschung. 1991; 41: 768-772. Veja o resumo.
  107. Bana, G., Jamard, B., Verrouil, E. e Mazieres, B. Sulfato de condroitina na gestão da osteoartrite de quadril e joelho: uma visão geral. Adv.Pharmacol. 2006; 53: 507-522. Veja o resumo.
  108. Mazieres, B., Hucher, M., Zaim, M. e Garnero, P. Efeito do sulfato de condroitina na osteoartrite sintomática do joelho: um estudo multicêntrico, randomizado, duplo-cego, controlado por placebo. Ann Rheum Dis 2007; 66: 639-645. Veja o resumo.
  109. Braun, W.A., Flynn, M.G., Armstrong, W.J., e Jacks, D. D. Os efeitos da suplementação de sulfato de condroitina nos índices de lesão muscular induzida por exercício de braço excêntrico. J.Sports Med.Phys.Fitness 2005; 45: 553-560. Veja o resumo.
  110. Michel, BA, Stucki, G., Frey, D., De, Vathaire F., Vignon, E., Bruehlmann, P., e Uebelhart, D. Sulfato de condroitinas 4 e 6 na osteoartrite do joelho: um estudo randomizado, controlado tentativas. Arthritis Rheum. 2005; 52: 779-786. Veja o resumo.
  111. Rovetta, G., Monteforte, P., Molfetta, G. e Balestra, V. Um estudo de dois anos de sulfato de condroitina na osteoartrite erosiva das mãos: comportamento de erosões, osteófitos, dor e disfunção das mãos. Drugs Exp Clin Res 2004; 30: 11-16. Veja o resumo.
  112. Mathieu, P. [Radiological progression of internal femoro-tibial osteoartritis in gonarthrosis. Efeito condro-protetor dos sulfatos de condroitina ACS4-ACS6]. Presse Med 9-14-2002; 31: 1386-1390. Veja o resumo.
  113. Volpi, N. Biodisponibilidade oral de sulfato de condroitina (Condrosulf) e seus constituintes em voluntários saudáveis ​​do sexo masculino. Osteoartrite.Cartilagem. 2002; 10: 768-777. Veja o resumo.
  114. Rovetta, G., Monteforte, P., Molfetta, G. e Balestra, V. Sulfato de condroitina na osteoartrite erosiva das mãos. Int J Tissue React. 2002; 24: 29-32. Veja o resumo.
  115. Steinhoff, G., Ittah, B., e Rowan, S. A eficácia do sulfato de condroitina 0,2% no tratamento da cistite intersticial. Can J Urol 2002; 9: 1454-1458. Veja o resumo.
  116. O’Rourke, M. Determinando a eficácia da glucosamina e condroitina para a osteoartrite. Nurse Pract 2001; 26: 44-52. Veja o resumo.
  117. LILACS-Efeitos benéficos do Chondrosulf 400 na dor e na função articular na artrose: uma meta-análise; Presse Med 2000; 29 (27 Supl): 19-20. Veja o resumo.
  118. [Estudo multicêntrico europeu sobre a eficácia do sulfato de condroitina na gonartrose: um novo olhar sobre os resultados bioquímicos e radiológicos]. Presse Med 2000; 29 (27 Supl): 15-18. Veja o resumo.
  119. Alekseeva, L. I., Benevolenskaia, L. I., Nasonov, E. L., Chichasova, N. V., e Kariakin, A. N. [Structum (sulfato de condroitina) - um novo agente para o tratamento da osteoartrose]. Ter.Arkh. 1999; 71: 51-53. Veja o resumo.
  120. Schwartz SR, Park J. Ingestão de BioCell Collagen, um novo extrato hidrolisado de cartilagem esternal de frango; melhorou a microcirculação sanguínea e reduziu os sinais de envelhecimento facial. Clin Interv Aging. 2012; 7: 267-273. Veja o resumo.
