Injeção de Metoclopramida
Contente
- Antes de receber a injeção de metoclopramida,
- A injeção de metoclopramida pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas ou aqueles listados na seção AVISO IMPORTANTE, chame seu médico imediatamente:
- Os sintomas de sobredosagem podem incluir o seguinte:
Receber injeção de metoclopramida pode causar o desenvolvimento de um problema muscular denominado discinesia tardia. Se você desenvolver discinesia tardia, moverá seus músculos, especialmente os músculos do rosto, de maneiras incomuns. Você não será capaz de controlar ou interromper esses movimentos. A discinesia tardia pode não desaparecer, mesmo depois de parar de receber a injeção de metoclopramida. Quanto mais tempo você recebe a injeção de metoclopramida, maior o risco de desenvolver discinesia tardia. Portanto, seu médico provavelmente irá lhe dizer para não receber injeção de metoclopramida por mais de 12 semanas. O risco de desenvolver discinesia tardia também é maior se você estiver tomando medicamentos para doenças mentais, se tiver diabetes ou se for idoso, especialmente se for mulher. Chame seu médico imediatamente se você desenvolver qualquer movimento corporal incontrolável, especialmente estalar os lábios, franzir a boca, mastigar, franzir a testa, franzir a testa, mostrar a língua, piscar, movimentos dos olhos ou tremer braços ou pernas.
O seu médico ou farmacêutico fornecerá a folha de informações do fabricante do paciente (Guia de Medicação) quando você iniciar o tratamento com injeção de metoclopramida e cada vez que você reabastecer sua prescrição. Leia as informações com atenção e pergunte ao seu médico ou farmacêutico se tiver alguma dúvida. Você também pode visitar o site da Food and Drug Administration (FDA) (http://www.fda.gov/Drugs/DrugSafety/ucm085729.htm) para obter o Guia de Medicação.
Converse com seu médico sobre o risco de receber injeção de metoclopramida.
A injeção de metoclopramida é usada para aliviar os sintomas causados pelo esvaziamento lento do estômago em pessoas com diabetes. Esses sintomas incluem náuseas, vômitos, azia, perda de apetite e sensação de saciedade que perdura por muito tempo após as refeições. A injeção de metoclopramida também é usada para prevenir náuseas e vômitos causados pela quimioterapia ou que podem ocorrer após a cirurgia. A injeção de metoclopramida às vezes também é usada para esvaziar os intestinos durante certos procedimentos médicos. A injeção de metoclopramida está em uma classe de medicamentos chamados agentes procinéticos. Ele age acelerando o movimento dos alimentos através do estômago e intestinos.
A injeção de metoclopramida é um líquido para ser injetado no músculo ou na veia. Quando a injeção de metoclopramida é usada para tratar o esvaziamento gástrico retardado devido ao diabetes, pode ser administrada até quatro vezes ao dia. Quando a injeção de metoclopramida é usada para prevenir náuseas e vômitos devido à quimioterapia, geralmente é administrada 30 minutos antes da quimioterapia, a seguir uma vez a cada 2 horas em duas doses e, a seguir, uma vez a cada 3 horas em três doses. A injeção de metoclopramida também é dada às vezes durante a cirurgia. Se você está injetando uma injeção de metoclopramida em casa, injete-a aproximadamente nos mesmos horários todos os dias. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Use a injeção de metoclopramida exatamente como dirigido. Não injete mais ou menos do que o prescrito pelo seu médico.
A injeção de metoclopramida às vezes também é usada para aliviar náuseas e vômitos causados por enxaquecas. Converse com seu médico sobre os riscos do uso deste medicamento para sua condição.
Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.
Antes de receber a injeção de metoclopramida,
- Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico à injeção de metoclopramida, a qualquer outro medicamento ou a qualquer um dos ingredientes da injeção de metoclopramida. Peça ao seu farmacêutico uma lista dos ingredientes.
- diga ao seu médico e farmacêutico quais medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: paracetamol (Tylenol, outros); anti-histamínicos; digoxina (Lanoxicaps, Lanoxin); ciclosporina (Gengraf, Neoral, Sandimmune); insulina; ipratrópio (Atrovent); levodopa (em Sinemet, em Stalevo); medicamentos para doenças do intestino irritável, enjôo, doença de Parkinson, úlceras ou problemas urinários; inibidores da monoamina oxidase (MAO), incluindo isocarboxazida (Marplan), fenelzina (Nardil), selegilina (Eldepryl, Emsam, Zelapar) e tranilcipromina (Parnate); medicamentos narcóticos para a dor; sedativos; pílulas para dormir; tetraciclina (Bristaciclina, Sumycin); tranquilizantes. Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo com mais cuidado para efeitos colaterais.
