Eletriptano
Contente
- Antes de tomar eletriptano,
- O eletriptano pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas, chame seu médico imediatamente ou obtenha tratamento médico de emergência:
O eletriptano é usado para tratar os sintomas da enxaqueca (fortes dores de cabeça latejantes que às vezes são acompanhadas por náuseas e sensibilidade ao som e à luz). O eletriptano está em uma classe de medicamentos chamados agonistas seletivos do receptor da serotonina. Ele age estreitando os vasos sanguíneos do cérebro, impedindo que os sinais de dor sejam enviados ao cérebro e bloqueando a liberação de certas substâncias naturais que causam dor, náusea e outros sintomas de enxaqueca. O eletriptano não previne ataques de enxaqueca nem reduz o número de dores de cabeça que você tem.
O eletriptano vem na forma de comprimido para tomar por via oral. Geralmente é administrado ao primeiro sinal de uma enxaqueca. Se os seus sintomas melhorarem depois de tomar eletriptano, mas voltarem após 2 horas ou mais, você pode tomar um segundo comprimido. No entanto, se os seus sintomas não melhorarem depois de tomar eletriptano, não tome um segundo comprimido antes de chamar o seu médico. O seu médico irá dizer-lhe o número máximo de comprimidos que pode tomar num período de 24 horas. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Tome eletriptano exatamente como dirigido. Não tome mais, nem menos, nem tome com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico.
Você pode tomar a sua primeira dose de eletriptano em um consultório médico ou outra instalação médica, onde pode ser monitorado para reações graves.
Chame seu médico se suas dores de cabeça não melhorarem ou ocorrerem com mais freqüência após tomar eletriptano.
Se você tomar eletriptano com mais frequência ou por mais tempo do que o recomendado, suas dores de cabeça podem piorar ou ocorrer com mais frequência. Você não deve tomar eletriptano ou qualquer outro medicamento para dor de cabeça por mais de 10 dias por mês. Ligue para seu médico se precisar tomar eletriptano para tratar mais de três dores de cabeça em um período de 1 mês.
Peça ao seu farmacêutico ou médico uma cópia das informações do fabricante para o paciente.
Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.
Antes de tomar eletriptano,
- Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico ao eletriptano, qualquer outro medicamento ou qualquer um dos ingredientes dos comprimidos de eletriptano. Peça ao seu farmacêutico uma lista dos ingredientes.
- não tome eletriptano se tiver tomado qualquer um dos seguintes medicamentos nas últimas 24 horas: outros agonistas seletivos do receptor da serotonina, como almotriptano (Axert), frovatriptano (Frova), naratriptano (Amerge), rizatriptano (Maxalt), sumatriptano (Imitrex, em Treximet), ou zolmitriptano (Zomig); ou medicamentos do tipo ergotamina, como bromocriptina (Parlodel), cabergolina, diidroergotamina (DHE 45, Migranal), mesilatos ergolóides (Hydergine), ergonovina (Ergotrate), ergotamina (Cafergot, Ergomar), metilergonovina (Methergine), metisertergina (Sansertergine), e pergolide (Permax). Não tome eletriptano dentro de 72 horas de claritromicina (Biaxin), itraconazol (Sporanox), cetoconazol (Nizoral), nefazodona (Serzone), nelfinavir (Viracept), ritonavir (Norvir) e troleandomicina (TAO).