  121. Schauss AG, Stenehjem J, Park J, Endres JR, Clewell A. Efeito do novo extrato de cartilagem esternal de frango hidrolisado de baixo peso molecular, BioCell Collagen, na melhora dos sintomas relacionados à osteoartrite: um ensaio randomizado, duplo-cego, controlado por placebo. J Agric Food Chem. 2012; 60: 4096-4101. Veja o resumo.
  122. Kalman DS, Schwartz HI, Pachon J, Sheldon E, Almada AL. Um ensaio clínico piloto duplo-cego randomizado que avaliou a segurança e eficácia do colágeno hidrolisado tipo II em adultos com osteoartrite. FASEB Experimental Biology 2004 Abstracts, Washington DC, 17-21 de abril de 2004; A90.
  123. Verges J, Montell E, Herrero M, et al. Melhorias clínicas e histopatológicas na psoríase com sulfato de condroitina oral: um achado fortuito. Dermatol Online J 2005; 11: 31. Veja o resumo.
  124. Burke S, Sugar J, Farber MD. Comparação dos efeitos de dois agentes viscoelásticos, Healon e Viscoat, na pressão intra-ocular pós-operatória após ceratoplastia penetrante. Ophthalmic Surg 1990; 21: 821-6. Veja o resumo.
  125. Zhang YX, Dong W, Liu H, et al. Efeitos do sulfato de condroitina e da glucosamina em pacientes adultos com doença de Kashin-Beck. Clin Rheumatol 2010; 29: 357-62. Veja o resumo.
  126. Gauruder-Burmester A, Popken G. Acompanhamento de 24 meses após o tratamento da bexiga hiperativa com sulfato de condroitina de sódio a 0,2%. Aktuelle Urol 2009; 40: 355-9. Veja o resumo.
  127. Uebelhart D, Knussel O, Theiler R. Efficacy and tolerability de um sulfato de condroitina aviário oral na osteoartrite dolorosa do joelho [resumo]. Schweiz Med Wochenschr 1999; 129: 1174.
  128. Leeb BF, Petera P, Neumann K. Resultados de um estudo multicêntrico sobre o uso de sulfato de condroitina (Condrosulf) na artrose do dedo, joelho e articulações do quadril. Wien Med Wochenschr 1996; 146: 609-14. Veja o resumo.
  129. Gabay C, Medinger-Sadowski C, Gascon D, et al. Efeito sintomático da condroitina 4 e do sulfato de condroitina 6 na osteoartrite da mão: um ensaio clínico randomizado, duplo-cego, controlado por placebo em um único centro. Arthritis Rheum 2011; 63: 3383-91. Veja o resumo.
  130. Yue QY, Strandell J, Myrberg O. O uso concomitante de glucosamina pode potencializar o efeito da varfarina. O Centro de Monitoramento de Uppsala. Disponível em: www.who-umc.org/graphics/9722.pdf (Acessado em 28 de abril de 2008).
  131. Knudsen J, Sokol GH. Potencial interação glucosamina-varfarina resultando em aumento da razão normalizada internacional: Relato de caso e revisão da literatura e banco de dados MedWatch. Pharmacotherapy 2008; 28: 540-8. Veja o resumo.
  132. Reichenbach S, Sterchi R, Scherer M, et al. Meta-análise: condroitina para osteoartrite do joelho ou quadril. Ann Intern Med 2007; 146: 580-90. Veja o resumo.
  133. Messier SP, Mihalko S, Loeser RF, et al. Glucosamina / condroitina combinada com exercícios para o tratamento da osteoartrite do joelho: um estudo preliminar. Osteoarthritis Cartilage 2007; 15: 1256-66. Veja o resumo.
  134. Kahan A. STOPP (Estudo sobre Prevenção da Progressão da Osteoartrite): um novo estudo de dois anos com sulfato de condroitina 4 e 6 (CS). Disponível em: www.ibsa-ch.com/eular_2006_amsterdam_vignon-2.pdf (acessado em 25 de abril de 2007).
  135. Huang J, Olivenstein R, Taha R, et al. Maior deposição de proteoglicanos na parede das vias aéreas de asmáticos atópicos. Am J Respir Crit Care Med 1999; 160: 725-9. Veja o resumo.