- informe o seu médico se você tem ou já teve bloqueio ou sangramento no estômago ou intestinos, feocromocitoma (tumor em uma pequena glândula perto dos rins); ou convulsões. O seu médico provavelmente irá dizer-lhe para não tomar metoclopramida.
- informe o seu médico se você tem ou já teve doença de Parkinson (DP; um distúrbio do sistema nervoso que causa dificuldades de movimento, controle muscular e equilíbrio); pressão alta; depressão; câncer de mama; asma; deficiência de glicose-6-fosfato desidrogenase (G-6PD) (uma doença hereditária do sangue); Deficiência de NADH citocromo B5 redutase (uma doença hereditária do sangue); ou doença cardíaca, hepática ou renal.
- informe o seu médico se estiver grávida, se planeja engravidar ou se estiver amamentando. Se você engravidar durante a injeção de metoclopramida, chame seu médico.
- converse com seu médico sobre os riscos e benefícios de receber injeção de metoclopramida se você tiver 65 anos de idade ou mais. Adultos mais velhos geralmente não devem receber injeção de metoclopramida, a menos que seja usada para tratar o esvaziamento estomacal lento, porque não é tão seguro ou eficaz quanto outros medicamentos que podem ser usados para tratar essas doenças.
- você deve saber que a injeção de metoclopramida pode deixá-lo sonolento. Não dirija um carro ou opere máquinas até saber como este medicamento o afeta.
- pergunte ao seu médico sobre o uso seguro de bebidas alcoólicas enquanto estiver recebendo injeção de metoclopramida. O álcool pode piorar os efeitos colaterais da injeção de metoclopramida.
A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.
Se você está injetando a injeção de metoclopramida em casa, injete a dose esquecida assim que se lembrar. No entanto, se estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e continue seu esquema posológico regular. Não injete uma dose a dobrar para compensar a que se esqueceu de tomar.
A injeção de metoclopramida pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- sonolência
- cansaço excessivo
- fraqueza
- dor de cabeça
- tontura
- inquietação
- nervosismo ou nervosismo
- agitação
- dificuldade em adormecer ou permanecer adormecido
- ritmo
- batendo o pé
- movimentos lentos ou rígidos
- expressão facial vazia
- diarréia
- náusea
- aumento do peito ou secreção
- período menstrual perdido
- diminuição da capacidade sexual
- micção frequente
- incontinencia urinaria
- rubor
Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas ou aqueles listados na seção AVISO IMPORTANTE, chame seu médico imediatamente:
- aperto dos músculos, especialmente na mandíbula ou pescoço
- problemas de fala
- depressão
- pensando em se machucar ou se matar
- febre
- rigidez muscular
- confusão
- batimento cardíaco rápido, lento ou irregular
- suando
- apreensões
- irritação na pele
- urticária
- inchaço dos olhos, rosto, lábios, língua, boca, garganta, braços, mãos, pés, tornozelos ou parte inferior das pernas
- dificuldade em respirar ou engolir
- sons agudos durante a respiração
- problemas de visão
A injeção de metoclopramida pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver recebendo este medicamento.
Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).
O seu médico irá lhe dizer como guardar o seu medicamento. Guarde o seu medicamento apenas conforme as instruções. Certifique-se de entender como armazenar seu medicamento adequadamente.
Mantenha seus suprimentos em um local limpo e seco, fora do alcance de crianças quando não os estiver usando. Seu médico irá lhe dizer como descartar agulhas, seringas, tubos e recipientes usados para evitar ferimentos acidentais.
Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.
Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.
Os sintomas de sobredosagem podem incluir o seguinte:
- sonolência
- confusão
- movimentos incomuns e incontroláveis
Mantenha todas as consultas com o seu médico.
Não deixe ninguém usar sua medicação. Pergunte ao seu farmacêutico se tiver alguma dúvida sobre como reabastecer sua receita.
É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.
- Reglan® 4.¶
¶ Este produto de marca não está mais no mercado. Alternativas genéricas podem estar disponíveis.
Última revisão - 15/10/2018