- diga ao seu médico e farmacêutico quais outros medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos à base de plantas que você está tomando. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: paracetamol (Tylenol); antidepressivos, como amitriptilina (Elavil), amoxapina (Asendin), clomipramina (Anafranil), desipramina (Norpramina), doxepina (Adapin, Sinequan), imipramina (Tofranil), nortriptilina (Aventipryl, Pamelor), protriptilina (Vivipramina), Surmontil); aspirina e outros medicamentos antiinflamatórios não esteróides (AINE), como ibuprofeno (Advil, Motrin) e naproxeno (Aleve, Naprosyn); eritromicina (E.E.S., E-Mycin, Erythrocin); fluconazol (Diflucan); inibidores seletivos da recaptação da serotonina (SSRIs), tais como citalopram (Celexa), escitalopram (Lexapro), fluoxetina (Prozac, Sarafem), fluvoxamina (Luvox), paroxetina (Paxil) e sertralina (Zoloft); inibidores seletivos da recaptação da serotonina / norepinefrina (SNRIs), tais como desvenlafaxina (Pristiq), duloxetina (Cymbalta), sibutramina (Meridia) e venlafaxina (Effexor); e verapamil (Calan, Covera, Isoptin, Verelan). Informe também o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar os seguintes medicamentos ou se parou de tomá-los nas últimas duas semanas: isocarboxazida (Marplan), fenelzina (Nardil), selegilina (Eldepril) e tranilcipromina (Parnate). Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
- informe o seu médico se você tem ou já teve uma doença cardíaca; um ataque cardíaco; angina (dor no peito); batimentos cardíacos irregulares; curso ou 'mini-curso'; ou problemas de circulação, como varizes, coágulos sanguíneos nas pernas, doença de Raynaud (problemas com o fluxo sanguíneo para os dedos das mãos, pés, orelhas e nariz) ou doença isquêmica do intestino (diarreia com sangue e dor de estômago causada pela diminuição do fluxo sanguíneo para o intestinos). O seu médico pode dizer-lhe para não tomar eletriptano.
- informe o seu médico se você fuma ou está acima do peso; se tem ou já teve hipertensão, diabetes, colesterol alto ou doença renal ou hepática; se já passou pela menopausa (mudança de vida); ou se algum membro da família tem ou já teve doença cardíaca ou derrame.
- informe o seu médico se estiver grávida, se planeja engravidar ou se estiver amamentando. Se você planeja ser sexualmente ativo enquanto estiver tomando este medicamento, converse com seu médico sobre métodos eficazes de controle de natalidade. Se você engravidar enquanto toma eletriptano, chame seu médico.
- você deve saber que o eletriptano pode deixá-lo sonolento. Não dirija um carro ou opere máquinas até saber como este medicamento o afeta.
- converse com seu médico sobre seus sintomas de dor de cabeça. O eletriptano não deve ser usado para tratar certos tipos de enxaquecas (enxaquecas hemiplégicas ou basilares) ou outros tipos de dores de cabeça (como cefaléias em salvas).
Fale com o seu médico sobre a ingestão de sumo de toranja enquanto toma este medicamento.
O eletriptano pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- fraqueza
- cansaço
- dor de estômago
- azia
- tontura
- sonolência
- dor de cabeça
- boca seca
- náusea
- sentindo calor ou frio
Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas, chame seu médico imediatamente ou obtenha tratamento médico de emergência:
- aperto, dor, pressão ou peso no peito, garganta, pescoço ou mandíbula
- fala lenta ou difícil
- fraqueza ou dormência de um braço ou perna
- vomitando
- dor de estômago súbita ou intensa
- diarreia com sangue
- Prisão de ventre
- batimento cardíaco rápido, acelerado ou irregular
- falta de ar
- começando a suar frio
- tontura
- suor frio
- dificuldade em respirar ou engolir
- inchaço do rosto, garganta, língua, lábios, olhos, mãos, pés, tornozelos ou parte inferior das pernas
- rouquidão
- urticária
- irritação na pele
- coceira
- palidez ou cor azul dos dedos das mãos e dos pés
- dor, queimação ou formigamento nas mãos ou pés
O eletriptano pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver tomando este medicamento.
Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).
Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde-o em temperatura ambiente e longe do excesso de calor e umidade (exceto no banheiro).
Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.
É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org
Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help.Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.
Mantenha todas as consultas com o seu médico. Sua pressão arterial deve ser verificada regularmente.
Você deve manter um diário da dor de cabeça, anotando quando você tem dores de cabeça e quando toma eletriptano.
Não deixe mais ninguém tomar sua medicação. Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como reabastecer sua receita.
É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.
- Relpax®