  136. Clegg DO, Reda DJ, Harris CL, et al. Glucosamina, sulfato de condroitina e os dois em combinação para a osteoartrite dolorosa do joelho. N Engl J Med 2006; 354: 795-808. Veja o resumo.
  137. Uebelhart D, Malaise M, Marcolongo R, et al. Tratamento intermitente da osteoartrite do joelho com sulfato de condroitina oral: Um estudo multicêntrico duplo-cego, randomizado, de um ano versus placebo. Osteoarthritis Cartilage 2004; 12: 269-76. Veja o resumo.
  138. Sakko AJ, Ricciardelli C, Mayne K, et al. Modulação da fixação de células de câncer de próstata à matriz pelo versican. Cancer Res 2003; 63: 4786-91. Veja o resumo.
  139. Rozenfeld V, Crain JL, Callahan AK. Possível aumento do efeito da varfarina pela glucosamina-condroitina. Am J Health Syst Pharm 2004; 61: 306-307. Veja o resumo.
  140. Di Caro A, Perola E, Bartolini B, et al. As frações de sulfatos de galactosaminoglicano quimicamente super-sulfatados inibem três vírus com envelope: vírus da imunodeficiência humana tipo 1, vírus do herpes simplex tipo 1 e citomegalovírus humano. Antivir Chem Chemother 1999; 10: 33-8 .. Ver resumo.
  141. Danao-Camara T. Efeitos colaterais potenciais do tratamento com glucosamina e condroitina. Arthritis Rheum 2000; 43: 2853. Veja o resumo.
  142. Cohen M, Wolfe R, Mai T, Lewis D. Um ensaio randomizado, duplo-cego, controlado por placebo de um creme tópico contendo sulfato de glucosamina, sulfato de condroitina e cânfora para osteoartrite do joelho. J Rheumatol 2003; 30: 523-8 .. Ver resumo.
  143. Baici A, Horler D, Moser B, et al. Análise de glicosaminoglicanos em soro humano após administração oral de sulfato de condroitina. Rheumatol Int 1992; 12: 81-8 .. Ver resumo.
  144. Richy F, Bruyere O, Ethgen O, et al. Eficácia estrutural e sintomática da glucosamina e condroitina na osteoartrite do joelho: uma meta-análise abrangente. Arch Intern Med 2003; 163: 1514-22. Veja o resumo.
  145. Henry-Launois B. Avaliação do uso do impacto financeiro do Chondrosulf 400 na prática médica atual. Parte dos procedimentos de um Simpósio Científico realizado no XI Simpósio EULAR: Novas abordagens em OA: Sulfato de condroitina (CS 4 e 6) não apenas um tratamento sintomático. Genebra, 1998.
  146. Verbruggen G, Goemaere S, Veys EM. Sistemas para avaliar a progressão da osteoartrite da articulação dos dedos e os efeitos das drogas que modificam a osteoartrite. Clin Rheumatol 2002; 21: 231-43. Veja o resumo.
  147. Tallia AF, Cardone DA. Exacerbação da asma associada ao suplemento de glucosamina-condroitina. J Am Board Fam Pract 2002; 15: 481-4 .. Ver o resumo.
  148. Ricciardelli C, Quinn DI, Raymond WA, et al. Níveis elevados de sulfato de condroitina peritumoral são preditivos de mau prognóstico em pacientes tratados por prostatectomia radical para câncer de próstata em estágio inicial. Cancer Res 1999; 59: 2324-8. Veja o resumo.
  149. Ylisastigui L, Bakri Y, Amzazi S, et al. Glicosaminoglicanos solúveis Não potencializam a atividade antiviral da RANTES na infecção de macrófagos primários pelo vírus da imunodeficiência humana tipo 1. Virology 2000; 278: 412-22. Veja o resumo.
  150. Adebowale AO, Cox DS, Liang Z, et al. Análise do conteúdo de glucosamina e sulfato de condroitina em produtos comercializados e a permeabilidade Caco-2 das matérias-primas de sulfato de condroitina. JANA 2000; 3: 37-44.
  151. Cao LC, Boeve ER, de Bruijn WC, et al. Glicosaminoglicanos e polissacarídeos sulfatados semissintéticos: uma visão geral de sua aplicação potencial no tratamento de pacientes com urolitíase. Urology 1997; 50: 173-83. Veja o resumo.
  152. Morrison LM. Tratamento da doença cardíaca arteriosclerótica coronariana com sulfato de condroitina-A: relatório preliminar. J Am Geriatr Soc 1968; 16: 779-85. Veja o resumo.
  153. Morrison LM, Bajwa GS, Alfin-Slater RB, Ershoff BH. Prevenção de lesões vasculares por sulfato de condroitina A na artéria coronária e aorta de ratos induzida por hipervitaminose D, dieta contendo colesterol. Atherosclerosis 1972; 16: 105-18. Veja o resumo.
  154. Mazieres B, Combe B, Phan Van A, et al. Sulfato de condroitina na osteoartrite do joelho: um estudo clínico multicêntrico prospectivo, duplo-cego, controlado por placebo. J Rheumatol 2001; 28: 173-81. Veja o resumo.
  155. Das A. Jr., Hammad TA. Eficácia de uma combinação de cloridrato de glucosamina FCHG49, sulfato de condroitina de sódio de baixo peso molecular TRH122 e ascorbato de manganês no tratamento da osteoartrite do joelho. Osteoarthritis Cartilage 2000; 8: 343-50. Veja o resumo.
  156. Food and Nutrition Board, Institute of Medicine. Ingestão dietética de referência para vitamina A, vitamina K, arsênico, boro, cromo, cobre, iodo, ferro, manganês, molibdênio, níquel, silício, vanádio e zinco. Washington, DC: National Academy Press, 2002. Disponível em: www.nap.edu/books/0309072794/html/.
  157. Pipitone VR. Condroproteção com sulfato de condroitina. Drugs Exp Clin Res 1991; 17: 3-7. Veja o resumo.
  158. Leffler CT, Philippi AF, Leffler SG, et al. Glucosamina, condroitina e ascorbato de manganês para doença articular degenerativa do joelho ou lombar: um estudo piloto randomizado, duplo-cego e controlado por placebo. Mil Med 1999; 164: 85-91. Veja o resumo.
  159. Silvestro L, Lanzarotti E, Marchi E, et al. Farmacocinética humana de glicosaminoglicanos usando substâncias marcadas e não marcadas com deutério: evidência de absorção oral. Semin Thromb Hemost 1994; 20: 281-92. Veja o resumo.
  160. Conte A, Volpi N, Palmieri L, et al. Aspectos bioquímicos e farmacocinéticos do tratamento oral com sulfato de condroitina. Arzneimittelforschung 1995; 45: 918-25. Veja o resumo.
  161. Ronca F, Palmieri L, Panicucci P, et al. Atividade antiinflamatória do sulfato de condroitina. Osteoarthritis Cartilage 1998; 6 Suppl A: 14-21. Veja o resumo.
  162. Andermann G, Dietz M. A influência da via de administração na biodisponibilidade de uma macromolécula endógena: sulfato de condroitina (CSA). Eur J Drug Metab Pharmacokinet 1982; 7: 11-6. Veja o resumo.
  163. Conte A, de Bernardi M., Palmieri L, et al. Destino metabólico do sulfato de condroitina exógeno no homem. Arzneimittelforschung 1991; 41: 768-72. Veja o resumo.
  164. McAlindon TE, LaValley MP, Gulin JP, Felson DT. Glucosamina e condroitina para o tratamento da osteoartrite: uma avaliação sistemática da qualidade e meta-análise. JAMA 2000; 283: 1469-75. Veja o resumo.
  165. Limberg MB, McCaa C, Kissling GE, Kaufman HE. Aplicação tópica de ácido hialurônico e sulfato de condroitina no tratamento de olhos secos. Am J Ophthalmol 1987; 103: 194-7. Veja o resumo.
  166. Kelly GS. O papel do sulfato de glucosamina e dos sulfatos de condroitina no tratamento de doenças articulares degenerativas. Altern Med Rev 1998; 3: 27-39. Veja o resumo.
  167. Bucsi L, Pobre G. Eficácia e tolerabilidade do sulfato de condroitina oral como uma droga de ação lenta sintomática para osteoartrite (SYSADOA) no tratamento da osteoartrite do joelho. Osteoarthritis Cartilage 1998; 6 Suppl A: 31-6. Veja o resumo.
  168. Bourgeois P, Chales G, Dehais J, et al. Eficácia e tolerabilidade do sulfato de condroitina 1200 mg / dia vs sulfato de condroitina 3 x 400 mg / dia vs placebo. Osteoarthritis Cartilage 1998; 6: 25-30. Veja o resumo.
  169. Uebelhart D, Thonar EJ, Delmas PD, et al. Efeitos do sulfato de condroitina oral na progressão da osteoartrite do joelho: um estudo piloto. Osteoarthritis Cartilage 1998; 6: 39-46. Veja o resumo.
  170. Morrison LM, Enrick N. Coronary heart disease: redução da taxa de mortalidade por sulfato de condroitina A. Angiology 1973; 24: 269-87. Veja o resumo.
  171. Lewis CJ. Carta para reiterar certas preocupações de saúde pública e segurança para empresas que fabricam ou importam suplementos dietéticos que contenham tecidos bovinos específicos.FDA. Disponível em: www.cfsan.fda.gov/~dms/dspltr05.html.
  172. Leeb BF, Schweitzer H., Montag K., Smolen JS. Uma meta-análise do sulfato de condroitina no tratamento da osteoartrite. J Rheumatol 2000; 27: 205-11. Veja o resumo.
  173. Bagasra O, Whittle P, Heins B, Pomerantz RJ. Atividade anti-vírus da imunodeficiência humana tipo 1 de monossacarídeos sulfatados: comparação com polissacarídeos sulfatados e outros poliions. J Infect Dis 1991; 164: 1082-90. Veja o resumo.
  174. Jurkiewicz E, Panse P, Jentsch KD, et al. Atividade anti-HIV-1 in vitro do polissulfato de condroitina. AIDS 1989; 3: 423-7. Veja o resumo.
  175. Chavez ML. Sulfato de glucosamina e sulfatos de condroitina. Hosp Pharm 1997; 32: 1275-85.
  176. Mazieres B, Loyau G, Menkes CJ, et al. LILACS-Sulfato de condroitina no tratamento da gonartrose e coxartrose. Resultado de 5 meses de um estudo prospectivo duplo-cego controlado multicêntrico usando placebo]. Rev Rhum Mal Osteoartic 1992; 59: 466-72. Veja o resumo.
  177. Conrozier T. [Tratamentos anti-artrose: eficácia e tolerância dos sulfatos de condroitina]. Presse Med 1998; 27: 1862-5. Veja o resumo.
  178. Morreale P, Manopulo R, Galati M, et al. Comparação da eficácia antiinflamatória do sulfato de condroitina e diclofenaco de sódio em pacientes com osteoartrite de joelho. J Rheumatol 1996; 23: 1385-91. Veja o resumo.
Última revisão - 20/02/2020

Seleção Do Site.

Teste de vitamina E (tocoferol)

Teste de vitamina E (tocoferol)

Um te te de vitamina E mede a quantidade de vitamina E no angue. A vitamina E (também conhecida como tocoferol ou alfa-tocoferol) é um nutriente importante para muito proce o do corpo. Ajuda...
Rifapentina

Rifapentina

A rifapentina é u ada com outro medicamento para tratar a tuberculo e ativa (TB; uma infecção grave que afeta o pulmõe e, à veze , outra parte do corpo) em adulto e crianç...